A Cirurgia para Síndrome de Tourette é um procedimento indicado para aqueles casos mais graves, em que a pessoa perde sua capacidade funcional devido à falta de controle dos tiques.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre a Cirurgia para Síndrome de Tourette, como o procedimento é realizado e os benefícios da técnica.
Terapias cirúrgicas para a síndrome de Tourette têm sido usadas desde o início da década de 1960. Os procedimentos ablativos foram inicialmente utilizados para atingir áreas específicas do cérebro mas essas abordagens demonstraram resultados clínicos inconsistentes.
Segundo artigo publicado no JAMA, a Estimulação Cerebral Profunda (DBS) para Síndrome de Tourette é uma terapia cirúrgica que começou a ser realizada a partir de 1999. A técnica usa um dispositivo implantável para fornecer estimulação elétrica para estruturas cerebrais específicas e cuidadosamente direcionadas.
A estimulação cerebral profunda é uma cirurgia segura e está associada a melhoras clínicas, especialmente no evento motor do tique, ou seja, não tem efeito sobre ansiedade, depressão, TOC ou outras condições associadas ao tique.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos lendo nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433