A toxina botulínica (comercializada sob as marcas de Botox, Dysport, Xeomin) é o melhor tratamento para espasmos faciais e contrações musculares involuntárias no rosto (espasmo hemifacial). Por meio do tratamento com aplicação de toxina botulínica sobre os músculos com espasmo é possível obter alívio dessa condição por alguns meses e com reações adversas mínimas.
Em nosso artigo "Espasmo Hemifacial - Saiba Mais sobre os Espasmos Musculares no Rosto", você pode saber mais sobre as causas, sintomas e diagnóstico do Espasmo Hemifacial.
Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre o uso da toxina botulínica (Botox) no tratamento do espasmo hemifacial, assim como as outras abordagens de tratamento.
Navegação pelo Artigo
A toxina botulínica é utilizada no tratamento do Espasmo Hemifacial desde o final da década de 1980. Em aproximadamente 80% de pacientes, aplicação de toxina botulínica (Botox ®) é um tratamento de muito sucesso para as contrações musculares involuntárias que caracterizam o espasmo.
Do ponto de vista técnico, a toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum). Ela é capaz de paralisar e relaxar os músculos, bloqueando a transmissão nervosa do neurotransmissor acetilcolina nas terminações nervosas da junção neuromuscular.
Em geral a aplicação de botulínica é uma opção minimamente invasiva para aliviar os sintomas do espasmo hemifacial, com poucos efeitos colaterais e que pode ser administrada em consultório.
Para certos grupos de pacientes, a aplicação de toxina botulínica é a única opção eficaz de tratamento dos espasmos. Esse é principalmente o caso quando a cirurgia está fora de questão - por exemplo, em pacientes sob alto risco de anestesia ou naqueles pacientes cujos sintomas não são causados por compressão vascular.
Proporcionar a redução e interrupção das contrações involuntárias com aplicação de toxina botulínica é um tratamento simples e eficaz para o espasmo hemifacial. O procedimento não oferece efeitos colaterais sistêmicos. No geral há poucas reações locais que, quando ocorrem, resolvem-se rapidamente.
Conforme já explicamos anteriormente nos artigos do uso de toxina botulínica na neurologia, o botox atua na junção neuromuscular (ponto de ligação do nervo com o músculo) diminuindo a ativação anormal dos músculos que recebem a medicação. O foco do tratamento é bloquear o espasmo principalmente dos músculos responsáveis pelo fechamento do olho. Pequenas quantidades da toxina são injetadas em cada músculo responsável pela contração anormal. As doses e o número de músculos selecionados são determinados pelo neurologista na consulta que antecede a aplicação.
A aplicação do Botox para tratamento do Espasmo Hemifacial é realizada em próprio consultório. É um procedimento médico simples e seguro. A aplicação é realizada da seguinte maneira:
Os efeitos da toxina botulínica no espasmo hemifacial são alívio notável a moderado dos sintomas de espasmos em 85% a 95% dos pacientes. Outros efeitos da aplicação de toxina botulínica são:
Os efeitos e benefícios da aplicação de toxina botulínica no tratamento do espasmo hemifacial duram, em média, 3-4 meses. Esse alívio dos sintomas é resultado de apenas quatro aplicações de toxina por ano, frequência totalmente praticável.
O tratamento com toxina botulínica é um meio simples e eficaz de controlar os sintomas do espasmo hemifacial. O médico neurologista especialista em distúrbios do movimento e o médico fisiatra são os profissionais habilitados para realizar sua aplicação nas mais diversas condições.
Os efeitos colaterais da aplicação de toxina botulínica no espasmo são raros e infrequentes e ocorrem em menos de 3% das aplicações. O uso de toxina é um tratamento muito seguro e com menos efeitos colaterais do que a cirurgia para espasmo hemifacial. Quando presentes, os efeitos colaterais são:
Segundo o NINDS, injeções de toxina botulínica nas áreas afetadas é a terapia mais eficaz e a única realizada na maioria dos casos de Espasmo Hemifacial. Além disso, outras formas de tratamento são:
Para saber mais sobre a nossa abordagem ao tratamento do espasmo hemifacial, veja abaixo nossas informações de contato para agendamento de consultas:
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP com experiência na aplicação de Botox como forma de auxiliar no tratamento das mais diversas condições neurológicas. No Serviço de Especialidades Neurológicas, com unidades em Vitória – ES e São Paulo, oferece um serviço de qualidade de assistência para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem com um sintoma tão debilitante como o espasmo hemifacial.
Trazemos em nossa história a busca constante pelo aprimoramento e a vocação para cuidar, buscando servir melhor cada um de nossos pacientes. Trabalhamos para que seu tratamento seja focado em suas particularidades, com verdadeira qualidade, visando auxiliar na remissão de seus sintomas.
Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Posts Relacionados:
Tenho muita vontade de tratar meu espasmo treme muito o lado esquerdo do rosto gostaria de fazer um plano anual como devo fazer
Bom dia! Sou de Brasilia e gostaria de saber quanto custaria a aplicação de botox para esse fim (espasmso faciais)? Teria indicação de profissional por aqui?