O motivo pelo qual o Canabidiol Ainda é Tão Caro tem a ver com o desafio que nós neurologistas enfrentamos atualmente. Não é só a evidência de em que usar e quando usar. Precisamos também nos preocupar em como foi feita a extração do canabidiol, em nível de pureza.
Dr Diego de Castro e Dra Manuelina Brito explicam porque o Canabidiol Ainda é Tão Caro e os Desafios da Qualidade na Extração do Canabidiol.
Essa é a importância de padronizar a quantidade de canabidiol que o paciente está recebendo. Não é adequado liberar qualquer canabidiol para todo mundo, ou mesmo o mais barato, exatamente pelas diferenças de canabinóides presentes em cada planta e pelos efeitos que eles terão em nosso organismo.
Um estudo publicado no periódico Molecules, por exemplo, foi realizado para avaliar a qualidade de 14 óleos CBD comercialmente disponíveis nos países europeus. Seus resultados destacaram uma ampla variabilidade no perfil dos canabinóides, que justifica a necessidade de regulamentações rigorosas e padronizadas.
Em algumas situações, uma pequena quantidade de THC até pode ser interessante. Mas na grande maioria das vezes, a menor quantidade de THC pode causar efeitos adversos graves. Por este motivo, precisamos de um canabidiol extremamente puro. E não conseguimos ter um nível de padronização real nestes óleos de canabidiol que são vendidos sem regulamentação.
Canabidiol Ainda é Tão Caro - O Desafio da Qualidade na Extração do Canabidiol
Hoje em dia, podemos dizer que há uma febre de procura pelo canabidiol. Mas quem regula o grau de pureza desta extração e confere a certificação necessária para garantir a qualidade?
A nossa dificuldade é prescrever um medicamento que seja seguro e que possa ter um real benefício sem causar efeito colateral para o paciente. E para isso, a gente precisa de uma certificação da indústria, de que foi realizada uma extração adequada e o produto é padronizado.
Infelizmente, aqui, esbarramos no custo. Para ter a garantia de um produto puro, acabamos tendo um custo altíssimo de tratamento.
Dr Diego de Castro Neurologista Especialista em Distúrbios do Movimento
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP especialista em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento. Também é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). Cuida de pacientes com Parkinson e condições neurológicas raras. Também disponibiliza informações para pacientes e familiares. Leia nossos artigos:
Nossos endereços para atendimento presencial:
Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663