São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Transtorno de Depressão: Sintomas, Causas e Diagnóstico

Dr. Diego de Castro dos Santos11/12/2019
Compartilhe

A Depressão, Transtorno de Depressão ou transtorno depressivo maior, é uma condição de saúde mental caracterizada por:

  1. Sentimento de tristeza
  2. Isolamento
  3. Desesperança

Esses sintomas afetam o modo como a pessoa pensa, sente e funciona. Esta condição interfere na vida diária e na capacidade laboral, interação social e vida íntima.

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, o transtorno de depressão causa uma variedade de sintomas nos indivíduos, sendo o mais comum "um profundo sentimento de tristeza ou uma acentuada perda de interesse ou prazer nas atividades diárias".

Compreender os sintomas e as causas da depressão é o primeiro passo para diagnosticar adequadamente esta condição e propor um tratamento satisfatório. Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre as características do transtorno depressivo e como realizamos seu diagnóstico.

O que é um Transtorno de Depressão?

A Depressão (transtorno depressivo maior) é uma doença médica comum e incapacitante que afeta negativamente como você se sente, pensa e age. Também causa sentimentos de tristeza e / ou perda de interesse pelas atividades. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e diminuir a capacidade de uma pessoa para funcionar no trabalho e em casa.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que 264 milhões de pessoas no mundo possuem depressão. Felizmente, é uma condição tratável.

Sintomas da Depressão

Os sintomas da depressão podem ser diferentes, dependendo de diversas características individuais. Para a maioria das pessoas, o transtorno depressivo muda a forma como elas funcionam no dia-a-dia. Mais comumente, os sintomas de depressão são:

  • Sentir-se triste;
  • Perda de interesse ou prazer em atividades uma vez desfrutadas;
  • Alterações no apetite - aumento ou redução;
  • Dificuldade para dormir ou dormir demais;
  • Perda de energia ou fadiga;
  • Sentir-se inútil ou culpado;
  • Irritabilidade, agitação ou inquietação;
  • Menor desejo sexual;
  • Dificuldade em pensar, concentrar-se ou tomar decisões;
  • Pensamentos de morte ou suicídio;
  • Abstinência de situações sociais e atividades normais;
  • Sintomas físicos inexplicáveis, como dores de cabeça ou no corpo.

Os sintomas devem durar pelo menos duas semanas para o diagnóstico de um transtorno depressivo.

Condições médicas (por exemplo, problemas de tireoide, tumor cerebral ou deficiência de vitaminas) podem imitar os sintomas da depressão, por isso é importante descartar causas médicas gerais.

Sintomas da depressão

Depressão é Diferente de Tristeza ou Luto

A morte de um ente querido, a perda de um emprego ou o término de um relacionamento são experiências difíceis. Como qualquer ser humano, sentimentos de tristeza ou luto são esperados em resposta a essas situações.

O processo de luto e tristeza é natural e único para cada indivíduo. Eles diferem do transtorno depressivo nos seguintes aspectos:

  • No luto, sentimentos dolorosos surgem em ondas, muitas vezes misturados com lembranças do falecido. Um luto pode durar de 6 meses até 01 ano.
  • Na tristeza, a auto-estima é geralmente mantida. Na depressão maior, sentimentos de inutilidade e auto-aversão são comuns.

Distinguir essas situações pode ajudar as pessoas a obter apoio e tratamento adequado.

Causas da Depressão

As causas da depressão não são totalmente compreendidas. Um estudo conduzido em Harvard University aponta que as causas da depressão são múltiplas e variam bastante entre os indivíduos.

Atualmente as duas principais teorias se baseiam na diminuição do metabolismo cerebral do cortex frontal dorsolateral/sistema límbico e alteração dos neurotransmissores como serotonina e noradrenalina. Entre as possíveis causas da depressão, podemos citar:

  • Bioquímica: Alterações nos neurotransmissores cerebrais como serotonina, noradrenalina e dopamina;
  • Genética: A depressão tende a ocorrer nas pessoas da mesma famílias;
  • Personalidade: Pessoas com baixa auto-estima ou pessimistas tem maior probabilidade de sofrer de depressão;
  • Fatores ambientais: Exposição contínua à violência, negligência, abuso ou pobreza;
  • Trauma: Pode causar mudanças a longo prazo na forma como o cérebro responde ao medo e ao estresse;
  • Circunstâncias da vida: O estado civil, as mudanças no relacionamento, a situação financeira;
  • Outras condições médicas:
    • Distúrbios do sono
    • Dor crônica
    • Ansiedade
    • TDAH
    • Hipotireoidismo
    • Medicamentos
  • Uso indevido de drogas e álcool: o álcool também pode piorar os sintomas depressivos.

É muito importante que você entenda que nenhum indivíduo escolhe ter depressão. A depressão é uma doença mental que como a ciência tem demonstrado é causada por uma série de alterações do metabolismo e do funcionamento cerebral. Esteja atento! Uma vez que compreendemos sobre a causa da depressão podemos encarar a doença de frente, receber apoio e apoiar as pessoas que precisam, sem preconceito.

Causas da Depressão
Causas da Depressão

Quem é mais Propenso a Ter um Transtorno de Depressão?

A depressão pode afetar qualquer pessoa - mesmo alguém que parece viver em circunstâncias relativamente ideais. Além disso, a condição pode ocorrer espontaneamente ou ser desencadeada por uma crise na vida, doença física ou outra situação.

Um episódio de depressão pode ocorrer a qualquer momento, mas, em média, aparece pela primeira vez durante o final da adolescência até os 20 anos. As mulheres são mais propensas que os homens a sofrer de depressão.

Diagnóstico

O diagnóstico de depressão é clínico e se baseia nos critérios estabelecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V). Este é um guia de saúde mental para médicos publicado pela American Psychiatric Association.

Para diagnosticar uma pessoa com transtorno de depressão, o médico precisa identificar cinco ou mais sintomas, por pelo menos duas semanas, relacionados aos seguintes aspectos:

  • Padrões de humor
  • Comportamento (como comer e dormir)
  • Sensação de menos valia
  • Depreciação
  • Perda da volição
  • Histórico de saúde familiar
  • Descartar outras condições de saúde que possam imitar a depressão

É importante realizar alguns exames laboratoriais para garantir que não há nenhuma outra doença sistêmica que esteja causando a depressão.

Quando Procurar um Médico

Se você experimentar sintomas de depressão a maior parte do dia por mais de duas semanas, é necessário procurar atendimento médico. Isso é especialmente importante se:

  • você tem sintomas de depressão que não estão melhorando;
  • você tem pensamentos de auto-mutilação ou suicídio;
  • seu trabalho, relacionamentos com amigos e familiares ou interesses são afetados pelo seu humor.

Pode ser difícil para as pessoas com depressão imaginar que algo pode ajudá-las - mas quanto mais cedo você procurar ajuda, mais cedo os sintomas começam a melhorar.

Informar o seu médico sobre seus sintomas e o efeito que estão causando em sua vida. É importante ser o mais aberto possível.

Sua conversa com o seu médico será confidencial. Esta regra só pode ser violada se ele achar que existe um risco significativo de dano a você ou a outras pessoas, e que informar um membro da família ou prestador de cuidados reduziria esse risco.

Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e atua em estimulação magnética transcraniana, uma das formas de tratamento da depressão.

Gostou deste artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!

Continue aprendendo nos nossos artigos:

Dr Diego de Castro Neurologista -Informações de contato:

Endereço: Rua Itapeva, 518 – sala 901 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01332-904

Telefones: (11) 3262-4745 e (11) 98758-7663

Dr Diego de Castro - Neurologista em Vitória Espírito Santo ES

Se você vem enfrentando os sintomas que listamos neste artigo, saiba que sua condição possui tratamentos eficazes e você pode reconquistar sua qualidade de vida, com a ajuda de profissionais de saúde capacitados para este objetivo.

Uma avaliação psiquiátrica e neurológica pode ajudar no diagnóstico adequado, buscando identificar se existe alguma causa neurológica para os sintomas e indicando as possibilidades para o melhor tratamento do seu caso.

Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Telefone: (27) 99707-3433


Referências

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.

One comment on “Transtorno de Depressão: Sintomas, Causas e Diagnóstico”

Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier
error: Content is protected !!
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram