A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é um dos distúrbios do sono mais comuns. Este distúrbio ocorre quando o indivíduo apresenta uma interrupção da respiração normal durante o sono.
Apneia Obstrutiva do Sono é uma condição que pode afetar a capacidade de uma pessoa realizar com segurança as atividades diárias e também a sua saúde a longo prazo.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Leticia Soster explicam sobre a apneia do sono e suas consequências cognitivas e cardiovasculares.
Durante o sono, perdemos o controle voluntário da respiração, ou seja, o quanto conseguimos puxar o ar. A respiração fica no automático, apenas com o controle cerebral. Isso significa que não conseguimos determinar a intensidade da respiração.
Com o passar do tempo, a musculatura da garganta vai ficando mais fraca, respondendo menos aos comandos cerebrais durante o sono. Dessa forma, o espaço para o ar vai ficando mais estreito, termo que chamamos "colabar".
Isso não acontece enquanto estamos acordados, mesmo com a musculatura mais fraca, porque temos um controle maior sobre a intensidade da respiração.
Essa redução na respiração reduz a oxigenação cerebral e pode levar a complicações cardiovasculares. De forma intermitente, ou seja, várias vezes ao longo da noite aumenta o nível de estresse oxidativo, colocando o organismo em um estado pró inflamatório.
Existem também consequências cognitivas:
O diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono é realizado por um médico neurologista ou por otorrinos e psiquiatras que tenham experiência em medicina do sono.
Aprofunde seus conhecimentos sobre o sono e os distúrbios que o afetam, lendo nossos artigos:
Rua Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista
São Paulo - SP, 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663
Avenida Americo Buaiz, 501 - Victória Office Tower - Torre Leste - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433