Toxina Botulínica e seu Uso na Neurologia

/, Dor de Cabeça, Neurologia, Toxina Botulínica/Toxina Botulínica e seu Uso na Neurologia

Toxina Botulínica e seu Uso na Neurologia

A toxina botulínica teve seu uso terapêutico iniciado no século XX. No início dos anos 90, foi integrada no ramo da neurologia, após se mostrar benéfica e efetiva, ao promover o relaxamento de músculos que se contraem de modo excessivo ou involuntário. Embora seu uso seja amplamente reconhecido na dermatologia para rejuvenescimento, é na neurologia que esta medicação tem um papel fundamental no tratamento de doenças e indispensável para reabilitação.

O que é a Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Depois de estabelecido o crescimento da bactéria, ela se subdivide em 7 sorotipos que podem ser classificados de A a G.

Quando desenvolvidas industrialmente, elas são purificadas para não causar danos como a paralisação total dos músculos ou até levar à morte por insuficiência. Apenas os sorotipos A, B e F poderão ser usados para fins terapêuticos, sendo que o tipo A é o mais comum.

Como a Toxina Botulínica Funciona?

A Toxina Botulínica é aplicada em lugares específicos do corpo onde há contração muscular involuntária ou excessivamente anormal. A administração é intramuscular, por meio de injeções. A quantidade de aplicações, assim como os músculos escolhidos e as doses utilizadas são definidas de acordo com o tipo e gravidade da doença.

Após a aplicação, a Toxina Botulínica faz uma rápida e irreversível ligação com as terminações nervosas atuando na junção neuromuscular, inibindo a liberação de neurotransmissores de acetilcolina.

Os efeitos da toxina botulínica não são permanentes. Cada marca existente no mercado (Botox, Dysport, Xeomin, entre outras) tem sua peculiaridade, mas em linhas gerais os efeitos da toxina têm duração aproximada de 12 semanas. Após esse período o efeito da toxina botulínica diminui muito, sendo necessário reaplicar a medicação.

É importante saber que o efeito da toxina é melhor quanto mais preciso for sua a administração. É necessário aplicar a toxina em cada músculo acometido. Em algumas vezes, um mesmo músculo precisa receber a medicação em mais de um ponto. Por ser uma injeção, é importante que os pacientes saibam que não existe um número fixo de “agulhadas”. O número de injeções e a dose por músculo varia para cada paciente e é determinado durante a consulta clínica.

Em Quais Doenças Pode ser Recomendado o Tratamento com a Toxina Botulínica?

O uso da toxina botulínica na neurologia pode ser destinado ao relaxamento muscular, controle da rigidez e espasticidade, diminuição de tremores e movimentos anormais, assim como no controle de secreções. Pode ser utilizada em doenças como:

Quando a Toxina Botulínica Pode ser Usada?

A aplicação da toxina requer um diagnóstico médico dado por dermatologistas, cirurgiões plásticos, oftalmologistas, uroginecologistas ou neurologistas, dependendo da região ou área a ser tratada.

As aplicações não devem ser feitas em:

• Pessoas que possuam doenças musculares como miastenia gravis e miopatias;
  • História anterior de alergia ou reação adversa a toxina botulínica;
  • Pacientes que façam uso de medicações, como os anticolinérgicos;
  • Pessoas que usem remédios que interfiram na transmissão neuromuscular;
  • Mulheres grávidas ou amamentando.

Os efeitos colaterais devido à aplicação da Toxina Botulínica são brandos e podem ser: dor (causada pela aplicação), edemas, equimose no local da aplicação, fraqueza transitória na musculatura que recebeu a medicação.

Toxina Botulínica em São Paulo

Toxina Botulínica

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e realiza a aplicação de Botox em Vitória para pacientes vítimas de AVC, distonia e outras doenças.  Se você deseja saber mais sobre este método de tratamento ou marcar uma consulta de avaliação para saber se seu caso pode ou não ser tratado pela toxina, veja abaixo nossas informações de contato:

Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista

R. Sampaio Viana, 253 – cj123 – Paraíso, São Paulo – SP, 04004-000

Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia

Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.

Artigo Publicado em 10 de agosto de 2018 e Atualizado em 25 de junho de 2019

R. Sampaio Viana, 253 - cj123 Paraíso São Paulo - CEP: SP 04004-000