Existem diversos exercícios de fono para pessoas com Parkinson, que já podem ser realizados desde o início, logo no diagnóstico. Quando você não espera aparecer os sintomas relacionados à fala para iniciar o tratamento com fono, tem maiores possibilidades de evitar complicações com a fala e a deglutição.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e a Fonoaudióloga Giovana Diaferia explicam alguns exercícios de fono para pessoas com Parkinson, que você pode começar a praticar ainda hoje.
Exercícios de Fono para Pessoas com Parkinson
Fazer a vogal sustentada A. Você pode apoiar as mãos em formato de gancho ou puxar uma Thera Band (aquele elástico da fisioterapia). Este apoio ajuda a transferir a força da sua mão para a garganta. É recomendado fazer de 10 a 15 repetições.
Para deglutição, um exercício que você pode fazer é o movimento de língua: rodar a língua nos dentes, passando sobre todos os dentes do lado direito e esquerdo. Você também pode anteriorizar e posteriorizar a língua, de boca aberta, pois aumenta a amplitude do movimento. Geralmente se orienta o paciente a fazer de hora em hora ou sempre que houver oportunidade, por exemplo, no banho, cozinhando, costurando, assistindo televisão.
Praticar leitura em voz alta, ler as manchetes de notícia em voz alta, assistindo televisão, com voz forte, bem articulado, também ajuda bastante a fortalecer a musculatura.
Seguindo as recomendações da Parkinson's Foundation, o plano de tratamento é decidido pelo médico neurologista e varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
É importante compreender que essas orientações são para pacientes de Parkinson. Para quem é portador de Miastenia gravis, por exemplo, é importante controlar a frequência e a intensidade, já que, na Miastenia, há um quadro de fadiga dependente do uso de musculatura. Fazer os exercícios a cada hora pode gerar uma fadiga. Além disso, pessoas com Miastenia gravis não podem fazer a vogal sustentada A.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433