São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Tremor no corpo: O que Pode Ser? Conheça as Diferentes Causas para os Tremores

Dr. Diego de Castro dos Santos11/09/2019,
Compartilhe

O tremor no corpo é um sintoma comum nas consultas de neurologia. Segundo o NINDS, "tremor" é um distúrbio de movimento caracterizado por contração muscular involuntária, rítmica e repetida.

O tremor no corpo produz uma sensação de "balançar ou chacoalhar". Na maioria das vezes o tremor no corpo afeta mais as mãos, mas pode ocorrer na cabeça, cordas vocais, tronco e pernas.

Neste artigo Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre as diferentes causas para os tremores no corpo.

Causas para o Tremor no Corpo

As causas para o tremor no corpo variam muito e são diferentes a depender das características do tremor, idade, uso de medicamentos e presença de outras doenças.

O tremor no corpo sempre deve ser avaliado em consulta clínica pelo neurologista. A causa é determinada baseada principalmente pelas características do tremor.

Em linhas gerais, as causas mais comuns de tremor no corpo são:

  • Tremor Fisiológico Exacerbado
  • Medicamentos (para asma, anfetaminas, corticosteroides e medicamentos psiquiátricos e neurológicos);
  • Excesso de cafeína;
  • Abuso ou retirada de álcool (tremor por abstinência)
  • Ansiedade, pânico e estresse;
  • Frio e baixas temperaturas;
  • Atividades físicas extenuantes;
  • Drogas como cocaína.

Note que nessas situações o tremor é resultado da liberação excessiva de adrenalina e não corresponde doença em si.

O Tremor Fisiológico Exacerbado é uma condição em que alguns indivíduos podem apresentar tremor quando submetidos a jejum, após exercício físico ou situações como falar em público. Indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada também apresentam tremores com mais frequência (Saiba mais em nosso artigo: Causas e Tratamento do Transtorno de Ansiedade).

Muitas pessoas não reconhecem imediatamente que seu tremor pode sempre ocorrer depois de tomar um determinado medicamento, quando tomam muita cafeína ou quando não comem há algum tempo. O estresse emocional também piora os tremores.

Em outras situações o tremor no corpo pode sinalizar mau funcionamento de órgãos e estruturas não neurológicas:

  1. Tireoide hiperativa (hipertireoidismo);
  2. Insuficiência hepática;
  3. Insuficiência renal;
  4. Hipoglicemia;
  5. Alterações da glândula adrenal.

Tremor no Corpo Causado por Doenças Neurológicas

O tremor no corpo também pode ser causado por mau funcionamento ou lesão neurológica em estruturas que controlam os movimentos, como os gânglios da base, tálamo e o cerebelo.

O tremor pode ocorrer por si só (isoladamente) ou ser um sintoma associado a vários distúrbios neurológicos. Entre as doenças em que o tremor é um sintoma temos:

Para identificar a causa de um tremor, também é útil perceber quais situações podem causar melhora do tremor, como posição, sono ou ingestão de álcool.

Nem todo Tremor no Corpo é Doença de Parkinson

A maioria dos pacientes com tremor no corpo teme estar com doença de Parkinson. Além do Parkinson e das causas citadas acima, há outras condições que podem causar tremor no corpo. Entre elas:

  • Tremor Essencial
  • Tremor Psicogênico
  • Tremor Cerebelar
  • Tremor Distônico

Tremor Essencial

Segundo estudos da Mayo Clinic, o Tremor Essencial é uma das causas mais comuns de tremor no corpo. Entre as características do tremor essencial estão:

  • O tremor essencial acomete mulheres jovens e idosos;
  • O tremor pode ocorrer em todo corpo (incluindo a voz), mas predomina nas mãos;
  • O tremor costuma aparecer apenas ao assumir uma determinada posição ou movimentar, principalmente ao final do movimento;
  • Em alguns pacientes o tremor é aliviado por pequenas quantidades de álcool.
Tremor no Corpo o que pode ser

Tremor Psicogênico

O tremor psicogênico é um tremor complexo. Ele decorre como uma resposta a múltiplos fatores psíquicos e pode sinalizar um intenso e prolongado sofrimento emocional. Pode estar associado a múltiplos traumas, perdas e depressão. O exame neurológico e toda investigação com exames desses pacientes é normal.

As características do tremor no corpo de origem psicogênica são:

  • O tremor não segue um padrão e pode ocorrer em repouso, durante o movimento ou qualquer postura.
  • O tremor pode sumir quando o paciente está feliz e animado ou quando está distraído.
  • O tremor aumenta muito quando o paciente está triste ou desmotivado.
  • Os medicamentos podem produzir respostas variáveis sobre o tremor. Assim, o foco principal do tratamento deve ser a psicoterapia, não a medicação.

Tremor Cerebelar

Os tremores cerebelares ocorrem por lesões dos núcleos cerebelares ou suas conexões. Classicamente, uma lesão cerebelar leva a um tremor de ação no mesmo lado do corpo. As características do tremor cerebelar são:

  • Um tremor cerebelar ocorre com a ação, quando se tenta realizar um movimento;
  • O tremor é grave, de grande amplitude porém tende a ser lento;
  • Outros sinais como anormalidades da marcha, fala e movimentos oculares podem estar presentes e ajudam a confirmar o diagnóstico de tremor cerebelar.

A esclerose múltipla é a causa mais comum do tremor postural cerebelar. Outras causas desse tremor incluem tumores, AVC, bem como degeneração das células nervosas no cerebelo (ataxia).

Tremor Distônico

O tremor no corpo do tipo tremor distônico é raro. Ele ocorre em casos de distonia (saiba mais acessando este artigo).

As características do tremor distônico são:

  • Estão associadas a uma postura anormal ou desajeitada do membro;
  • Quando presentes em todo corpo está associado a formas graves de distonia;
  • O tremor pode associar a movimentos de torção e a deformidades articulares.
  • O tremor tende a ser lento e pode ser associado a dor.

Tremor no Corpo pela Doença de Parkinson

O tremor na doença de Parkinson está presente em mais de 70% dos pacientes e pode ser um sintoma grave e debilitante. O tremor possui as seguintes características:

  • Classicamente atinge as mãos, mas pode afetar a cabeça, o tronco, a mandíbula e os lábios;
  • O tremor começa primeiro em um único membro e lentamente atinge outras partes do corpo(tremor assimétrico)
  • O tremor predomina quando o indivíduo está parado (tremor de repouso);
  • O tremor é associado a lentidão e rigidez.

Embora raro, um tremor de repouso também pode ser encontrado em pacientes com outras doenças neurodegenerativas, como Atrofia de Múltiplos Sistemas e Paralisia Supranuclear Progressiva. O tremor associado a esses distúrbios é geralmente simétrico e não tão proeminente quanto o tremor da doença de Parkinson.

Existem outras causas raras de tremor como o Tremor OrtostáticoTremor Tarefa Específico entre outras situações

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Um diagnóstico correto é essencial para o tratamento adequado dos tremores no corpo. Cada causa para o tremor necessita de tratamentos diferentes. A avaliação do médico neurologista especialista em distúrbios do movimento é fundamental na realização do diagnóstico diferencial.

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em Distúrbios do Movimento e no diagnóstico e tratamento de tremores no corpo e outras formas de tremor. Siga-nos nas redes sociais! Saiba mais clicando nos links abaixo:

Conhece alguém com tremor? Indique esse artigo para mostrar os diversos tipos de tremores existentes e a importância da avaliação médica para o diagnóstico definitivo.

Endereço: Rua Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista
São Paulo - SP, 01332-904

Tel: (11) 3262-4745

Dr Diego de Castro Especialista em Distúrbios do Movimento e Tremores em Vitória ES

Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Tel: (27) 99707-3433

Artigo publicado em 21 de novembro de 2018 e atualizado em 11 de setembro de 2019

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.

One comment on “Tremor no corpo: O que Pode Ser? Conheça as Diferentes Causas para os Tremores”

  1. Bom dia, faltou falar sobre o tremor ortostático.
    Tenho 33 anos e há 4 anos comecei a sofrer de um tremor chamado tremor ortostático. Já fui em vários médicos neurologistas e todos querem me receitar remédios de tarja preta. Até fiz testes com alguns que me fizeram muito mal, ocasionando problemas ainda maiores que o tremor. E como estou tentando engravidar, não quero fazer uso de medicação forte. Infelizmente o tremor ortostático é raro, e no Brasil não existem muitos casos e nem estudos. Com isso, eu fico de mãos atadas sem saber o que fazer, e enquanto isso, me privando de fazer coisas cotidianas e passando por constrangimentos.
    Pesquisando, encontrei sobre um aparelho chamado Gamma Knife, por acaso vc tem informações se esse aparelho trata esse tipo de tremor? Sei que é difícil conseguir uma consulta no Instituto de Cérebro Paulo Niemayer, mas estou pensando em tentar, porque somente lá tem esse aparelho na rede pública, haja vista que particular a sessão fica na média de 50 mil. Por favor, se tiver alguma informação que possa me ajudar, te agradeço muito. Obrigada!

    Veronica Petri Meriguete / Guarapari/ ES
    Email: [email protected]
    Tel: 27-99983-5002

Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram