O motivo pelo qual o Canabidiol Ainda é Tão Caro tem a ver com o desafio que nós neurologistas enfrentamos atualmente. Não é só a evidência de em que usar e quando usar. Precisamos também nos preocupar em como foi feita a extração do canabidiol, em nível de pureza.
Dr Diego de Castro e Dra Manuelina Brito explicam porque o Canabidiol Ainda é Tão Caro e os Desafios da Qualidade na Extração do Canabidiol.
Essa é a importância de padronizar a quantidade de canabidiol que o paciente está recebendo. Não é adequado liberar qualquer canabidiol para todo mundo, ou mesmo o mais barato, exatamente pelas diferenças de canabinóides presentes em cada planta e pelos efeitos que eles terão em nosso organismo.
Um estudo publicado no periódico Molecules, por exemplo, foi realizado para avaliar a qualidade de 14 óleos CBD comercialmente disponíveis nos países europeus. Seus resultados destacaram uma ampla variabilidade no perfil dos canabinóides, que justifica a necessidade de regulamentações rigorosas e padronizadas.
Em algumas situações, uma pequena quantidade de THC até pode ser interessante. Mas na grande maioria das vezes, a menor quantidade de THC pode causar efeitos adversos graves. Por este motivo, precisamos de um canabidiol extremamente puro. E não conseguimos ter um nível de padronização real nestes óleos de canabidiol que são vendidos sem regulamentação.
Hoje em dia, podemos dizer que há uma febre de procura pelo canabidiol. Mas quem regula o grau de pureza desta extração e confere a certificação necessária para garantir a qualidade?
A nossa dificuldade é prescrever um medicamento que seja seguro e que possa ter um real benefício sem causar efeito colateral para o paciente. E para isso, a gente precisa de uma certificação da indústria, de que foi realizada uma extração adequada e o produto é padronizado.
Infelizmente, aqui, esbarramos no custo. Para ter a garantia de um produto puro, acabamos tendo um custo altíssimo de tratamento.
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP especialista em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento. Também é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). Cuida de pacientes com Parkinson e condições neurológicas raras. Também disponibiliza informações para pacientes e familiares. Leia nossos artigos:
Nossos endereços para atendimento presencial:
Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663