Situado na Enseada do Suá, próximo ao Shopping Vitória e à Assembléia Legislativa do Espírito Santo, é possível realizar o exame de eletroneuromiografia em Vitória ES com a mesma qualidade e confiança de um exame realizado em São Paulo. Dr Diego de Castro dos Santos é médico neurologista e neurofisiologista pela USP e atua na realização do exame de eletroneuromiografia nos seus consultórios em Vitória e em São Paulo.
É membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). Experiência no diagnóstico de Miastenia gravis, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), túnel do carpo e outras doenças neurológicas.
O exame de eletroneuromiografia é uma ferramenta indispensável na investigação das doenças que afetam a medula, os nervos sensitivos, os nervos motores e os músculos.
Para avaliação do funcionamento dessas estruturas o exame é dividido em 02 etapas:
Essa é uma pergunta frequente. O estímulo elétrico é pequeno e de rápida duração. A eletroneuromiografia não gera dor e sim um pequeno desconforto.
A avaliação pela agulha é feita apenas com a ponta da agulha. A agulha utilizada é de fino calibre semelhante a de acupuntura.
Os pacientes não devem ter medo do exame uma vez que ele é uma parte importante da investigação neurológica e ortopédica e pode esclarecer muitos casos de pacientes que estão sofrendo por dor, por exemplo.
Saiba mais informações neste vídeo se o exame de eletroneuromiografia dói:
Não há nenhum preparo específico. No entanto os pacientes devem estar com a pele limpa e, principalmente, sem o uso de hidratantes ou outras loções corporais. Os hidratantes atrapalham o funcionamento adequado dos eletrodos, interferindo na captação dos estímulos elétricos.
No caso do exame de eletroneuromiografia dos membros superiores é preferível o uso de camisetas ou outras vestimentas que deixem os ombros livres como vestidos de alça. É importante que os ombros possam ser de fácil acesso porque são parte importante do exame.
Para o exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores ou dos quatro membros é importante não se utilizar calça jeans ou outras calças apertadas. Em alguns casos pode ser necessário avaliar os nervos que tem origem no início da coxa (virilha) e portanto o recomendado é o uso de bermudas ou vestidos. Se você preferir pode levar uma bermuda e utilizá-la no momento em que realizará o exame.
Em linhas gerais o exame de eletroneuromiografia serve para investigar:
A eletroneuromiografia está indicada na avaliação de lesões nervosas periféricas focais – síndrome do túnel do carpo, radiculopatias decorrentes de problemas na coluna, paralisias faciais, e na investigação de doenças neuromusculares como polineuropatias, miopatias, Miastenia Gravis e Esclerose Lateral Amiotrófica.
Além disso, pode auxiliar na investigação de distúrbios do movimento, distúrbios autonômicos e incontinência esfincteriana.
A avaliação de vários nervos e a interpretação dos resultados é o que permite a correta conclusão do diagnóstico. É comum profissionais não habilitados e não credenciados pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica oferecerem o exame a baixo custo. A maioria desses exames precisa ser repetido pela baixa qualidade. Além do dinheiro perdido o paciente precisa ser submetido ao desconforto físico do novo exame. Esse é o motivo pelo qual a formação do médico que realiza a eletroneuromiografia é indispensável para a confiança do resultado.
Você tem mais alguma dúvida ou curiosidade sobre o exame de eletroneuromiografia? Complemente sua leitura e aprenda mais sobre o exame e outras doenças.
Endereço: Avenida Americo Buaiz, 501 - Victória Office Tower - Torre Leste - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433