São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3504-4304 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

O que Pode Causar Dormência nas Mãos?

Dr Diego de Castro
20/04/2022
Compartilhe

Segundo a Mayo Clinic, Dormência nas Mãos é um sintoma que pode ter muitas causas, desde danos nos nervos até problemas de circulação.

Os pacientes podem descrever formigamento, frio ou falta de sensibilidade nas mãos, ou pode experimentar as sensações de pontadas, queimação, choque, dor ou fraqueza.

Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre as principais causas para a Dormência nas Mãos.

Causas para a Dormência nas Mãos

Conforme o NHS, existem situações totalmente benignas que causam dormência nas mãos. Por exemplo, pode resultar de pressão nos nervos quando o braço está mal posicionado sob a cabeça durante o sono, ou por pressão nos nervos ao cruzar as pernas por muito tempo.

No entanto, especialmente quando passa a acontecer com frequência, a causa pode ser devido a danos, irritação ou compressão de nervos no braço ou pulso. Também pode ocorrer devido a problemas no cérebro ou medula espinhal, embora nesses casos, fraqueza de braço ou mão ou perda de função estejam presentes.

A National Library of Medicine aponta algumas das razões mais comuns para dormência na mão:

  • Síndrome do túnel do carpo. Esta condição envolve a compressão do nervo mediano em uma estrutura no braço chamada túnel do carpo. A síndrome do túnel do carpo pode causar dormência na mão e pulso.
  • Neuropatia ulnar. Quando o nervo ulnar, que corre do pescoço aos dedos da mão, sofre compressão ou é esticado na região interna do cotovelo. Isso pode acontecer depois que posições prolongadas pressionam o cotovelo ou devido ao inchaço do movimento repetitivo. Esta condição pode causar sintomas como dormência nas mãos e formigamento, especialmente nos dedos anelar e mínimo.
  • Compressão de uma raiz nervosa cervical, na região do pescoço. Isso pode acontecer devido a um esporão ósseo ou hérnia de disco, causando sintomas neurológicos de formigamento, dormência e/ou fraqueza, que podem ser sentidos no ombro, braço, mão e/ou dedos.
  • Diabetes. Se a diabetes progride ou não é gerenciada com dieta e/ou medicamentos, várias complicações podem se desenvolver. Uma das complicações mais graves é a neuropatia. Para pessoas que têm diabetes, esses sintomas de formigamento e dormência geralmente começam nos pés, mas também podem ocorrer nas mãos.
  • Questões nutricionais. Precisamos de vitaminas E, B1, B6, B12 e niacina para manter os nervos saudáveis. Níveis anormais de cálcio, potássio ou sódio, ou excessivos de vitamina B6 também podem causar dormência nas mãos e pés.
  • Abuso de álcool. Quantidades excessivas de álcool podem prejudicar os nervos. A forma como os nervos são danificados pelo álcool nem sempre é conhecida, mas especialistas suspeitam que vários fatores podem estar envolvidos, incluindo o aumento das dificuldades com a absorção de nutrientes e a má alimentação associada. O abuso de álcool a longo prazo também pode aumentar o risco de deficiência de vitamina B12.
  • AVC. Sentir dormência na mão ou no braço é um dos sintomas de AVC. No entanto, outros sinais importantes ocorrem ao mesmo tempo. Quando a dormência é acompanhada de sintomas como dificuldade para falar, fraqueza súbita em um dos lados do corpo, perda visual, tontura e/ou dor de cabeça intensa, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.
  • Doença de Raynaud. Também chamado de fenômeno de Raynaud, essa condição vascular normalmente aparece devido à exposição ao frio ou estresse, quando os vasos sanguíneos se estreitam, reduzindo a quantidade de sangue para as extremidades, como mãos e pés. A diminuição do fluxo sanguíneo faz com que os dedos fiquem dormentes, frios e pálidos, às vezes causando dor.
  • Lúpus. Uma doença autoimune que causa inflamação em muitos órgãos e tecidos, incluindo articulações, coração, rins e pulmões. A inflamação das articulações pode causar pressão e danificar os nervos, levando à dormência ou formigamento nas mãos.
  • Esclerose múltipla. Uma doença autoimune onde o sistema imunológico ataca o revestimento protetor em torno de fibras nervosas. Com o tempo, os nervos ficam danificados. Os sintomas dependem de quais nervos são afetados, sendo que dormência e formigamento são os mais comuns.
  • Hipotireoidismo. A glândula tireoide produz hormônios que ajudam a regular o metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente, pode haver acúmulo de líquidos e inchaço, o que pode causar pressão sobre os nervos. Entre os sintomas que podem ocorrer, podemos citar dormência, fraqueza e formigamento nas mãos.
  • Fibromialgia. A dor da fibromialgia é variável, podendo manifestar-se como sensações de dormência, queimação, pontadas, e ainda a impressão de que algumas partes do corpo estão inchadas.
  • Uso de certos medicamentos. Alguns dos medicamentos que podem causar dormência incluem:
    • Medicamentos utilizados no tratamento contra o câncer
    • Antibióticos
    • Anticonvulsivantes
    • Anti-hipertensivos
Causas para a Dormência nas Mãos

Outras Causas para a Dormência nas Mãos

Dormência nas mãos também pode ser causada por outras condições médicas, incluindo:

  • Infecções, como por herpes zoster, HIV, hanseníase, sífilis, citomegalovírus, Epstein-Barr ou tuberculose
  • Pressão nos nervos periféricos do braço, devido a tumores ou tecido cicatricial
  • Falta de suprimento sanguíneo para uma área do braço, geralmente devido ao endurecimento das artérias, queimaduras ou inflamação dos vasos sanguíneos
  • Condições congênitas que afetam os nervos
  • Radioterapia
  • Lesões traumáticas
  • Lesões por estresse repetitivo

Diagnóstico e Tratamento da Dormência nas Mãos

Quando a Dormência nas Mãos é causada por um dano em nervos distantes do cérebro e da medula espinhal, a condição é conhecida como neuropatia periférica. Como observado acima, existem inúmeras causas para a dormência nas mãos, assim como existem diversos tipos de neuropatia periférica.

Para identificar adequadamente a causa para a dormência nas mãos, é necessário um processo diagnóstico minucioso. E, após identificar a causa, podemos escolher a forma de tratamento que será eficaz em aliviar os sintomas.

Vamos abordar o diagnóstico e o tratamento da dormência nas mãos em nosso próximo artigo. Continue acompanhando nosso blog para saber mais.

Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista

Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP e se dedica integralmente ao universo do diagnóstico e assistência. À frente do Serviço de Especialidades Neurológicas, oferece um serviço de qualidade em diagnóstico de neuropatias e outras condições neurológicas.

Médico especialista em Eletroneuromiografia e Doenças Neuromusculares e à frente do Serviço de Eletroneuromiografia SP - Dr Diego de Castro, realiza o exame de eletroneuromiografia em São Paulo e Vitória - ES com qualidade reconhecida pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica.

Gostou deste artigo? Compartilhe com uma amigo! Siga-nos nas redes sociais. Aprenda sobre outras condições lendo outros artigos:

Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia

Oferecemos uma avaliação neurológica com uma eletroneuromiografia de qualidade, capaz de auxiliar no diagnóstico diferencial.

Clique aqui e conheça nossa história e trajetória.

Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:

Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Tel: (27) 99707-3433

R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904

Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663

Posts Relacionados:


Compartilhe
Posts mais Populares
Acompanhe nosso Podcast!
Escute nossos conteúdos em áudio, na sua plataforma preferida:
Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Neurologia - Dr Diego de Castro
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3504-4304
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier
× Como posso ajudar?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram