Um dos aspectos que chama muito a atenção dos pacientes e familiares é a Perda de Equilíbrio na Doença de Parkinson. Infelizmente, a terapia medicamentosa não tem muito efeito sobre essas alterações, mas existem outras estratégias que podemos utilizar para postergar a chegada dessa fase na doença.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e a fisioterapeuta Érica Tardelli explicam sobre o que causa a Perda de Equilíbrio na Doença de Parkinson e o que podemos fazer para tratar este sintoma.
Perda de Equilíbrio na Doença de Parkinson
Conforme passam os anos, a morte de neurônios na doença de Parkinson progride, e com cerca de 8 a 10 anos de doença, o paciente começa a apresentar problemas de equilíbrio.
A perda de equilíbrio em pacientes com Parkinson acontece devido à perda neuronal na região cerebral chamada nucleo pedunculopontino, que produz o neurotransmissor acetilcolina. E, por este motivo, as alterações de equilíbrio não respondem à terapia medicamentosa que utilizamos na doença de Parkinson.
Nós reforçamos tanto a recomendação de procurar um fisioterapeuta logo nas fases iniciais da doença de Parkinson, para que a prática ajude a postergar o máximo possível essas alterações de equilíbrio.
Muitas vezes, quando o paciente procura a fisioterapia nos estágios mais avançados, já pode ter perdas significativas que dificultam seguir a demanda das práticas e aí há muito pouco a se realizar para retardar o avanço da doença.
Benefícios do Tango
Em 2012 foi realizado um estudo muito importante sobre os benefícios do Tango como prática de atividade física para pessoas com Parkinson. Como esta dança tem um ritmo muito marcado, ela pode ser efetiva para ajudar a destravar o freezing, assim como para melhorar o equilíbrio dos pacientes.
É possível utilizar muitas estratégias de tratamento para o Parkinson, além do remédio. Procure conversar com seu médico e com seu fisioterapeuta sobre práticas prazerosas que podem ajudar em seu tratamento.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433