Você já reparou que as dores de cabeça da enxaqueca são mais frequentes em determinadas fases do ciclo? A este tipo de dor de cabeça, chamamos Enxaqueca Menstrual.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Juliana Fernandes explicam sobre como o ciclo menstrual tem uma relação direta com frequência da dor de cabeça e porque as mulheres que sofrem com a enxaqueca menstrual se beneficiam muito de terapias que buscam estabilizar os níveis hormonais.
O que é a Enxaqueca Menstrual?
A dor de cabeça mais frequente na mulher acontece por conta das oscilações hormonais ao longo do ciclo menstrual, de estrogênio e progesterona, especialmente o estrogênio, que é o hormônio mais relacionado a um quadro de enxaqueca.
Como Funciona o Ciclo Menstrual
O ciclo menstrual da mulher, sem o uso de hormônio, o ciclo menstrual fisiológico, acontece da seguinte maneira:
O primeiro dia da menstruação é considerado o primeiro dia daquele ciclo. Nesse dia, o ovário recruta vários folículos, por estímulo hormonal de uma glândula cerebral, para que se desenvolvam e ocorra a ovulação.
Enquanto os folículos recrutados vão se desenvolvendo e produzindo o estrogênio e a progesterona, um desses folículos geralmente fica mais exuberante que os outros e produz mais estrogênio. E quanto mais próximo da ovulação, mais estrogênio é produzido.
Quando chega na metade do ciclo, ocorre um pico de LH e FSH, para estimular a liberação desse folículo dominante na cavidade pélvica, a trompa capta e leva em direção ao útero. Essa é a ovulação. Depois disso, ocorre uma queda desses hormônios. Quando a mulher não engravida, aquele folículo que foi para trompa em direção ao útero é eliminado pela menstruação e inicia-se um novo ciclo.
Como o Ciclo Menstrual Influencia a Dor de Cabeça
Há uma produção hormonal ascendente durante a primeira metade do ciclo menstrual e uma queda brusca até a menstruação.
E essa flutuação dos hormônios é um detalhe muito importante na enxaqueca, especialmente quando vai iniciar aquela queda abrupta, capaz de deflagrar a dor de cabeça, a enxaqueca, porque desestabiliza a membrana do neurônio, a função neuronal, fazendo com que esse neurônio dispare mais estímulos, gerando o quadro de enxaqueca.
Essa dor de cabeça durante o período menstrual, a gente chama de enxaqueca catamenial. A mulher geralmente não tem dor de cabeça, ela só tem diante da alteração hormonal, dessa queda brusca.
Tratamento da Enxaqueca Menstrual
Antigamente, as pílulas anticoncepcionais tinham uma quantidade de hormônio muito grande, que aumentava o risco de que esse neurônio também despolarizasse. Então quando as mulheres utilizavam as pílulas anticoncepcionais de altas doses, elas tinham dores de cabeça.
Por esse motivo, toda mulher que tiver dor de cabeça devido a flutuação hormonal, talvez seja interessante a gente utilizar um método anticoncepcional que seja capaz de estabilizar seus níveis hormonais.
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP. Realiza aplicação de botox, bloqueio de nervos cranianos, entre outras tratamentos.
Gostou desse vídeo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Apesar de frequentemente ser subvalorizada, sabemos que este tipo de dor de cabeça não é frescura. Por isso, disponibilizamos mais informação para você conhecer sua condição e seu tratamento:
Estamos disponíveis para avaliar seu caso por telemedicina ou nos endereços abaixo:
Dr Diego de Castro Neurologista - Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304