Sabemos que os Exercícios para Parkinson são fundamentais no tratamento. Mesmo que a própria doença dificulte a realização de movimentos. Muitos pacientes não conseguem realizar sua prática por não saber o melhor horário e a frequência recomendada para os exercícios.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e a fisioterapeuta Erica Tardelli explicam sobre o horário e frequência mais recomendados para realizar os exercicios para Parkinson em seu tratamento.
Melhor Hora do Dia para Praticar Exercícios para Parkinson
Você já parou pra pensar que tudo aquilo que é mais importante, a gente faz de manhã, logo depois que acordar?
E no período da noite, geralmente, o paciente com Parkinson consegue recuperar a dopamina e acorda melhor de manhã. Além disso, ele toma o remédio com o estômago vazio e absorve melhor o remédio.
Então, a parte da manhã é o período que ele fica mais destravado e, por esse motivo, é o melhor momento para fazer sua atividade física.
Para você, se movimentar é fundamental, então faça de manhã, porque quando chegar a tarde, o dia já passou, já deu preguiça, tá frio, você não comeu, é perigoso.
Sabemos que, em algumas cidades, ainda há uma dificuldade de encontrar profissionais especializados, mas se você consegue pelo menos fazer uma caminhada, é melhor do que você não fazer nada.
Se você é mais organizado, consegue cumprir suas tarefas, cumprir suas metas, aí você pode preencher a sua tarde com as atividades de reabilitação.
Frequência da Atividade Física
A frequência do aeróbico precisa ser de, no mínimo 150 minutos (2 horas e meia) por semana. Então, você pode dividir meia hora por dia, ou 3 vezes por semana.
Agora, pensando na terapia orientada a tarefa, por exemplo o uso da pista, o uso do treino em dupla tarefa, para uma atividade específica que o paciente tem dificuldade, como virar na cama, levantar do sofá, entrar e sair do carro, se vestir, então todas essas dificuldades que ele tenha, as evidências mostram que o ideal é fazer pelo menos três vezes por semana.
Na Associação, a gente consegue fazer esse treino mais vezes por semana, mas a gente sabe que não é a realidade do Brasil, então a proposta é que você faça dentro da sua possibilidade, pelo menos uma vez por semana junto com um profissional e repita as outras duas vezes em casa. Peça para ele orientar você sobre o que você tem que fazer e repita pelo menos mais duas vezes na semana aquilo tudo que você aprendeu com seu fisioterapeuta.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433