A atrofia de múltiplos sistemas (AMS) é um distúrbio neurodegenerativo raro, progressivo, fatal. Existem dois tipos principais: o tipo parkinsoniano (AMS-P) e o tipo cerebelar (AMS-C).
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dr Gustavo Franklin explicam sobre a atrofia de múltiplos sistemas tipo C.
A atrofia cerebelar é devida à degeneração da atrofia da região cerebral chamada olivopontocerebelar. A ataxia cerebelar é a principal característica do tipo AMS-C.
Os sintomas cerebelares são observados em 100% dos pacientes com AMS-C em comparação com 54% dos pacientes com AMS-P. Às vezes, pode ser um desafio para diferenciar de outros distúrbios semelhantes, como ataxia cerebelar. Embora compartilhem sintomas comuns, pessoas com ataxia não possuem parkinsonismo e sintomas ortostáticos, que são os principais achados da AMS-C.
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP especialista em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento. Dr Diego de Castro também é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).
É muito comum pacientes com um suposto diagnóstico de Parkinson evoluirem com piora e ausência de resposta a tratamentos convencionais. Na verdade, este é um sinal de que o caso precisa ser melhor investigado. Nessa situação, há uma grande possibilidade de um diagnóstico de parkinsonismo, principalmente das formas atípicas.
Gostou deste vídeo? Compartilhe com amigos! Siga-nos nas redes sociais.
Aprofunde seu conhecimento lendo outros artigos:
Nossos endereços para atendimento presencial:
Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304