Segundo a Mayo Clinic, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio mental crônico caracterizado pela presença de obsessões e compulsões, que podem causar um impacto significativo na vida diária do indivíduo.
Se você está buscando compreender melhor o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), saiba que você não está sozinho. O TOC é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades, gerando ansiedade e preocupações excessivas que levam a comportamentos repetitivos.
Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre as causas e sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
Navegação pelo Artigo
De acordo com The National Institute of Mental Health (NIMH), pessoas com TOC apresentam um padrão de pensamentos indesejados e medos (obsessões) que o levam a fazer comportamentos repetitivos (compulsões). Essas obsessões e compulsões interferem nas atividades diárias e causam sofrimento significativo.
Tentar ignorar ou parar as obsessões só aumenta a angústia e a ansiedade, assim como o impulso a realizar atos compulsivos para tentar aliviar o estresse. Apesar dos esforços para ignorar ou se livrar de pensamentos ou impulsos incômodos, eles continuam voltando. Isso leva a um comportamento mais ritualístico – o ciclo vicioso do TOC.
O TOC geralmente gira em torno de certos temas – por exemplo, um medo excessivo de se contaminar por germes. Para aliviar o medo de contaminação, você pode lavar compulsivamente as mãos até que elas estejam doloridas e rachadas.
Se você tem TOC, pode ter vergonha sobre a condição, mas o tratamento pode ser eficaz.
A American Psychiatric Association explica que o transtorno obsessivo-compulsivo geralmente inclui obsessões e compulsões. Mas também é possível ter apenas sintomas de obsessão ou apenas sintomas de compulsão. Você pode ou não perceber que suas obsessões e compulsões são excessivas ou irracionais, mas elas tomam muito tempo e interferem em sua rotina diária e no funcionamento social, escolar ou de trabalho.
As obsessões do TOC são pensamentos, impulsos ou imagens repetidos, persistentes e indesejados que são intrusivos e causam angústia ou ansiedade. Você pode tentar ignorá-los ou se livrar deles realizando um comportamento compulsivo ou ritual. Essas obsessões normalmente se intrometem quando você está tentando pensar ou fazer outras coisas.
As obsessões costumam ter temas como:
Exemplos de sinais e sintomas de obsessão incluem:
As compulsões do TOC são comportamentos repetitivos que você se sente impulsionado a executar. Esses comportamentos repetitivos ou atos mentais são destinados a reduzir a ansiedade relacionada às suas obsessões ou evitar que algo ruim aconteça. No entanto, envolver-se nas compulsões não traz prazer e pode oferecer apenas um alívio temporário da ansiedade.
Você pode inventar regras ou rituais para seguir que ajudam a controlar a ansiedade quando você está tendo pensamentos obsessivos. Essas compulsões são excessivas e muitas vezes não estão realisticamente relacionadas ao problema que se pretende resolver.
Assim como as obsessões, as compulsões costumam ter temas, como:
Exemplos de sinais e sintomas de compulsão incluem:
O TOC geralmente começa na adolescência ou na idade adulta jovem, mas pode começar na infância. Os sintomas geralmente começam gradualmente e tendem a variar em gravidade ao longo da vida. Os tipos de obsessões e compulsões que você experimenta também podem mudar com o tempo. Os sintomas geralmente pioram quando você experimenta maior estresse.
Geralmente considerado um transtorno vitalício, o TOC pode ter sintomas leves a moderados ou ser tão grave e demorado que se torna incapacitante.
Informações do NHS apontam que a causa do transtorno obsessivo-compulsivo ainda não é totalmente compreendida. As principais teorias incluem que podem explicar seu desenvolvimento são:
Os fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver transtorno obsessivo-compulsivo incluem:
Há uma diferença entre ser perfeccionista – alguém que exige resultados ou desempenho impecáveis, por exemplo – e ter TOC. Os pensamentos do TOC não são simplesmente preocupações excessivas com problemas reais em sua vida ou gostar de ter as coisas limpas ou organizadas de uma maneira específica.
Se suas obsessões e compulsões estão afetando sua qualidade de vida, consulte um médico para que um diagnóstico adequado seja realizado.
Em nosso próximo artigo, vamos explicar sobre Diagnóstico e Tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Continue acompanhando nosso blog para saber mais.
Quer continuar aprendendo? Leia nossos outros artigos relacionados:
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em Distúrbios do Movimento e Neurogenética.
Informações de contato: Rua Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.
Telefone: (27) 99707-3433