São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Síndrome de Tourette

Dr. Diego de Castro dos Santos19/08/2020
Compartilhe

Segundo o NINDS, síndrome de Tourette (lê-se: too-RET) é um distúrbio neurológico caracterizado por movimentos e vocalizações repetitivas e involuntárias, chamados tiques.

O nome do distúrbio é uma homenagem ao Dr. Georges Gilles de la Tourette, o neurologista francês que, em 1885, descreveu a condição em uma nobre francesa de 86 anos.

Os tiques são experimentados como um aumento de tensão, sendo irresistível executar os movimentos. Normalmente os tiques aumentam como resultado de estresse e diminuem com relaxamento ou concentração em uma tarefa.

Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre a síndrome de Tourette, suas causas e manifestações, além dos procedimentos diagnósticos e para tratamento.

Características da Síndrome de Tourette

A Tourette Syndrome Association of Australia explica que a Síndrome de Tourette (ST) é caracterizada por movimentos musculares e vocalizações de forma rápidas, repetitiva e involuntária, os chamados "tiques", e frequentemente envolvem dificuldades comportamentais.

Por este motivo, os sintomas da ST há muito tempo são mal interpretados como um sinal de anormalidade comportamental ou "hábitos nervosos", o que não é verdade.

Sensações Premonitórias

Segundo o NHS, a maioria das pessoas com síndrome de Tourette sente uma forte necessidade antes de um tique, que é comparada à sensação que temos antes de coçar ou espirrar.

Esses sentimentos são conhecidos como sensações premonitórias, que só são aliviadas após o tique ter ocorrido.

Exemplos de sensações premonitórias incluem:

  • sensação de queimação nos olhos antes de piscar
  • garganta seca ou inflamada antes de grunhir
  • coceira em uma articulação ou músculo antes de mover-se.

Causas

Segundo a Tourette Association of America, as causas da ST e de outros transtornos de tique permanecem desconhecidas.

Como essas condições tendem a ocorrer em famílias, vários estudos estão sendo desenvolvidos para compreender como a genética está envolvida.

Fatores ambientais também podem contribuir para esses transtornos, mas, até o momento, nenhum agente ou evento específico foi identificado. Os pesquisadores continuam buscando os genes e outros fatores que podem desencadear os Tiques.

Classificação dos Tiques na Síndrome de Tourette

Conforme a Mayo Clinic, a variedade e complexidade dos tiques ou sintomas semelhantes aos tiques que podem ser vistos na ST é enorme.

Eles podem envolver movimento (tiques motores) ou sons (tiques vocais). Veja a seguir como os tiques são classificados:

  • Tiques simples. Movimentos repentinos, breves e repetitivos, que envolvem um número limitado de grupos musculares, geralmente com as seguintes manifestações:
    • Motor - piscar os olhos, sacudir a cabeça, encolher os ombros, fazer uma careta facial, contrair o nariz
    • Vocal - pigarro, latidos, guinchos, grunhidos, engolir em seco, cheirar, estalar a língua.
Tique Vocal
  • Tiques complexos. Padrões distintos e coordenados de movimentos, que envolvem vários grupos de músculos, geralmente com as seguintes manifestações:
    • Motor - pular, tocar outras pessoas e coisas, girar, movimentos repetitivos do torso ou membros, puxar a roupa e ações autolesivas, incluindo bater ou morder a si mesmo
    • Vocal - proferir palavras ou frases, coprolalia (a emissão involuntária de palavras impróprias ou obscenas), echoalia (repetir um som, palavra ou frase que acabou de ouvir) ou palilalia (repetir as próprias palavras).

Informações da Tourette Syndrome Association of Australia complementam que pessoas com ST raramente apresentam todos esses sintomas.

Tique Motor

Em geral, alguns ou muitos sintomas ocorrem durante um longo período de tempo e em vários graus: leves, moderados ou graves.

Em casos mais brandos, uma pessoa pode ter apenas alguns tiques ou espasmos, que podem se limitar à área do rosto, olhos e ombros. Em casos mais graves, várias áreas do corpo podem ser afetadas.

Condições Associadas

Segundo a Tourette Association of America, pessoas com ST geralmente têm outras condições mentais, comportamentais ou de desenvolvimento que podem estar presentes antes do início dos tiques.

Embora os tiques sejam os sintomas principais, essas condições podem causar mais problemas e causar mais incômodos do que os próprios tiques.

As condições associadas à ST mais comuns incluem:

  • Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH). Problemas com concentração, hiperatividade e controle de impulso.
  • Transtorno ou Comportamento Obsessivo Compulsivo (TOC). Pensamentos intrusivos indesejados e repetitivos e / ou comportamentos repetitivos. Esses pensamentos levam a compulsões (comportamentos indesejados que o indivíduo sente necessidade de realizar repetidamente ou de determinada maneira).
  • Problemas comportamentais ou de conduta. Agressão, raiva, Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) ou comportamentos socialmente inadequados.
  • Ansiedade. Preocupações ou medo excessivos, incluindo timidez excessiva e ansiedade de separação.
  • Dificuldades de aprendizagem. Dificuldades de leitura, escrita, matemática e / ou processamento de informações não relacionadas à inteligência.
  • Déficits de habilidades sociais e funcionamento social. Dificuldade em desenvolver habilidades sociais, manter relações sociais e agir de maneira adequada à idade.
  • Problemas de processamento sensorial. Forte preferência sensorial e sensibilidades relacionadas ao sentido do tato, som, paladar, cheiros e movimento que interferem ao longo do dia.
  • Distúrbios do sono. Dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo.

Quando Consultar um Médico

Nem todos os tiques indicam síndrome de Tourette. Muitas crianças desenvolvem tiques que desaparecem sozinhos após algumas semanas ou meses. Mas sempre que uma criança mostra um comportamento incomum, é importante identificar a causa e descartar problemas de saúde graves.

A Mayo Clinic enfatiza a importância de procurar ajuda médica assim que perceber a ocorrência de movimentos ou sons involuntários, para um diagnóstico adequado.

Diagnóstico

Não há nenhum exame específico que possa confirmar a síndrome de Tourette. O diagnóstico é baseado na história de seus sinais e sintomas e a presença de alguns critérios:

  • Tiques motores e vocais estão presentes, embora não necessariamente ao mesmo tempo
  • Os tiques ocorrem várias vezes ao dia, quase todos os dias ou intermitentemente, por mais de um ano
  • Os tiques começam antes dos 18 anos
  • Os tiques não são causados ​​por medicamentos, outras substâncias ou outra condição médica
  • Os tiques mudam ao longo do tempo em localização, frequência, tipo, complexidade ou gravidade.

Um diagnóstico de síndrome de Tourette pode ser dificultado porque os sinais podem imitar outras condições. Por exemplo, o piscar de olhos pode estar inicialmente associado a problemas de visão ou o fungar pode ser atribuído a alergias.

Os tiques motores e vocais também podem ser causados ​​por outras doenças além da síndrome de Tourette.

Tratamento

Conforme a Mayo Clinic, não há cura para a síndrome de Tourette. O tratamento visa controlar os tiques que interferem nas atividades cotidianas.

Entre as formas de tratamento que podem ser realizadas, podemos citar:

  • Medicamentos que bloqueiam ou reduzem os níveis de dopamina
  • Injeções de toxina botulínica (Botox), nos casos de tique vocal
  • Medicamentos para tratamento do TDAH
  • Medicamentos geralmente prescritos para hipertensão podem ajudar a controlar os sintomas comportamentais
  • Antidepressivos e medicamentos estabilizantes do humor podem ser eficazes para controlar os sintomas de tristeza, ansiedade e TOC.

A psicoterapia pode ajudá-lo a lidar com a síndrome de Tourette e os problemas associados, como TDAH, obsessões, depressão ou ansiedade. As intervenções cognitivo comportamentais, como o treinamento de reversão de hábitos, podem ajudá-lo a monitorar os tiques, identificar impulsos premonitórios e aprender a se mover voluntariamente de uma maneira incompatível com o tique.

Existem pesquisas em andamento para determinar se a Estimulação Cerebral Profunda (DBS), um tratamento já aprovado para distúrbios do movimento como distonias e doença de Parkinson, é eficaz também para a síndrome de Tourette.

Conhece alguém com Síndrome de Tourette? Compartilhe essa informação com amigos e familiares!

Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista

Dr Diego de Castro Neurologista pela USP especialista em tiques nervosos e transtornos do movimento:

Dr Diego de Castro Neurologista em Vitória: Avenida Americo Buaiz, 501 - Victória Office Tower - Torre Leste - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
(27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram