São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Coronavírus (COVID-19) Boas Notícias e Conquistas

Dr. Diego de Castro dos Santos30/03/2020,
Compartilhe

Temos boas notícias sobre o Coronavírus. Mesmo que o número de novos casos da doença aumente, as estratégias para contê-los também estão avançando.

Você já sabe da sua responsabilidade no controle do COVID-19 e na proteção dos que amamos. Seus cuidados básicos em ficar em casa e lavar frequentemente as mãos são indispensáveis.

Com sua ajuda, há muitas conquistas para celebrar quando o assunto é a pandemia de COVID-19.

Ao invés de focar no aumento de casos, somos médicos e cientistas otimistas. Nosso propósito é levar coragem e perseverança ao coração das pessoas.

Neste artigo, Dr Diego de Castro lista as conquistas e as boas notícias no combate ao coronavírus (COVID- 19) que vão te motivar nessa batalha.

Vacina para Coronavírus COVID-19
Novel Coronavirus SARS-CoV-2 Transmission electron micrograph of SARS-CoV-2 virus particles, isolated from a patient. Image captured and color-enhanced at the NIAID Integrated Research Facility (IRF) in Fort Detrick, Maryland. Credit: NIAID 110000 8.0 80 Imaging #2020-04-E SARS-COV-2 XpixCal=3.848812 YpixCal=3.848812 Unit=nm ##fv3 4096 3008 7.0.1.147 Blank1 Blank2 ##fv4

1 - Desenvolvimento de Vacinas contra COVID- 19

Uma das estratégias para proteger as pessoas de todo o mundo é a vacinação. Veja as boas notícias em relação ao desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus:

Vacina Específica para a População Idosa

  • Pesquisadores de Harvard University estão desenvolvendo uma vacina voltada a pessoas mais velhas.
  • O objetivo desta vacina para coronavírus é proteger os idosos, grupo de maior risco à infecção pelo COVID- 19.
  • Idosos podem não responder a uma vacina universal (vacina que serviria para outras faixas etárias), necessitando de uma vacina mais específica para gerar imunização.
  • A estratégia é combinar uma proteína do Coronavírus denominada "Proteína de Pico" (Spike Glicoprotein) com adjuvantes.
  • Os testes de segurança e recrutamentos de pacientes começam nas próximas 6 a 8 semanas.

Aproveitamento da Vacina contra Tuberculose

  • Pesquisadores holandeses publicaram na Revista Cell Press em 2018 que a vacina BCG pode proteger, além da tuberculose, também contra infecções virais.
  • Segundo esse importante trabalho, a BCG tem a propriedade de ativar o sistema imunológico contra uma infecção viral, reduzindo o risco de progressão de determinadas viroses.
  • Baseado nessa informação, cientistas do Instituto Max Planck em Berlim conduzirão um estudo em larga escala em vários hospitais na Alemanha.
  • O objetivo é investigar se a vacina candidata VPM1002, originalmente desenvolvida contra a tuberculose (BCG), também é eficaz contra a infecção pelo COVID-19.
  • Se os resultados forem positivos, esta vacina pode ajudar na contenção do vírus até que uma vacina específica esteja disponível.

Outras vacinas candidatas ao COVID-19

  1. Galilee Research Institute, em Israel, que estudava o Coronavírus em aves, anunciou uma vacina oral para a forma humana da infecção. Segundo este grupo sua vacina oral estará disponível em 03 meses.
  2. De maneira independente, pesquisadores do Instituto do Coração da FMUSP também trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.
  3. Na Europa, a Universidade de Oxford avalia uma vacina para COVID-19 com vetor de adenovírus de chimpanzé (ChAdOx1). Possivelmente esta vacina é altamente segura e trará uma resposta imune mais forte com uma única dose.

2 - Sequenciamento de Códigos Genéticos do Coronavírus

Entre as boas notícias sobre o coronavírus é que cientistas de vários países obtiveram êxito no sequenciamento do material genético viral.

O primeiro paciente com infecção por COVID-19 no Brasil teve o vírus sequenciado em 48h, por um grupo do Instituto de Medicina Tropical da USP.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 19 pacientes com COVID-19 que tiveram o vírus sequenciado demonstram diferenças relevantes no material genético viral. Tal resultado indica a rápida capacidade de mutação do coronavírus.

Cientistas de Sheffield University, no Reino Unido, também sequenciaram o material genético do coronavírus. Em cooperação com outros centros do mundo esse grupo criou um banco de dados internacional (https://www.gisaid.org/).

O sequenciamento permite rastrear a propagação e evolução do vírus no mundo, assim como as mudanças que o vírus pode sofrer com o tempo.

As rápidas mudanças genéticas do COVID-19 reforçam a importância das medidas preventivas e a validade dos esforços do isolamento social para bloqueio da pandemia.

Boas Notícias Coronavírus (COVID-19)

3 - Medicamentos para Combate ao Coronavírus

Entre as conquistas na luta contra o COVID-19 estão os esforços em oferecer tratamento com medicamentos a pacientes graves.

Cloroquina

  • Recentemente, o Ministério da Saúde do Brasil liberou o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para casos graves, hospitalizados de COVID-19.
  • A decisão foi baseada na possível propriedade da cloroquina sobre a replicação viral.
  • Segundo pesquisa publicada na Revista The Lancet, a cloroquina tem a capacidade de inibir a interação enzimática de alguns açucares celulares (afeta a glicosilação enzimática) inibindo a formação de novos vírus.
  • Os resultados do efeito da cloroquina sobre o coronavirus também foram comprovados em experiências em vitro e em humanos.

Mesilato de Camostat

Pesquisa do German Primate Center na Alemanha, identificou uma enzima celular essencial para a entrada viral nas células pulmonares: a protease TMPRSS2. Além disso, identificaram como esse processo pode ser bloqueado.

Um medicamento clinicamente comprovado que inibe esta enzima pode constituir uma nova opção de tratamento para o COVID 19: o mesilato de camostat. Este é um medicamento aprovado no Japão para tratar inflamação pancreática.

A equipe de pesquisadores testou o COVID 19 isolado de um paciente e descobriu que o mesilato de camostat bloqueia a entrada deste vírus nas células pulmonares.

O resultado animador divulgado na Revista Cell será replicado em pesquisa clínica com voluntários.

Ativador do Plasminogenio Tecidual em casos graves de SARS-CoV-2

Ativadores de Plasminogênio Tecidual (tPA) são medicamentos aprovados pela FDA ​​para tratar pacientes com AVC e infarto agudo do miocárdio.

Pesquisadores do MIT e da Universidade do Colorado em Denver propuseram que estes medicamentos podem ajudar a tratar sintomas respiratórios graves nos pacientes com COVID-19.

O trabalho é baseado no que acontece nos pulmões durante a insuficiência respiratória. Nesses pacientes, coágulos muito pequenos chamados microtrombos também podem se formar nos vasos sanguíneos dos pulmões, impedindo a oxigenação do sangue.

Os pesquisadores testarão o tPA sob o programa "uso compassivo" da FDA, utilizado ​​nos casos em que não há outras opções de tratamento.

Neste vídeo resumimos, os medicamentos, pesquisas, conquistas e boas notícias contra o COVID-19.

4 - COVID-19, Robótica e Novas tecnologias em Saúde

À medida que as epidemias aumentam, os papéis potenciais da robótica estão se tornando cada vez mais claros. Segundo pesquisa da Revista Science, os robôs têm o potencial de:

  • Serem implantados para desinfecção
  • Fornecer medicamentos e alimentos
  • Medir sinais vitais
  • Auxiliar os controles nas fronteiras.

A mesma pesquisa aponta que já existe tecnologia para que robôs exerçam essas atividades de maneira rápida e eficaz.

A tecnologia também avançou com a possibilidade de consultas online por meio de telemedicina. A telemedicina evita a aglomeração das consultas ambulatoriais promovendo segurança para quem precisa.

A mesma tecnologia tem proporcionado barateamento de dispositivos médicos hospitalares como "ventiladores pulmonares" que são um fator decisivo no cuidado de pacientes com SARS-CoV-2.

5 - Novo Alvo para Medicamentos contra o COVID-19

Além do estudo genético do vírus, o entendimento de toda sua estrutura é uma grande conquista para o desenvolvimento de tratamentos para SARS-CoV-2.

Um novo alvo potencial de medicamentos foi identificado no COVID-19 por cientistas do Centro de Genômica Estrutural de Doenças Infecciosas (CSGID).

Os cientistas do CSGID mapearam as estruturas de duas proteínas críticas do COVID-19. Essas proteínas modificam o material genético do vírus para torná-lo mais parecido com o RNA humano, permitindo que ele evite as defesas antivirais.

Os pesquisadores acreditam que se um medicamento puder ser desenvolvido para inibir essas proteínas, o sistema imunológico deve ser capaz de detectar o vírus e erradicá-lo mais rapidamente.

Vacina para Coronavírus COVID-19
Novel Coronavirus SARS-CoV-2 Transmission electron micrograph of SARS-CoV-2 virus particles, isolated from a patient. Image captured and color-enhanced at the NIAID Integrated Research Facility (IRF) in Fort Detrick, Maryland. Credit: NIAID 110000 8.0 80 Imaging #2020-04-E SARS-COV-2 XpixCal=3.848812 YpixCal=3.848812 Unit=nm ##fv3 4096 3008 7.0.1.147 Blank1 Blank2 ##fv4

6 - Novos Equipamentos de Proteção Individual e para Combate ao Coronavírus

Para combater o COVID-19, pesquisadores da Georgia Tech University estão desenvolvendo equipamentos de saúde tipo "faça você mesmo".

A ideia é pegar um material básico destinado a uma função diferente e transformá-lo nos produtos necessários. Os materiais utilizados incluem peças impressas em 3D e equipamentos cortados a laser.

Serão utilizadas impressoras 3D para fornecer material como máscaras e outros equipamentos de proteção para evitar a disseminação viral.

7 - Tecnologia para manter o Contato Social e Fortalecer o Sistema Imunológico

Nesta pandemia do COVID-19, é fundamental que as pessoas fiquem em casa para impedir a propagação do vírus. No entanto, deve-se evitar que o isolamento seja uma fonte de grande sofrimento psíquico.

Segundo dados de Rice University nos Estados Unidos, fatores como estresse, ansiedade, solidão e falta de sono podem comprometer o sistema imunológico. Assim, as pessoas se tornam mais suscetíveis a vírus, se expostas.

Uma das melhores maneiras de atenuar os efeitos nocivos da solidão e do estresse neste momento é permanecermos conectados uns com os outros. Ferramentas de comunicação, principalmente por vídeo chamadas são um excelente instrumento nos casos de isolamento físico.

Também é importante manter uma rotina durante períodos estressantes. Isso ajuda a regular o sono e permite focar em metas e planos imediatos.

8- Permaneça Positivo e Confiante

Segundo dados recentes do The Johns Hopkins Hospital, cerca de 300.000 pessoas no mundo já se recuperaram da infecção pelo Corona.

Como todas as situações que enfrentamos, a pandemia pelo COVID-19 traz grandes desafios. No entanto, ela também promove o avanço e o desenvolvimento de diversos setores, especialmente tecnologias para o combate ao vírus.

É importante que as pessoas procurem manter o foco. Além da prevenção do contágio, observe todas as coisas boas que estamos conquistando devido a essa dificuldade.

Quando olhamos os avanços, podemos manter nossa saúde mental em dia, fator importante para que o sistema imunológico exerça adequadamente sua função de combater infecções.

Faça sua parte e permaneça confiante. Vamos sair melhores e maiores desse desafio.


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.

4 comments on “Coronavírus (COVID-19) Boas Notícias e Conquistas”

  1. Parabéns Dr Diego por nós dar boas notícias !
    Nós leigos ficamos felizes em receber essas informações , cheios de esperança , que vocês médicos , pesquisadores , cientistas recebam iluminação e proteção Divina nesse momento tão difícil que o mundo está passando ...
    Aproveito a oportunidade para agradecer também o profissionalismo , dedicação e atenção que o Sr vem conduzindo no tratamento de meu marido Francisco de Assis Lima , que Deus o abençoe , seremos eternamente gratos Dirleida Lima

  2. Parabéns ... Hj mais do que nunca temos certeza q só o estudo é primordial aos nossos status ... Celebridades , Youtubers , riqueza nada disso importa ..hj o mais importante é o estudo . cientistas,médicos ,enfermeiras essa é a linha de frente hj ... Pessoas q estudaram ... Portanto vamos focar na educação ...

Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram