Como já abordamos em vídeos anteriores, a terapia é o ponto fundamental do tratamento de tiques. Mas em alguns casos, podemos utilizar medicamentos para tratar tiques. Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Isabella Barcelos explicam sobre os medicamentos usados para tratamento de tiques e quando é indicado utilizar esta abordagem terapêutica.
O seguinte deve ser considerado ao decidir sobre o tratamento com medicamentos:
O medicamento mais utilizado é a clonidina, que ajuda muitas crianças e, o mais importante, tem efeitos colaterais leves. Este medicamento atua no cérebro. Em algumas crianças com Tourette e / ou TDAH, o cérebro pode ser superativado. Como resultado, há movimento extra (hiperatividade e tiques), agitação ou ansiedade, falta de atenção e / ou sono ruim. A clonidina "diminui o volume" dessa resposta cerebral.
Entretanto, os medicamentos não curam os tiques. Como os tratamentos para outros problemas comuns, melhoram os sintomas, mas não curam a condição.
Os medicamentos raramente reduzem os tiques em mais de 50%. Mesmo com medicação, os tiques provavelmente serão notados por outras pessoas.
Escolher o medicamento certo é um "processo de tentativa e erro". Nenhum medicamento único funciona para todos, e todos os medicamentos têm possíveis efeitos colaterais. Os efeitos colaterais às vezes são piores do que os tiques.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos lendo nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433