Um grupo de pesquisadores em Harvard vem estudando uma técnica de Cirurgia de Parkinson sem Corte. Esta cirurgia é chamada Subtalamotomia por Ultrassom Focalizado e, em alguns anos, pode estar disponível para tratamento da doença de Parkinson.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre o estudo da técnica de Subtalamotomia por Ultrassom Focalizado para Cirurgia de Parkinson sem Corte, quais foram seus resultados até o momento e novas possibilidades de tratamento que este estudo pode nos trazer.
Cirurgia de Parkinson sem Corte - Núcleo Subtalâmico como Alvo
Existe uma cirurgia para doença de Parkinson chamada Estimulação Cerebral Profunda, realizada para tratamento dos sintomas motores que não obtêm resultados satisfatórios com o tratamento medicamentoso ou que passam a apresentar efeitos colaterais com o tratamento. A cirurgia é realizada em pacientes com pelo menos 5 anos da doença.
Para este procedimento, realizamos uma incisão no crânio para implantar um eletrodo na região cerebral chamada núcleo subtalâmico. Este eletrodo libera estímulos elétricos nessa região, o que chamamos de Neuromodulação, para aliviar os sintomas.
Subtalamotomia por Ultrassom Focalizado
Conforme publicado no The New England Journal of Medicine, os pesquisadores utilizaram ultrassom focalizado na região do núcleo subtalâmico para criar lesões terapêuticas nessa estrutura cerebral, guiado por imagens de ressonância magnética.
Os resultados demonstraram que a técnica foi eficaz para tratar sintomas como tremor e rigidez. Mas nessa fase inicial, foram identificados efeitos colaterais. O principal efeito colateral foi algum grau de fraqueza, já que a energia do ultrassom também afetou estruturas próximas ao núcleo subtalâmico que não deveriam ser lesadas.
Nossa perspectiva é que nos próximos 4 a 5 anos já teremos aperfeiçoado esta técnica, para realizar uma cirurgia de Parkinson sem corte, para beneficiar uma grande parcela de pacientes.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433