Tremor no corpo: O que Pode Ser? Conheça as Diferentes Causas para os Tremores

///Tremor no corpo: O que Pode Ser? Conheça as Diferentes Causas para os Tremores

Tremor no corpo: O que Pode Ser? Conheça as Diferentes Causas para os Tremores

By | 2020-05-06T20:22:40+00:00 quarta-feira 11 de setembro 2019|Especialista em Distúrbios do Movimento, Tremores|
Compartilhe

O tremor no corpo é um sintoma comum nas consultas de neurologia. Segundo o NINDS, “tremor” é um distúrbio de movimento caracterizado por contração muscular involuntária, rítmica e repetida.

O tremor no corpo produz uma sensação de “balançar ou chacoalhar“. Na maioria das vezes o tremor no corpo afeta mais as mãos, mas pode ocorrer na cabeça, cordas vocais, tronco e pernas.

Neste artigo Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre as diferentes causas para os tremores no corpo.

Causas para o Tremor no Corpo

As causas para o tremor no corpo variam muito e são diferentes a depender das características do tremor, idade, uso de medicamentos e presença de outras doenças.

O tremor no corpo sempre deve ser avaliado em consulta clínica pelo neurologista. A causa é determinada baseada principalmente pelas características do tremor.

Em linhas gerais, as causas mais comuns de tremor no corpo são:

  • Tremor Fisiológico Exacerbado
  • Medicamentos (para asma, anfetaminas, corticosteroides e medicamentos psiquiátricos e neurológicos);
  • Excesso de cafeína;
  • Abuso ou retirada de álcool (tremor por abstinência)
  • Ansiedade, pânico e estresse;
  • Frio e baixas temperaturas;
  • Atividades físicas extenuantes;
  • Drogas como cocaína.

Note que nessas situações o tremor é resultado da liberação excessiva de adrenalina e não corresponde doença em si.

O Tremor Fisiológico Exacerbado é uma condição em que alguns indivíduos podem apresentar tremor quando submetidos a jejum, após exercício físico ou situações como falar em público. Indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada também apresentam tremores com mais frequência (Saiba mais em: https://drdiegodecastro.com/transtorno-de-ansiedade/)

Muitas pessoas não reconhecem imediatamente que seu tremor pode sempre ocorrer depois de tomar um determinado medicamento, quando tomam muita cafeína ou quando não comem há algum tempo. O estresse emocional também piora os tremores.

Em outras situações o tremor no corpo pode sinalizar mau funcionamento de órgãos e estruturas não neurológicas:

  1. Tireoide hiperativa (hipertireoidismo);
  2. Insuficiência hepática;
  3. Insuficiência renal;
  4. Hipoglicemia;
  5. Alterações da glândula adrenal.

Tremor no Corpo causado por Doenças Neurológicas

O tremor no corpo também pode ser causado por mau funcionamento ou lesão neurológica em estruturas que controlam os movimentos, como os gânglios da base, tálamo e o cerebelo.

O tremor pode ocorrer por si só (isoladamente) ou ser um sintoma associado a vários distúrbios neurológicos. Entre as doenças em que o tremor é um sintoma temos:

Para identificar a causa de um tremor, também é útil perceber quais situações podem causar melhora do tremor, como posição, sono ou ingestão de álcool.

Nem todo Tremor no Corpo é Doença de Parkinson

A maioria dos pacientes com tremor no corpo teme estar com doença de Parkinson. Além do Parkinson e das causas citadas acima, há outras condições que podem causar tremor no corpo. Entre elas:

  • Tremor Essencial
  • Tremor Psicogênico
  • Tremor Cerebelar
  • Tremor Distônico

Tremor Essencial

Segundo estudos da Mayo Clinic, o Tremor Essencial é uma das causas mais comuns de tremor no corpo. Entre as características do tremor essencial estão:

  • O tremor essencial acomete mulheres jovens e idosos;
  • O tremor pode ocorrer em todo corpo (incluindo a voz), mas predomina nas mãos;
  • O tremor costuma aparecer apenas ao assumir uma determinada posição ou movimentar, principalmente ao final do movimento;
  • Em alguns pacientes o tremor é aliviado por pequenas quantidades de álcool.

Tremor no Corpo o que pode ser

Tremor Psicogênico

O tremor psicogênico é um tremor complexo. Ele decorre como uma resposta a múltiplos fatores psíquicos e pode sinalizar um intenso e prolongado sofrimento emocional. Pode estar associado a múltiplos traumas, perdas e depressão. O exame neurológico e toda investigação com exames desses pacientes é normal.

As características do tremor no corpo de origem psicogênica são:

  • O tremor não segue um padrão e pode ocorrer em repouso, durante o movimento ou qualquer postura.
  • O tremor pode sumir quando o paciente está feliz e animado ou quando está distraído.
  • O tremor aumenta muito quando o paciente está triste ou desmotivado.
  • Os medicamentos podem produzir respostas variáveis sobre o tremor. Assim, o foco principal do tratamento deve ser a psicoterapia, não a medicação.

Tremor Cerebelar

Os tremores cerebelares ocorrem por lesões dos núcleos cerebelares ou suas conexões. Classicamente, uma lesão cerebelar leva a um tremor de ação no mesmo lado do corpo. As características do tremor cerebelar são:

  • Um tremor cerebelar ocorre com a ação, quando se tenta realizar um movimento;
  • O tremor é grave, de grande amplitude porém tende a ser lento;
  • Outros sinais como anormalidades da marcha, fala e movimentos oculares podem estar presentes e ajudam a confirmar o diagnóstico de tremor cerebelar.

A esclerose múltipla é a causa mais comum do tremor postural cerebelar. Outras causas desse tremor incluem tumores, AVC, bem como degeneração das células nervosas no cerebelo (ataxia).

Tremor Distônico

O tremor no corpo do tipo tremor distônico é raro. Ele ocorre em casos de distonia (saiba mais acessando nosso artigo: https://drdiegodecastro.com/distonia-disturbio-do-movimento/ ).

As características do tremor distônico são:

  • Estão associadas a uma postura anormal ou desajeitada do membro;
  • Quando presentes em todo corpo está associado a formas graves de distonia;
  • O tremor pode associar a movimentos de torção e a deformidades articulares.
  • O tremor tende a ser lento e pode ser associado a dor.

Tremor no Corpo pela Doença de Parkinson

O tremor na doença de Parkinson está presente em mais de 70% dos pacientes e pode ser um sintoma grave e debilitante. O tremor possui as seguintes características:

  • Classicamente atinge as mãos, mas pode afetar a cabeça, o tronco, a mandíbula e os lábios;
  • O tremor começa primeiro em um único membro e lentamente atinge outras partes do corpo(tremor assimétrico)
  • O tremor predomina quando o indivíduo está parado (tremor de repouso);
  • O tremor é associado a lentidão e rigidez.

Embora raro, um tremor de repouso também pode ser encontrado em pacientes com outras doenças neurodegenerativas, como Atrofia de Múltiplos Sistemas e Paralisia Supranuclear Progressiva. O tremor associado a esses distúrbios é geralmente simétrico e não tão proeminente quanto o tremor da doença de Parkinson.

Existem outras causas raras de tremor como o Tremor OrtostáticoTremor Tarefa Específico entre outras situações

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Um diagnóstico correto é essencial para o tratamento adequado dos tremores no corpo. Cada causa para o tremor necessita de tratamentos diferentes. A avaliação do médico neurologista especialista em distúrbios do movimento é fundamental na realização do diagnóstico diferencial.

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em Distúrbios do Movimento e no diagnóstico e tratamento de tremores no corpo e outras formas de tremor. Saiba mais clicando nos links abaixo:

Conhece alguém com tremor? Indique esse artigo para mostrar os diversos tipos de tremores existentes e a importância da avaliação médica para o diagnóstico definitivo.

Endereço :Rua Itapeva, 518 – sala 901
Bela Vista
São Paulo – SP, 01332-904

Tel: (11) 3262-4745

Dr Diego de Castro Especialista em Distúrbios do Movimento e Tremores em Vitória ES

Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911

Tel: (27) 99707-3433

Artigo publicado em 21 de novembro de 2018 e atualizado em 11 de setembro de 2019


Compartilhe

Dr. Diego de Castro dos Santos

Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.

One Comment

  1. Avatar
    Veronica Petri Meriguete 20 de janeiro de 2020 at 13:00 - Reply

    Bom dia, faltou falar sobre o tremor ortostático.
    Tenho 33 anos e há 4 anos comecei a sofrer de um tremor chamado tremor ortostático. Já fui em vários médicos neurologistas e todos querem me receitar remédios de tarja preta. Até fiz testes com alguns que me fizeram muito mal, ocasionando problemas ainda maiores que o tremor. E como estou tentando engravidar, não quero fazer uso de medicação forte. Infelizmente o tremor ortostático é raro, e no Brasil não existem muitos casos e nem estudos. Com isso, eu fico de mãos atadas sem saber o que fazer, e enquanto isso, me privando de fazer coisas cotidianas e passando por constrangimentos.
    Pesquisando, encontrei sobre um aparelho chamado Gamma Knife, por acaso vc tem informações se esse aparelho trata esse tipo de tremor? Sei que é difícil conseguir uma consulta no Instituto de Cérebro Paulo Niemayer, mas estou pensando em tentar, porque somente lá tem esse aparelho na rede pública, haja vista que particular a sessão fica na média de 50 mil. Por favor, se tiver alguma informação que possa me ajudar, te agradeço muito. Obrigada!

    Veronica Petri Meriguete / Guarapari/ ES
    Email: [email protected]
    Tel: 27-99983-5002

Dúvidas e ou Sugestões?

Informações de Contato

Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.

Phone: (27) 99707-3433

Web: Dr Diego de Castro

error: Nosso conteúdo está protegido