São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Tremor nas Mãos – O que Pode Ser? - Conheça as Diferentes Causas

Dr. Diego de Castro dos Santos16/04/2020
Compartilhe

Você já se perguntou por que suas mãos tremem durante uma entrevista de emprego, no primeiro encontro ou em um momento inoportuno? Todos nós já experimentamos algum grau de tremor em algum momento. O interessante é que nossas mãos tremem muito mais do que imaginamos. A maioria dos humanos pode apresentar um tremor nas mãos, muito discreto ocasionalmente, o que não significa problema de saúde.

Tenho tremor nas mãos o que pode ser?

O importante é reconhecer condições que desencadeiam tremores nas mãos e diferenciá-las das doenças neurológicas. Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica algumas possíveis razões para o tremor nas mãos - e quando você deve consultar um médico para avaliação.

Como Acontece o Tremor nas Mãos

De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame (NINDS), um tremor ocorre "quando seus músculos se contraem ritmicamente e involuntariamente em uma ou mais partes do corpo".

Além das mãos, o tremor pode afetar:

  • Braços
  • Cabeça
  • Tronco
  • Pernas
  • Cordas vocais

Nas mãos, tremores são comuns. Frequentemente resultam da liberação de adrenalina do nosso organismo. Ele pode aparecer ocasionalmente, associado a determinadas situações e emoções ou associar-se a doenças neurológicas.

Causas para o Tremor nas Mãos

As Causas para o tremor nas mãos se dividem em 2 grandes grupos:

  1. Tremor Fisiológico
  2. Tremor associado a Doenças ou Condições Neurológicas

Tremor Fisiológico

Segundo pesquisa do Journal of Physiology, Seu corpo (incluindo suas mãos) tem uma vibração natural frequente. Isso é chamado de "tremor fisiológico".

Todo mundo apresenta um pouco desse tipo de tremor, pois o corpo nunca está totalmente imóvel. Mas geralmente, é tão mínimo que nem percebemos.

Você poderá ver esses pequenos tremores se esticar o braço e ficar parado. Essa é a vibração natural do seu corpo.

Esses tipos de tremores também podem se tornar um pouco mais intensos quando você está tentando executar uma tarefa detalhada, como enfiar a linha por uma agulha.

Existem diversas situações e condições que podem tornar mais intenso este tremor nas mãos de origem fisiológica:

  • Emoções Intensas
  • Baixos níveis de glicose no sangue
  • Sono insuficiente
  • Consumo excessivo de cafeína
  • Efeitos Colaterais de Medicamentos

Emoções Intensas

Mãos trêmulas frequentemente se manifestam quando estamos "com nossos sentimentos à flor da pele". As emoções acionam seu sistema nervoso autônomo, o que intensifica os tremores fisiológicos.

O sistema nervoso autônomo controla funções involuntárias do corpo, como respiração, pressão arterial, batimentos cardíacos e dilatação ocular. Quando você se sente ameaçado ou vulnerável, seu sistema nervoso libera epinefrina (também conhecida como adrenalina) em seu corpo.

Esse mecanismo de liberação de adrenalina também ocorre nas seguintes situações:

  • Ansiedade
  • Estresse
  • Excitação
  • Raiva intensa

Tais situações atuam como um sinal de emergência para os sistemas de autodefesa do corpo, fazendo com que suas mãos tremam.

Seu coração pode começar a bater mais forte. Sua respiração pode acelerar. Você pode começar a suar ou tremer. Isso é conhecido como modo "lutar ou fugir".

Baixos Níveis de Açúcar no Sangue

Seu cérebro é responsável por controlar seu senso de estabilidade. Portanto, quando ele não está recebendo a nutrição necessária, você pode sentir tremores.

Quando o açúcar no sangue está baixo, qualquer parte do cérebro pode se tornar disfuncional. Portanto, se você é mais propenso a tremores, pode começar a tremer quando não come há um tempo.

Sono Insuficiente

Seu cérebro começa a funcionar mal quando você está privado de sono. O corpo usa o sono para redefinir e reparar as células. Portanto, se você não está dormindo o mínimo recomendado, que é de 7-9 horas por noite para adultos, está forçando seu corpo a funcionar em uma situação estressante.

Para se manter alerta, seu corpo começará a liberar altos níveis de adrenalina. Isso pode fazer com que seu coração trabalhe mais e seus membros tremam.

Consumo Excessivo de Cafeína

Bebidas com cafeína são estimulantes que afetam nosso sistema nervoso autônomo e podem nos tornar agitados. A cafeína tem atividade estimulante a adrenalina.

Outras substâncias também podem causar tremores nas mãos. Por exemplo, aqueles que abusam de álcool ou drogas recreativas podem experimentar tremer nas mãos, mesmo quando não estão em abstinência.

Tremor no Parkinson

Efeito Colateral de Medicações

Existem diversos medicamentos que podem causar mãos trêmulas, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.

O tremor induzido por medicamentos ocorre involuntariamente e geralmente acontece quando você está segurando os braços, mãos ou cabeça em uma determinada posição. Ele pode ocorrer com o uso de:

  • Antidepressivos
  • Anticonvulsivantes
  • Descongestionantes nasais
  • Medicamentos para asma

Tremor nas mãos causado por Doenças ou Condições Neurológicas

Distúrbios da Tireoide

A tireoide é a glândula mestra do sistema endócrino que fica na frente do pescoço. Ela regula a maioria das funções vitais do corpo, incluindo o metabolismo energético. Quando ela se desequilibra e produz muitos hormônios, seu metabolismo torna-se mais acelerado.

Portanto, mau funcionamento da tireoide é uma causa comum de tremor nas mãos.

Tremor Psicogênico

Eles geralmente aparecem quando alguém está sofrendo de um distúrbio psicológico, como depressão ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Ainda não sabemos exatamente como esses tremores se manifestam para cada pessoa, uma vez que são provocados por gatilhos subconscientes.

De acordo com o NINDS, isso os torna difíceis de diagnosticar. Portanto, para um diagnóstico adequado, é importante descartar todas as outras condições e distúrbios antes de considerar as razões psicogênicas como a causa.

Distúrbios do Movimento

Os distúrbios do movimento são um grupo de condições neurológicas que geram movimentos, tremores ou posturas anormais. Existem muitos distúrbios do movimento que podem levar a mãos trêmulas, mas o distúrbio mais comum é o "tremor essencial".

Segundo a Mayo Clinic, o tremor nas mãos causado pelo tremor essencial têm as seguintes caracterísiticas:

  • O tremor essencial acontece predominante quando você se move.
  • Por isso, costuma ser chamado de "tremor de ação" ou "tremor de intenção".
  • Se você sentir isso, sua mão poderá começar a tremer ao tentar tomar seu chá ou escrever uma carta.
  • Embora os tremores essenciais geralmente não sejam sinais de qualquer outra condição séria, eles podem ser extremamente embaraçosos e debilitantes, dependendo de sua gravidade.
  • O tremor nas mãos causado pelo tremor essencial pode acometer jovens e idosos e é uma condição que tem tratamento.

Doenças Neurodegenerativas

Por fim, a doença de Parkinson ou mesmo a Esclerose Múltipla podem causar tremor nas mãos.

O Parkinson é um distúrbio progressivo que causa a morte de certas células cerebrais na substância negra, a área do cérebro que produz dopamina e controla o movimento e o equilíbrio.

Temos um artigo completo sobre o tremor na doença de Parkinson. Acesse este link e saiba mais.

A esclerose múltipla, por outro lado, é uma doença autoimune que ataca a bainha protetora que cobre as fibras nervosas. Embora essas doenças possam causar tremores nas mãos, elas são condições neurológicas completamente diferentes.

Quando Procurar Tratamento para o Tremor nas Mãos

Se você acha que o estresse crônico, excesso de café, fome ou falta de sono são a causa de suas mãos trêmulas, provavelmente a melhor solução é fazer algumas mudanças no estilo de vida.

Mas se você acredita que sua condição não está melhorando e tem consequências mais graves, marque uma consulta com um médico neurologista especialista em distúrbios do movimento o mais rápido possível.

Ele pode lhe ajudar a identificar a causa para os seus tremores e prescrever o tratamento mais indicado para o seu caso.

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em distúrbios do movimento.

Conhece alguém com tremor nas mãos? Indique esse artigo para mostrar os diversos tipos de tremores existentes e a importância da avaliação médica para o diagnóstico definitivo.

Leia nossos outros artigos:

R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904

Telefones: (11) 3262-4745 e (11) 98758-7663

Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia

Dr Diego de Castro Neurologista em Vitória - Informações de contato:

Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.

Telefone: (27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.

One comment on “Tremor nas Mãos – O que Pode Ser? - Conheça as Diferentes Causas”

  1. Meu corpo braços e mãos começaram a tremer involuntariamente de repente, nunca tinha sentido isso antes, não sou diabetico, me alimento bem, minha pressão arterial esta 13\9. Durou uns 20 minutos e parou, estou sentindo uma queda de temperatura bem leve apos a parada, o que poderia ser. tenho 77 anos

Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram