Segundo pesquisas de Harvard University a função da vitamina B12 no sistema nervoso está muito além de sua ação antioxidante e sua importância para o metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos.
Também chamada de cobalamina, esta é uma vitamina muito importante para o todo o sistema nervoso e para as células sanguíneas. A cobalamina desempenha um relevante papel na síntese e na preservação da mielina (capa de gordura que envolve os nervos).
Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista da USP explica os sintomas neurológicos da deficiência de cobalamina. Conheça melhor a vitamina B12, suas fontes e sua importância para a saúde do nosso cérebro, medula e nervos periféricos.
Navegação pelo Artigo
A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.
Este nutriente é responsável pelo funcionamento adequado de capacidades cognitivas como aprendizagem, memória e concentração, sendo fundamental para o desenvolvimento intelectual e estado de alerta.
Seus efeitos imunomodulatórios e neurotróficos contribuem para a manutenção do cérebro e a prevenção de declínio cognitivo, demência e estados senis.
A cobalamina funciona ainda na formação das hemácias, reparo do nosso DNA e tem atividade antioxidante.
Segundo dados do National Health and Nutrition nos Estados Unidos cerca de 3.2% dos adultos com mais de 50 anos apresentam deficiência de vitamina B12 e 20% apresentam valores no limite de normalidade.
A quantidade que um adulto precisa da vitamina é no mínimo 2.4 microgramas por dia. Toda a cobalamina é adquirida da alimentação ou de suplementos.
Situações em que não são consumidas as corretas quantidades da vitamina ou situações que alterem o correto funcionamento do estômago ou do intestino podem reduzir a absorção da vitamina B12.
Assim, a deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em:
Sua deficiência pode causar dor e fraqueza nos membros, dificuldade de andar, desequilíbrio, diminuição da percepção sensorial, perda de memória e lentidão de raciocínio, além de anemia e outros distúrbios hematológicos.
A deficiência de vitamina B12 pode levar a alterações neurológicas, psiquiátricas, além de hematológicas (no sangue e na medula óssea) e gastrintestinais.
As manifestações neurológicas da deficiência de B12 incluem:
Os sintomas podem se iniciar com:
Veja a seguir algumas condições neurológicas que apresentam relação com a falta de vitamina B12:
A vitamina B12 está presente nas carnes vermelhas, ovos e vegetais verdes folhosos. Para ser absorvida adequadamente, a vitamina precisa da integridade do estômago e da porção final do intestino delgado denominada íleo terminal.
Idealmente, deve-se consumir de 3 a 5 µg de vitamina B12. A necessidade pode ser maior nas fases de gestação, lactação e para o idoso.
Conte com o seu neurologista de confiança para conversar sobre as suas condições e estabelecer a necessidade de suplementação deste nutriente e orientar adequada reposição.
Se você é paciente ou familiar com alguma manifestação clínica da deficiência de B12, principalmente neuropatia periférica, sugerimos a leitura do nosso artigo a respeito dos cuidados e tratamentos de neuropatia diabética. Apesar de diferentes, essas doenças compartilham semelhanças em relação aos cuidados com os pés.
Dr Diego de Castro se dedica integralmente ao universo do diagnóstico e assistência. À frente do Serviço de Especialidades Neurológicas, acredita que é possível oferecer um serviço de qualidade em diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas, capaz de auxiliar na definição diagnóstica de seus sintomas.
Veja abaixo nossas informações de contato para agendamento de consultas:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Conheça nosso trabalho de Neurologia em Vitória Espírito Santo/ES.
Endereço: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
Melhor informação sobre o assunto em toda internet. Parabéns
Dr., a taxa de 197 de B12 é baixa?
quero saber onde posso encontrar o artigo em PDF
Parabéns! Tudo esclarecedor, matéria importantíssima, obrigada Dr!
é baixo quando está com menos de 300 na taxa
sensação de pernas frias
Qual tipos de cuidado deve ter ate começa o tratamento
Embora consultado normalmente, por médicos de determinado plano, nenhum recomendou qualquer tipo de vitamina B, D, Citoneurin 5000, a não ser simplesmente, gabapentina. posso tomar citoneurin e vitamina D, ao mesmo tempo. Tenho dwores nos nervos, dormência, queimor, etc.
Prezados(as),boa tarde!Após fazer um exame de sangue foi constatado que eu estava com a minha vitamina B12 baixa. Depois de alguns meses tomando a mesma me sinto mais disposto.
Muito obrigado por este artigo, pois fiquei mais atento quanto à importância da vitamina B12.