Em nosso organismo, existem receptores canabinoides. Este é o local onde o canabidiol atua no organismo.
Existem diversos tipos de receptores canabinoides: atualmente já conhecemos o C1 e o C2, e estamos estudando e descobrindo outros receptores. A distribuição de receptores em nosso organismo é diversificada: eles estão presentes em algumas regiões específicas do cérebro, mas também nos músculos e em outros órgãos.
Nosso organismo também produz substâncias semelhantes às encontradas na cannabis, que atuam ativando esses receptores, modulando vias de sensibilidade, humor e movimento.
Esse sistema em nosso organismo se chama sistema endocanabinoide. Foi a identificação desse sistema e a descoberta de seu funcionamento que motivou a comunidade científica a estudar os efeitos da cannabis em nosso organismo, especialmente para tratamento.
Conforme artigo publicado na Biological Psychiatry, o SECB compreende uma vasta rede de sinais químicos e receptores celulares que interagem entre si em nosso cérebro e corpo.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Manuelina Brito explicam sobre o sistema endocanabinoide, onde o canabidiol atua no organismo e quais atividades são moduladas por meio desse sistema.
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP especialista em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento. Também é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). Cuida de pacientes com Parkinson e condições neurológicas raras. Também disponibiliza informações para pacientes e familiares. Leia nossos artigos:
Nossa missão é cuidar de pessoas. Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663