A prática de atividades físicas na doença de Alzheimer pode ter um impacto significativo no bem-estar do paciente. O exercício é benéfico para a saúde física e mental e pode melhorar a qualidade de vida das pessoas em todas as fases da doença.
Este artigo explica porque ser fisicamente ativo é importante para pessoas com demência e fornece exemplos de atividades físicas adequadas para pessoas em diferentes estágios da condição.
Navegação pelo Artigo
Muitas pesquisas científicas apontam o benefício da prática de atividades físicas na doença de Alzheimer. Do ponto de vista prático, é importante considerar a idade, as habilidades e o tipo de demência apresentado, bem como suas necessidades e preferências, quando realizam exercícios físicos. Pessoas mais jovens com esse tipo de distúrbio podem ser capazes de realizar uma maior quantidade de atividade física.
A atividade física cria oportunidades valiosas para socializar e pode ajudar a melhorar e manter a independência de uma pessoa. Isso é benéfico para as pessoas com demência e seus cuidadores. O engajamento em atividades físicas também pode melhorar a autoestima e o humor, o que pode contribuir para o bem-estar.
A seguir, apresentamos algumas opções de atividades para pessoas em cada estágio da doença:
As pessoas nos primeiros estágios da demência podem não experimentar novas dificuldades nos esportes e em outras atividades físicas de que gostam. Eles devem ser encorajados a continuar essas atividades sempre que possível. Quando uma pessoa está se exercitando, seu cérebro está se estruturando de inúmeras maneiras, de forma que aprender, lembrar com mais facilidade e reduzir o estresse tornam-se mais fáceis. A prática também torna-a mais alerta, criativa, motivada e perspicaz: melhorando o seu humor enquanto ajuda a superar a ansiedade e a depressão. Nosso artigo: "Atividade Física e Cérebro – Saiba Mais!" explica com mais detalhes essa influência benéfica da atividade física na função cerebral.
Não há uma definição exata para a quantidade certa de exercício para pessoa nos estágios iniciais da demência. Por exemplo, uma caminhada diária até as lojas locais e tarefas domésticas ou de jardinagem já podem ser um bom começo. Abaixo estão alguns exemplos dos tipos de exercícios que podem trazer benefícios:
Permanecer móvel pode reduzir a necessidade de supervisão constante de um cuidador. Também pode minimizar a necessidade de certas adaptações, como banheiras ou elevadores de escada.
As pessoas nos últimos estágios da demência devem ser encorajadas a se movimentar regularmente e trocar de cadeira, por exemplo, ao tomar uma bebida ou uma refeição. Deve haver oportunidades para se sentar sem apoio (na medida do possível) com supervisão diária. Uma rotina diária envolvendo a movimentação pela casa pode ajudar a manter a força muscular e a flexibilidade das articulações. Veja a seguir alguns exercícios sugeridos nos últimos estágios da demência:
É importante exercitar apenas o quanto a condição física atual permitir. Excesso de exercício pode ser ruim para sua saúde. Se sentir dor ou se sentir mal durante a prática, ou após aumentar os níveis de atividade, deve-se parar o exercício e procurar orientação médica.
As pessoas que não participaram de algum exercício regular durante algum tempo, ou aquelas com certos problemas de saúde, devem considerar procurar orientação médica. Fale com seu médico, fisioterapeuta ou profissional de educação física antes de iniciar qualquer novo exercício.
Em outros artigos, abordamos também os benefícios da prática de atividades físicas em outras condições neurológicas. Para saber mais, acesse:
Dr Diego de Castro tem como objetivo ajudar seus pacientes que apresentam uma condição neurodegenerativa a melhorar sua função, minimizar sua necessidade de medicamentos e alcançar uma melhor qualidade de vida.
Entendemos que a sintomatologia de cada paciente é única. Por isso, abordamos planos de tratamento individualizados, porém abrangentes de gerenciamento dos sintomas que afetam todos os aspectos da vida de uma pessoa com a doença de Alzheimer. Leia também: Como Cuidar de uma Pessoa com Alzheimer.
Para agendar uma consulta, veja abaixo nossas informações de contato:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Posts Relacionados: