Segundo o NHS, Fibromialgia é uma doença crônica complexa que se caracteriza por dor musculoesquelética generalizada ou regional, juntamente com fadiga, distúrbios do sono, transtornos de humor e comprometimento cognitivo. Esses sintomas afetam seriamente o estado psicológico, a qualidade de vida e a situação financeira do paciente.
Ainda conhecemos pouco sobre as causas da fibromialgia, mas já compreendemos que os pacientes têm um sistema nervoso central hiperexcitável, que causa resposta em forma de dor a estímulos típicos não nocivos.
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), um método não invasivo de modulação neurocentral, vem mostrando-se benéfica na redução da dor crônica resistente ao tratamento, incluindo a fibromialgia.
Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre a estimulação magnética transcraniana (EMT) como tratamento para fibromialgia.
Navegação pelo Artigo
Conforme informações da American Academy of Family Physicians, a fibromalgia é uma síndrome comum na qual uma pessoa tem dor, rigidez e sensibilidade a longo prazo nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles, por todo o corpo. Também tem sido associada a sintomas como:
A causa exata da fibromialgia ainda é desconhecida. No entanto, acredita-se estar relacionado a:
Em nosso artigo: "Entenda a Fibromialgia, seu Desafio Diagnóstico e Estratégias de Tratamento", explicamos em mais detalhes as causas e sintomas desta condição.
Artigo publicado na Medicine explica que a EMT juntamente com a Estimulação Cerebral Profunda e a Estimulação Elétrica Transcraniana são modalidades terapêuticas denominadas Neuromodulação. Essas técnicas são utilizadas como tratamento para diversas condições neurológicas e psiquiátricas, pois têm a capacidade de atuar como moduladores das atividades cerebrais, melhorando sua função em indivíduos doentes.
Do inglês Transcranial Magnetic Stimulation (TMS), a Estimulação Magnética Transcraniana é um procedimento médico não-invasivo, simples de ser aplicado e capaz de estimular o cérebro de forma indolor.
O princípio da Estimulação Magnética Transcraniana consiste em:
Durante a sessão, uma bobina eletromagnética é posicionada contra o couro cabeludo. A bobina contém um eletroímã que produz pulsos magnéticos. Esses, por sua vez, são direcionados para uma região cerebral de interesse e estimulam as células nervosas cerebrais, possibilitando a ativação ou a inibição das funções cerebrais.
Este procedimento não causa convulsões e também não necessita de sedação com anestesia.
Segundo artigo publicado no Official Journal of the International Federation of Clinical Neurophysiology, a EMT é uma das abordagens recomendadas para o tratamento da fibromalgia.
O princípio básico da EMT no tratamento da fibromalgia é limitar a atividade das regiões que causam dor, modulando a excitabilidade cerebral. Os mecanismos da EMT também incluem o aumento da liberação endógena de opioides e a geração de alterações neuroplásticas nas vias da dor.
Como o uso prolongado de drogas analgésicas não é apenas propenso à dependência, mas também tem muitos efeitos colaterais, a estimulação magnética transcraniana (EMT) é considerada um método seguro e não invasivo na terapia da dor.
Dependendo da área cerebral estimulada e dos parâmetros de ajuste da EMT (especialmente frequência), pode ter vários efeitos terapêuticos. Atualmente, as principais áreas cerebrais visadas pela EMT na dor são:
De acordo com artigo publicado na Frontiers in Human Neuroscience, para cada condição de saúde, é estabelecido um protocolo diferenciado de aplicação, que inclui parâmetros de estimulação, intensidade do estímulo magnético, direção de posicionamento no crânio, tempo necessário para as sessões e duração do tratamento.
Entenda o passo a passo da Estimulação Magnética Transcraniana na fibromalgia:
Geralmente, a primeira melhora que se manifesta é a qualidade do sono por volta da 5° sessão. Além disso, os pacientes manifestam diminuição gradual da dor e melhora da qualidade de vida. Essa melhoria ganha força ao longo do tempo.
Dr Diego de Castro é Neurologista e neurofisiologista pela USP e cuida de pessoas com diferentes condições neurológicas por meio de estimulação magnética transcraniana e outras técnicas de neuromodulação.
Saiba mais sobre fibromialgia e outras condições neurológicas, lendo nossos artigos:
Nossas informações de contato:
Rua Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista
São Paulo - SP, 01332-904
(11) 3504-4304
Em Vitória Espírito Santo, estamos estruturando um serviço de Estimulação Magnética Transcraniana para tratamento da depressão.
Entre em contato com Dr Diego de Castro Neurologista para uma avaliação no endereço abaixo:
Avenida Americo Buaiz, 501 - Victória Office Tower - Torre Leste - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
(27) 99707-3433