Segundo a Mayo Clinic, Trauma Cranioencefálico é um tipo de lesão que resulta de um golpe violento na cabeça ou quando um objeto atravessa o crânio.
Também chamado de Traumatismo Craniano ou Lesão Cerebral Traumática, pode afetar suas células cerebrais temporariamente ou resultar em hematomas, sangramento e outros danos físicos ao cérebro. Essas lesões podem resultar em complicações a longo prazo ou morte.
Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre o Trauma Cranioencefálico, suas causas e sintomas.
Navegação pelo Artigo
De acordo com The Johns Hopkins University, o trauma cranioencefálico acontece quando uma agressão súbita, externa, física danifica o cérebro. É um termo amplo que descreve uma vasta gama de lesões que acontecem no cérebro. O dano pode ser focal (confinado a uma área do cérebro) ou difuso (acontece em mais de uma área do cérebro).
A gravidade de uma lesão cerebral pode variar de uma concussão leve a uma lesão grave que resulta em coma ou até mesmo morte.
Uma lesão cerebral por trauma cranioencefálico pode ser classificada em primária ou secundária. Veja a seguir:
Conforme informações do CDC, um traumatismo cranioencefálico é geralmente causado por um golpe ou outra lesão traumática na cabeça. O grau de dano pode depender de vários fatores, incluindo a natureza da lesão e a força do impacto.
Eventos que podem causar traumatismo cranioencefálico incluem:
O traumatismo cranioencefálico também resulta de ferimentos penetrantes, golpes graves na cabeça com estilhaços ou detritos ou colisões corporais com objetos após uma explosão.
As pessoas com maior risco de traumatismo cranioencefálico incluem:
A Cleveland Clinic explica que o traumatismo cranioencefálico pode ter efeitos físicos e psicológicos de grande alcance. Alguns sinais ou sintomas podem aparecer imediatamente após o evento traumático, enquanto outros podem aparecer dias ou semanas depois.
Estes sintomas também podem ser diferentes de acordo com o nível de gravidade do trauma. Veja a seguir:
Os sinais e sintomas de lesão cerebral traumática leve podem incluir:
Lesões cerebrais traumáticas moderadas a graves podem incluir qualquer um dos sinais e sintomas de lesão leve, bem como esses sintomas que podem aparecer nas primeiras horas a dias após o evento:
A American Association of Neurological Surgeons aponta que várias complicações podem ocorrer após um traumatismo cranioencefálico. Lesões graves aumentam o risco de um maior número de complicações mais graves.
Lesão cerebral traumática moderada a grave pode resultar em mudanças prolongadas ou permanentes no estado de consciência ou capacidade de resposta de uma pessoa. Diferentes estados de consciência incluem:
Qualquer um ou vários desses sintomas podem permanecer por algumas semanas a alguns meses após uma lesão cerebral traumática. Quando uma combinação desses sintomas dura por um longo período de tempo, pode ser considerada a presença de sintomas pós-concussivos persistentes.
Lesões cerebrais traumáticas na base do crânio podem causar danos nos nervos que emergem diretamente do cérebro (nervos cranianos). A lesão dos nervos cranianos pode resultar em:
Muitas pessoas que tiveram uma lesão cerebral significativa experimentarão mudanças em suas habilidades de pensamento (cognitivas). Pode ser mais difícil se concentrar e levar mais tempo para processar seus pensamentos. Traumatismo cranioencefálico pode resultar em problemas com muitas habilidades, incluindo:
Problemas de linguagem e comunicação são comuns após traumatismos cranioencefálicos. Esses problemas podem causar frustração, conflito e incompreensão para pessoas com traumatismo cranioencefálico, bem como para familiares, amigos e cuidadores.
Problemas de comunicação podem incluir:
Pessoas que sofreram lesão cerebral podem experimentar mudanças nos comportamentos. Estes podem incluir:
A maioria dos estudos sugere que, uma vez que as células cerebrais são destruídas ou danificadas, na maioria das vezes, elas não se regeneram. No entanto, a recuperação após a lesão cerebral pode ocorrer, especialmente em pessoas mais jovens, já que outras áreas do cérebro podem assumir as funções do tecido lesionado.
Em outros casos, o cérebro aprende a redirecionar informações e funções em torno das áreas danificadas. A quantidade exata de recuperação não é previsível no momento da lesão e pode ser desconhecida por meses ou até anos. Cada lesão cerebral e taxa de recuperação é única. A recuperação de uma lesão cerebral grave geralmente envolve um processo prolongado ou vitalício de tratamento e reabilitação.
Em nosso próximo artigo, vamos abordar sobre as Abordagens de Reabilitação de Lesões Cerebrais Traumáticas e como podemos maximizar os resultados desses tratamentos.
Aprofunde seu conhecimento lendo nossos outros artigos:
Dr Diego de Castro se dedica integralmente ao universo do diagnóstico e assistência. À frente do Serviço de Especialidades Neurológicas, acredita que é possível oferecer um serviço de qualidade em diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas.
Veja abaixo nossas informações de contato para agendamento de consultas:
Rua Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista
São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
No Espírito Santo, também oferecemos um atendimento especializado, no Serviço de Especialidades Neurológicas, em Vitória, na Enseada do Suá, próximo ao Shopping Vitória.
Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
Posts Relacionados: