A Depressão em Pessoas com Parkinson é um sintoma muito comum. Cerca de 50% dos pacientes sofrem de depressão ou ansiedade.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP fala sobre a Depressão em Pessoas com Parkinson, porque ela acontece e como podemos tratar o sintoma.
Pessoas com qualquer doença crônica (a longo prazo) podem ter depressão. Essas doenças podem desencadear fortes sentimentos sobre sintomas, limites físicos e a possibilidade de morte. Por este motivo, por muito tempo, pensávamos que a tristeza em pessoas com Parkinson estava relacionada aos sentimentos de conviver com a doença.
Mas os fundamentos para a depressão na doença de Parkinson podem ser ainda mais profundos, já que a doença afeta os componentes químicos no cérebro. Essas mudanças podem levar a transtornos de humor como depressão, ansiedade, apatia e falta de motivação.
Muitas pessoas obtêm um alívio considerável dos sintomas por meio da psicoterapia e mudanças no estilo de vida. Mas quando necessário, o uso de medicamentos também pode ser prescrito.
Como a depressão pode piorar os sintomas da doença de Parkinson, é importante identificar e tratar este sintoma o mais rápido possível. Ao tratar seus sentimentos de tristeza ou transtornos do humor, também podemos melhorar a adesão ao tratamento e outros sintomas do Parkinson.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433