Os benefícios da Yoga e do Tai Chi para Parkinson ainda não são comparáveis, mas os trabalhos que já foram realizados mostram que existe benefício.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e a fisioterapeuta Erica Tardelli explicam sobre estes benefícios da yoga e do tai chi para o Parkinson e a importância de realizar estas práticas de atividades físicas.
Benefícios do Tai Chi para Parkinson
Especificamente o tai-chi, é uma prática oriental, sobre essa prática tem um estudo numa revista super conceituada, que mostrou que os pacientes melhoram o equilíbrio ao realizar tai chi.
Por ele ser um movimento (o tai chi é como se você tivesse fazendo movimentos muito lentos, coordenados, geralmente uma atividade em parques, em grupos) em que você treina muito a lentidão, mas de forma muito ampla, você mexe muito com o equilíbrio.
Alguém aqui perguntou: "você falou de LSVT BIG?" Eu acho super importante! Essa técnica é muito utilizada nos Estados Unidos e realmente está mostrando resultados muito bons, e esses movimentos amplos é o que a gente acredita que o tai-chi faz, que é o fato de você ampliar o movimento.
E como o Parkinson tem uma tendência a fazer um movimento curtinho, com amplitude menor, ao ampliar você melhora a função motora.
E a Academia?
O fortalecimento é super importante, mas a gente tem que seguir os princípios do PWR e do Lee Silverman BIG, que são movimentos amplos.
Ficar na academia fazendo movimento pequenininho: Não é legal! Então pode ir para academia, mas não vai ser aquele treino visando a hipertrofia, que você faz curtinho, tem que ser
movimento grande.
A Yoga
Praticar yoga também é muito interessante, pois ajuda a melhorar o equilíbrio, a ansiedade e a depressão, sintomas que também são muito comuns em pessoas com Parkinson.
Não atrase a sua atividade física, é muito importante começar a fazer logo no início do seu diagnóstico. E lembre-se de que você tem opção, se você não gostar do exercício aeróbico, da Fisioterapia ou tiver dificuldade para encontrar um profissional, existe a possibilidade de você fazer yoga e tai-chi.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433