Muitos profissionais de saúde têm recomendado a terapia comportamental para tiques como a intervenção de primeira linha para pacientes com gravidade de tique leve a moderada.
Mas qual forma de tratamento é mais indicada para tiques: Terapia ou Medicação? Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Isabella Barcelos explicam sobre os benefícios da terapia comportamental para tiques.
Historicamente, a gravidade dos sintomas dos tiques tem sido gerenciada usando medicamentos psicotrópicos. Apesar de sua eficácia, esses medicamentos são frequentemente acompanhados por efeitos colaterais que podem limitar o uso a longo prazo. Além disso, embora o gerenciamento de medicamentos reduza significativamente a gravidade dos tiques, alguns tiques problemáticos podem permanecer.
Além da farmacoterapia, a terapia comportamental demonstrou sucesso na redução da gravidade dos tiques e pode servir como um tratamento de primeira linha ou mesmo complementar a estratégia de tratamento com farmacoterapia.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos lendo nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433