Além do tremor, quais são as indicações do tratamento cirúrgico? Quem Pode e Quem não Pode Fazer a Cirurgia de Parkinson?
Geralmente, a cirurgia de Parkinson vai trazer benefícios para pacientes com muito tremor (quando o tremor não responde adequadamente aos medicamentos), efeito curto da medicação e aqueles que apresentam discinesias, os movimentos involuntários.
Indicações da Cirurgia de Parkinson
Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre as indicações da cirurgia de Parkinson, segundo a Heinrich-Heine-University of Düsseldorf, na Alemanha.
Efeito Curto da Medicação
Para certos pacientes, a doença vai progredindo ao longo do tempo, esses sintomas de lentidão, tremor e rigidez vão piorando até que chega um ponto que, muitas vezes, as medicações sozinhas não são suficientes para gerar uma resposta clínica adequada.
Com isso, o paciente toma o remédio certo e o efeito do remédio fica curto (dura três horas, duas horas, uma hora e meia). Então esse paciente cujos sintomas não estão melhorando, não estão tendo a resposta adequada com medicamento, devem considerar a terapia com cirurgia de estimulação cerebral profunda.
Nossa experiência no Hospital das Clínicas são pacientes que chegam a tomar remédio sete a nove vezes por dia. Esse é um desafio. E apenas trinta por cento dos pacientes consegue tomar as medicações na hora certa.
Presença de Discinesias
Alguns pacientes enfrentam uma complicação da medicação para Parkinson (a levodopa, a popular Prolopa), ao longo do tempo, um movimento involuntário, que nós chamamos de discinesia.
Este é um movimento de torção que geralmente acontece 30 minutos a uma hora e meia após a medicação. E esses pacientes que apresentam discinesia, chega uma hora que precisa realmente do procedimento cirúrgico. A cirurgia diminui a presença desses movimentos involuntários.
Quem não Pode Operar
Os pacientes com menos de 5 anos de doença de Parkinson não são candidatos a cirurgia, só indicamos operar aqueles pacientes a partir de cinco anos de doença de Parkinson, antes disso, a cirurgia não traz benefício.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433