São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Os Diferentes Tipos de Cefaleia e Suas Características

Dr. Diego de Castro dos Santos04/11/2020
Compartilhe

A cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, é uma experiência quase universal. A maioria de nós já experimentou algum tipo de dor de cabeça em algum momento da vida. Segundo o Stanford Health Care, o sistema de classificação de dores de cabeça utilizadas pela profissão médica é um dos mais longos da medicina, baseado em seus diferentes tipos e causas.

Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre os diferentes tipos de cefaleia, suas classificações e características.

Tipos de Cefaleia

Segundo a International Headache Society, existem duas categorias amplas para distúrbios de dor de cabeça:

Cefaleias Primárias

Quando a dor de cabeça em si é o principal problema. Não é um sintoma de uma doença ou condição subjacente. Embora possam ser incapacitantes, não são perigosas. O cérebro não pode sentir dor, então esta dor tem origem na inflamação de partes sensíveis dentro e ao redor do pescoço e da cabeça, incluindo:

  • Nervos
  • Vasos sanguíneos
  • Músculos

Existem várias categorias de dores de cabeça primárias. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

  • Enxaquecas
  • Dor de cabeça por tensão
  • Dor de cabeça em salvas

Cefaleias Secundárias

Causada por outra condição que desencadeia áreas sensíveis à dor no pescoço e na cabeça. São raras, mas podem ser mais graves do que dores de cabeça primárias. Além disso, podem ser um sinal de alerta de uma condição mais grave, incluindo:

  • Tumores cerebrais
  • Aneurisma
  • Meningite
  • Lesão no pescoço ou no cérebro

Dores de cabeça secundárias geralmente começam do nada e são muito intensas.

Subclassificações mais Específicas das Cefaleias

Mesmo que pareça difícil dizer se você tem enxaqueca, dor de cabeça por tensão, dor de cabeça em salvas ou uma combinação desses tipos, listar algumas características-chave de seus sintomas pode ajudar seu médico a descobrir que tipo de cefaleia você tem.

A National Headache Foundation lista alguns dos principais tipos de cefaleia e suas características:

Enxaquecas

A forma mais comum de dor de cabeça. Entretanto, nem todas as dores de cabeça são enxaquecas. O termo "enxaqueca" refere-se a uma dor de cabeça:

  • geralmente em apenas um lado da cabeça
  • que dura de duas a setenta e duas hora
  • está associada, muitas vezes, com náuseas e/ou vômitos, sensibilidade à luz e/ou som
  • com caráter da dor tipicamente latejante.

Dor de Cabeça por Tensão

As cefaleias tensionais, como também são chamadas, são consideradas o tipo mais comum de dor de cabeça entre adultos. As crises podem ser descritas como uma sensação de pressão leve a moderada, constante, como se uma faixa estivesse apertando o crânio.

Cefaleia em Salvas

A Cefaleia em Salvas, do inglês "Cluster Headache", é um tipo de dor de cabeça com fortíssima intensidade, que ocorre em disparos frequentes (como salvas de tiros) em um lado da cabeça ou no olho.

Segundo a Mayo Clinic, apesar de menos frequente que outros tipos de dor de cabeça, a cefaleia em salvas é caracterizada como a dor de cabeça mais forte da espécie humana. Os pacientes relatam que a dor é tão intensa que têm vontade de "arrancar a cabeça".

Característica da Cefaleia em Salvas
Característica da Cefaleia em Salvas

Cefaleia Crônica Diária

The Migraine Trust define a cefaleia diária crônica como uma dor de cabeça por mais de quatro horas em mais de 15 dias por mês. Algumas pessoas experimentam essas dores de cabeça por um período de seis meses ou mais.

Existem diversas causas para que uma pessoa desenvolva dor de cabeça crônica, desde eventos estressantes da vida, excesso de peso, lesões na cabeça ou mesmo o uso excessivo de medicamentos analgésicos.

Cefaleia Cervicogênica

É desencadeada por uma condição física ou neurológica, como trauma, fratura, luxação ou uma condição médica subjacente, como artrite reumatoide, câncer ou infecção na coluna cervical.

A cefaleia cervicogênica pode ser difícil de diagnosticar porque a fonte de dor está localizada na coluna cervical, mas a dor nem sempre é sentida no pescoço. Os sintomas também podem imitar dores de cabeça primárias, como enxaqueca e dor de cabeça do tipo tensão.

Cefaleia Hormonal

Mudanças hormonais, em muitos estágios diferentes da vida, podem causar dores de cabeça.

Informações da Johns Hopkins Medical Center apontam que estrogênio, testosterona e cortisol, entre outros hormônios, podem desempenhar um papel substancial no surgimento de dores de cabeça.

O estrogênio é o hormônio mais ligado a dores de cabeça. Por este motivo, a probabilidade de dores de cabeça durante o ciclo menstrual é diferente conforme os níveis de estrogênio flutuam.

Cefaleia por Esforço

Poucas pessoas estão cientes de que a atividade física intensa também pode resultar em uma dor de cabeça. Corrida, halterofilismo e relações sexuais são causas comuns de dores de cabeça por esforço. Essas atividades podem levar a um aumento do fluxo sanguíneo para o crânio.

Sentir a cabeça pulsar em ambos os lados é o principal sintoma desta cefaleia, que não dura muito tempo e geralmente se resolve em poucos minutos ou horas.

Cefaleia por Jejum

Segundo a Migraine Relief Center, os sintomas deste tipo de dor de cabeça incluem uma sensação maçante de aperto ou pressão na testa, nas laterais e atrás da cabeça, e tensão dos músculos do couro cabeludo, pescoço e ombro.

Este tipo de cefaleia acontece porque depois de cerca de 8 horas em jejum, suas reservas de glicose estão esgotadas, o que pode alterar os receptores de dor em seu cérebro, levando a dor de cabeça.

Pessoas com fome também podem colocar estresse nos músculos do pescoço, mandíbula e ombros, produzindo a tensão que causa dores de cabeça cervicogênicas. Este é um dos princípios do tratamento com toxina botulínica para enxaquecas: as injeções paralisam os músculos, aliviando a tensão e reduzindo a frequência de dores de cabeça.

Cefaleia Alérgica ou Sinusal

A dor desse tipo de cefaleia é geralmente focada na área dos seios nasais e na frente da cabeça. Pessoas que sofrem de alergias sazonais crônicas ou sinusite são suscetíveis a esse tipo de dor de cabeça.

Uma sensação de dor nos dentes superiores, nariz entupido e fadiga também são sintomas comuns.

Cefaleia por Hipertensão Arterial

Esse tipo de dor de cabeça manifesta-se de forma pulsante, em ambos os lados da cabeça. Outros sintomas são dormência ou formigamento, mudança na visão, dor no peito, sangramentos nasais ou falta de ar.

Aqueles que sofrem ou tratam a pressão alta geralmente desenvolvem esse tipo de dor de cabeça, sinalizando a necessidade de atenção médica imediatamente.

Cefaleia Pós-traumática

Se você sofreu um ferimento na cabeça, pode desenvolver uma dor de cabeça pós-traumática.

Esse tipo de dor de cabeça manifesta-se de forma parecida com uma enxaqueca ou dor de cabeça tipo tensão. No entanto, ocorre após algum tipo de lesão, como em uma queda ou acidente veicular.

Infelizmente, essas dores de cabeça podem durar de 6 a 12 meses após sua lesão e tendem a se tornar crônicas.

Dr Diego de Castro Neurologista Tratamento de Dor de Cabeça em Vitória ES

Os diferentes tipos de cefaleia podem ser gerenciados, permitindo que você volte a desfrutar de suas atividades cotidianas. Entender como as diferentes causas para dor de cabeça afetam seu corpo é o primeiro passo para encontrar opções de tratamento que funcionem para você.

Em Vitória Espírito Santo - ES, Dr Diego de Castro Neurologista realiza tratamento para dor de cabeça por meio de um diagnóstico neurológico preciso e utilizando as evidências científicas mais recentes e efetivas para tratamento da dor de cabeça.

Continue aumentando seus conhecimentos sobre os tipos de cefaleia. Leia nossos artigos:

Dr Diego de Castro Neurologista em Vitória: Avenida Americo Buaiz, 501 - Victória Office Tower - Torre Leste - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
(27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram