O lúpus eritematoso sistêmico, referido como LES ou lúpus, é uma doença inflamatória, autoimune, que causa alterações de funcionamento em diversas estruturas do organismo. A doença acomete a pele, as articulações, os rins, o sangue e pode envolver o sistema nervoso.
Segundo pesquisa publicada na Revista Rheumatology o lúpus atinge 9 mulheres para cada homem e é mais comum entre 15 e 30 anos.
Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP explica sobre o Lúpus, suas causas, sintomas e tratamento.
Navegação pelo Artigo
Segundo a Lupus Foundation of America, o Lúpus é causado por uma combinação de fatores hormonais, ambientais e genéticos. Esses fatores juntos cursam com um distúrbio da imunidade (doença auto-imune).
No lúpus, à medida que o ataque prossegue, todos as células e anticorpos ramos do sistema imunológico se juntam à luta. Isso leva a uma inflamação significativa e intensa. O primeiro evento que causa o lúpus é desconhecido.
Sabemos que vários fatores são necessários, incluindo: a composição genética, exposições ambientais e características específicas de órgãos. Pessoas com lúpus também podem ter um processo prejudicado para remover células velhas e danificadas do corpo, o que, por sua vez, fornece estímulos contínuos ao sistema imunológico e leva a uma resposta imune anormal.
Os sintomas do Lúpus variam de acordo com o órgão que está inflamado.
Pessoas com lúpus geralmente apresentam sintomas não específicos como:
O American College of Rheumatology listou alguns sintomas que podem estar presentes:
O diagnóstico do Lúpus se baseia primeiramente nos critérios clínicos do American College of Rheumatology e em exames complementares:
O Lúpus é uma doença crônica que não tem cura. Os objetivos do tratamento são:
O LES é uma doença que pode evoluir em surtos (fases de melhora seguido por fases de piora). Os surtos de lúpus variam de leve a grave. A maioria dos pacientes tem momentos em que a doença está ativa, seguidos por momentos em que a doença é mais silenciosa - conhecida como remissão.
Com o tratamento adequado é possível melhorar a qualidade de vida desses pacientes diminuindo os riscos de surtos. Os tipos de medicamentos necessários dependerão dos sintomas. Em geral, para controle da doença as classes de medicamentos utilizadas são:
A maioria das pessoas com lúpus pode viver uma vida normal. O tratamento melhorou consideravelmente e as pessoas estão vivendo melhor. Algumas práticas podem ajudar a conviver melhor com a doença e manter sua qualidade de vida:
Se você é uma jovem mulher com lúpus e deseja ter um bebê, planeje cuidadosamente sua gravidez. Com a orientação do seu médico, programe sua gravidez para quando a atividade do lúpus estiver baixa. Durante a gravidez, converse com o seu médico sobre quais medicamentos você deve evitar, pois podem prejudicar seu bebê.
A comunidade médica preocupa-se há muito tempo com o fato de que o hormônio feminino estrogênio ou o tratamento com estrogênio possa causar ou piorar o lúpus e aumentar o risco de coágulos sanguíneos. Portanto, você deve evitar o estrogênio se seus exames de sangue mostrarem a presença de anticorpos antifosfolípides (o que significa que você já tem um alto risco de coágulos sanguíneos).
Embora o Lúpus sempre deve ser acompanhado pelos médicos reumatologistas, a avaliação neurológica é fundamental para ajudar a evitar possíveis complicações neurológicas e indicar tratamento associado nos casos de envolvimento do sistema nervoso.
Veja abaixo nossas informações de contato para agendamento de consultas:
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP com experiência no tratamento das mais diversas condições neurológicas. No Serviço de Especialidades Neurológicas, com unidades em Vitória – ES e São Paulo, oferece um serviço de qualidade de assistência para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
Trazemos em nossa história a busca constante pelo aprimoramento e a vocação para cuidar, trabalhando para que seu tratamento seja focado em suas particularidades, com verdadeira qualidade, visando auxiliar na remissão de seus sintomas.
Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Posts Relacionados: