Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre a possibilidade da miastenia gravis ocular evoluir para generalizada e como podemos reduzir a chance dessa evolução.
Miastenia gravis é uma condição que causa fraqueza de músculos específicos no corpo.
A miastenia gravis ocular afeta apenas os músculos que movem os olhos e as pálpebras. Os sintomas da miastenia gravis ocular incluem visão dupla (ver duas imagens em vez de uma), dificuldade de foco e pálpebras caídas.
Por outro lado, a miastenia gravis generalizada afeta os músculos de todo o corpo. Além dos sintomas visuais, a miastenia gravis generalizada pode causar dificuldade para falar, dificuldade para engolir e fraqueza nos braços ou pernas.
Para cerca de metade dos pacientes com miastenia gravis, os primeiros sintomas são visuais. Cerca de 15% desses pacientes permanecerão apenas com sintomas visuais, mesmo anos após o diagnóstico. Nos outros 85% dos pacientes, no entanto, os sintomas de fraqueza se desenvolverão em outra parte do corpo, geralmente nos próximos três anos. Nesse momento, esses pacientes são considerados portadores de miastenia gravis generalizada.
O início precoce do tratamento pode reduzir a chance da miastenia gravis ocular evoluir para generalizada.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em eletroneuromiografia e Miastenia gravis. Cuida de pacientes com miastenia e outras condições neurológicas raras.
Também disponibiliza informações para pacientes e familiares. Leia nossos artigos:
Gostou desse vídeo? Compartilhe com amigos! Siga-nos nas redes sociais para saber mais!
Nossos endereços para atendimento presencial:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433