O Tratamento com Fono para Parkinson é muito importante, especialmente para reduzir os sintomas de hipofonia (voz baixa e dificuldade para falar). A hipofonia está presente em quase 90 por cento dos pacientes com doença de Parkinson, geralmente manifestando-se depois de cinco anos e meio a 6 anos após o diagnóstico e dos sintomas motores.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e a Fonoaudióloga Giovana Diaferia explicam sobre o tratamento com fono para Parkinson e como ele ajuda a melhorar a dificuldade com voz e fala desses pacientes.
Hipofonia na Doença de Parkinson
A hipofonia pode começar a manifestar-se em até cinco anos e meio a 6 anos após o diagnóstico.
O paciente começa a articular os sons da fala mais fechados, vai ter uma articulação que a gente chama de uma articulação travada, fechada, e os fonemas vão sair com uma imprecisão articulatória. Então, ao falar com as pessoas, ele não consegue falar com segurança, vai ficando cada vez mais inseguro.
A hipofonia vem de uma alteração das cordas vocais, das pregas vocais, porque elas não tem um fechamento glótico completo. As pregas vocais são dois músculos que ficam paralelos ao solo, aqui na laringe. Para gerarem o som, elas precisam tocar uma na outra quando o ar que saiu do pulmão passa por elas. E na doença de Parkinson, esse fechamento não é completo, o que a gente chama de fenda fusiforme.
Isso vai tornar a qualidade vocal mais soprosa, uma voz mais baixa, o paciente vai falar cansado porque escapa ar pela fenda fenda fusiforme, a fenda característica da doença de Parkinson.
Tratamento com Fono para Parkinson
A Fono vai atuar para melhorar esse fechamento glótico, combatendo a fraqueza muscular com exercícios de esforço fonatório, exercícios atualmente muito divulgados, com muitas pesquisas na área que é o The Lee Silverman Voice Treatment, desenvolvido por um grupo de fonoaudiólogos americanos para tratamento de pacientes com doença de Parkinson.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433