São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Tratamento da Sialorreia (Salivação Excessiva) com Aplicação de Toxina Botulínica em Glândulas Salivares

Dr. Diego de Castro dos Santos17/07/2019,
Compartilhe

A Sialorreia (salivação excessiva) é um sintoma presente em diversas condições neurológicas e tem como melhor tratamento a aplicação de toxina botulínica (Botox) nas glândulas salivares, juntamente com a reabilitação fonoaudiológica.

Em Nosso artigo "Sialorreia - Salivação excessiva - Saiba Mais" você pode aprender mais sobre causas e consequências da sialorreia. Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP explica o tratamento da sialorreia e a importância da  aplicação de botox nas glândulas salivares e outras terapias nessa condição.

A Sialorreia ou Salivação Excessiva

Segundo pesquisa da Revista Toxins, a sialorréia é conhecida como “babar muito, babação” ou “salivação excessiva” e é uma condição que tem grande impacto social na vida dos pacientes com doenças neurológicas.

Por vezes, a salivação excessiva é uma condição transitória comum que não requer tratamento. Isso ocorre em bebês, inflamações nas glândulas salivares ou com alguns medicamentos.

No entanto, nas doenças neurológicas a salivação excessiva acontece por dois mecanismos:

  1. Aumento da produção de saliva pelas glândulas salivares
  2. Dificuldade de depuração de saliva (dificuldade de engolir).

Em ambas situações, a aplicação de botox para sialorreia é um dos tratamentos considerados. Entre as doenças neurológicas que mais se beneficiam dessa terapia estão:

  • Paralisia Cerebral Infantil
  • Doença de Parkinson
  • Esclerose Lateral Amiotrófica
  • Acidente Vascular Cerebral
  • Paralisia Supranuclear Progressiva
  • Alzheimer em fase avançada
  • Degeneração Corticobasal
  • Câncer de Cabeça e Pescoço
  • Doenças Neuromusculares
  • Distúrbios da Cognição

Quando o aumento da saliva é em pequena quantidade, exercícios fonoaudiológicos podem ser suficiente. No entanto, o tratamento da sialorréia com aplicação de botox pode ser necessário quando:

  • A sialorreia é contínua e em grandes quantidades.
  • Há impacto na qualidade de vida
  • Tosse frequente
  • Risco de aspiração e pneumonia
  • Vontade do indivíduo

No tratamento da salivação excessiva, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais oferecem educação aos pacientes e melhoram o efeito da aplicação de toxina botulínica nas glândulas salivares (ver vídeo):

Tratamento do Excesso de Saliva com Aplicação de Toxina Botulínica

A sialorreia pode ser difícil de tratar. Pesquisas do Queen Square UK evidenciam que o tratamento com melhor resultado é a aplicação de toxina botulínica nas glândulas salivares associada a reabilitação com fonoaudiologia.

Segundo a American Family Physician, o tratamento da sialorreia inclui:

  • Mudanças na dieta ou hábitos
  • Exercícios motor-orais
  • Dispositivos intra-orais de treinamento palatino
  • Medicações
  • Aplicação de toxina botulínica em glândulas salivares
  • Cirurgia ou radiação das glândulas salivares

Os medicamentos para a sialorreia diminuem a ação do neurotransmissor acetilcolina (medicamentos anticolinérgicos), reduzindo a produção e secreção de saliva. Entre os medicamentos que podem ajudar a diminuir a saliva:

  • Colírio de Atropina sublingual
  • Medicamentos orais como escopolamina, amitriptilina
  • Substancia tópicas como o gel de propantelina

Muitos pacientes têm pouca tolerância a esses medicamentos, devido a seus efeitos colaterais, incluindo retenção de urina, constipação e dor de cabeça.

Segundo a American Academy of Cerebral Palsy, tratamentos mais invasivos incluem cirurgia ou radiação, que oferecem resultados mais permanentes, porém com mais efeitos colaterais.

A radiação é raramente aplicada e reservada para idosos ou doenças em fase muito avançada que não são candidatos a cirurgia ou outros tratamentos.

Aplicação de Botox no Tratamento da Sialorreia

  • A aplicação de Botox ® (toxina botulínica) nas glândulas salivares de pacientes neurológicos é uma excelente forma de tratamento da sialorréia e tem o objetivo de diminuir a produção de saliva.
  • A aplicação de botox é igualmente eficaz para a sialorréia causada por falhas no controle muscular quanto para as doenças em que há aumento da produção de saliva.
  • Para sialorreia, o botox é aplicado nas glândula parótidas e submandibulares direita e esquerda responsáveis por 80% da produção de saliva humana.
  • A glândula parótida está situada sobre a mandíbula próximo à orelha e a glândula submandibular situa-se na mandíbula próxima ao queixo.
  • O botox é aplicado em cada glândula através de palpação e referências anatômicas ou guiado por ultrassom.
  • A toxina botulínica gera uma melhora de cerca de 80% da salivação excessiva.
  • Um pouco de saliva ainda é produzida pela glândula salivar sublingual que não recebe aplicação (tamanho muito pequeno).
  • O efeito do botox sobre as glândulas salivares é temporário e dura até três ou quatro meses. Após esse período é necessário reaplicar a medicação.

Neste vídeo, veja o posicionamento das glândulas e os locais onde a toxina botulínica é aplicada:

Tratamento da Sialorreia com Fonoaudiologia

Modalidades utilizadas pela Fonoaudiologia para tratamento da sialorreia melhoram a consciência bucal e o controle motor e incluem:

  • Técnicas de posicionamento
  • Terapias orais-motoras
  • Melhorar as habilidades de comer e beber
  • Fonoterapia
  • Biofeedback
  • Reforço positivo e negativo.

Segundo pesquisa publicada na Revista Acta Fisiatrica, a aplicação de botox nas glândulas salivares diminui a produção de saliva enquanto a fonoaudiologia ajuda na sua deglutição.

Os métodos de reforço, que são comportamentos sugeridos, como estimular os pacientes a engolir e enxugar o rosto e desestimular a boca aberta, sao usados ​​como adjuvantes da terapia fonoaudiológica.

O exame neurológico é importante no planejamento da terapia, investigando o nível de alerta, capacidade de deglutição, habilidades motoras, e disfunção sensorial do paciente.

Estado nutricional, postura da cabeça e estado emocional também são avaliados, fornecendo informações para o fonoaudiólogo sobre as condições do paciente, seu prognóstico e técnicas que necessitam de foco durante o tratamento.

Tratamento da Salivação Excessiva com Trabalho Multidisciplinar

Geralmente, nenhuma abordagem única é eficaz e nenhum profissional que se dedica a doenças neurológicas consegue produzir algum resultado sozinho. O trabalho multidisciplinar e o cuidado conjunto são fundamentais para as doenças neurológicas.

No caso da sialorreia, distúrbios de fala e deglutição o acompanhamento conjunto de neurologistas e fonoaudiológico é indispensável na reabilitação.

Tratamento da salivação excessiva com abordagens comportamentais e terapia fonoaudiológica sozinhas raramente são curativas, enquanto medicações sistêmicas e abordagens cirúrgicas isoladas podem ter efeitos adversos graves e de longo prazo.

Neste sentido, a toxina botulínica amplia os horizontes e traz a possibilidade de maiores benefícios com menores riscos ao paciente, facilitando a realização da terapia fonoaudiológica.

Leia outros artigos sobre trabalho multidisciplinar e reabilitação de doenças neurológicas:

Aplicação de botox para salivação excessiva Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e se dedica a reabilitação de pacientes com doenças neurológicas. É especialista em doenças raras de origem neurogenética e na reabilitação neurológica por meio de neuromodulação (Estimulação Cerebral Profunda) e aplicação de Toxina Botulínica.

No Serviço de Especialidades Neurológicas, com unidades em Vitória - ES e São Paulo, oferece um serviço de qualidade de assistência para melhorar a de vida de pacientes que sofrem com um sintoma tão debilitante como a sialorreia.

Para saber mais sobre a nossa abordagem ao tratamento da sialorreia, veja abaixo nossas informações de contato para agendamento de consultas:

Dr Diego de Castro Neurologista: Rua Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista
São Paulo - SP, 01332-904

Telefone: (11) 3262-4745 / (11) 98758-7663

Tratamento da Sialorreia com Botox em Vitória - Dr Diego de Castro Neurologista

A aplicação de toxina botulínica em Vitória também está disponível em consultório. Veja nosso local de atendimento e telefone no Espírito Santo.

Endereço: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Telefone: (27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier
error: Content is protected !!
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram