O exame de eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico altamente especializado que avalia o sistema nervoso periférico e o sistema muscular.
A eletroneuromiografia é realizada pelo médico neurofisiologista, um neurologista especialista em exames complementares para estudo do funcionamento do sistema nervoso.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre o exame de eletroneuromiografia, sua importância no diagnóstico e como é realizado.
O que Significa Eletroneuromiografia
Segundo a Mayo Clinic, a eletromografia (EMG) é um exame realizado para medir a resposta muscular à estimulação nervosa. Dessa forma, é possível avaliar a saúde dos músculos e das células nervosas que os controlam (neurônios motores).
O termo eletroneuromiografia significa:
- Eletro = "corrente elétrica"
- Neuro = "nervo"
- Miografia = "registro da atividade muscular".
Então o exame de eletroneuromiografia utiliza o estímulo elétrico para estudo dos nervos e músculos, registrando as atividades e fazendo uma leitura matemática desses achados.
Isso é importante porque ajuda a confirmar uma suspeita de alteração no funcionamento do nervo.
Como é Realizado
Ao realizar o exame de eletroneuromiografia, utilizamos um estímulo elétrico, literalmente um choque, sobre o nervo e captamos a resposta na região em que o nervo é responsável por realizar o movimento ou por trazer sensibilidade.
Esse estímulo elétrico, com certeza, gera um desconforto porque usa um princípio de estímulo elétrico, mas o exame é muito tranquilo de se fazer.
Acabou a parte do estímulo elétrico, vem a parte do exame em que inserimos uma agulha na musculatura para avaliar a função do músculo: quão forte está o músculo, quão forte é o padrão de ativação daquela musculatura.
Qual a Importância
Quando um nervo está comprimido, é possível documentar que após oferecer um estímulo elétrico, a resposta obtida com o estímulo não é a resposta normal. E mais do que isso: é possível graduar a gravidade e a intensidade da lesão nervosa.
Isso é tão importante, especialmente no diagnóstico diferencial entre tendinite e síndrome do túnel do carpo, porque no túnel do carpo, o nervo apresenta alteração em sua função e conseguimos medir por meio da eletromiografia o tamanho dessa lesão, o tamanho do comprometimento neurológico, o que também têm uma repercussão no tratamento.
E a eletroneuromiografia não estuda apenas um nervo. Com ela, podemos avaliar os outros nervos da mão, os nervos do ombro, e da coluna vertebral, para identificar a causa para sintomas como dormência na mão e perda de força, entre outros.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP e se dedica integralmente ao universo do diagnóstico e assistência. À frente do Serviço de Especialidades Neurológicas, oferece um serviço de qualidade em diagnóstico de neuropatias e outras condições neurológicas.
Médico especialista em Eletroneuromiografia e Doenças Neuromusculares e à frente do Serviço de Eletroneuromiografia SP - Dr Diego de Castro, realiza o exame de eletroneuromiografia em São Paulo e Vitória - ES com qualidade reconhecida pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica.
Gostou deste vídeo? Compartilhe com uma amigo! Siga-nos nas redes sociais. Aprenda sobre outras condições lendo outros artigos:
Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia
Oferecemos uma avaliação neurológica com uma eletroneuromiografia de qualidade, capaz de auxiliar no diagnóstico diferencial. Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304