São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Paralisia Cerebral Espástica - Características, Tipos e Sintomas

Dr. Diego de Castro dos Santos02/09/2020
Compartilhe

Segundo o NHS, Paralisia Cerebral Espástica é um distúrbio do desenvolvimento causado por danos no cérebro antes do nascimento, durante o parto, ou nos primeiros anos de vida, que impede o desenvolvimento normal da função motora.

Existem diferentes tipos de paralisia cerebral. A forma espástica é a mais comum. Outros tipos de paralisia cerebral podem levar a movimentos anormais (forma discinética) ou problemas com equilíbrio e caminhada (forma atáxica).

Neste artigo, Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica especificamente sobre a forma espástica da Paralisia Cerebral.

Características da Paralisia Cerebral Espástica

Segundo a Cerebral Palsy Group, paralisia cerebral espástica consiste em problemas de movimento e equilíbrio, devido a uma lesão no córtex motor do cérebro.

Às vezes, a paralisia cerebral é notada logo após o nascimento, mas em outras crianças, não será notada até alguns anos depois.

Bebês com paralisia cerebral são lentos para rolar, sentar, engatinhar ou andar, e podem parecer fracos e ter dificuldade para firmar a cabeça.

Quando notada posteriormente, é caracterizada por:

  • Tônus muscular anormal
  • Reflexos e coordenação motora prejudicados
  • Músculos enrijecidos (espasticidade)
  • Espasmos e outros movimentos involuntários
  • Caminhada instável
  • Problemas com equilíbrio e caminhada atáxica.
Coordenação Motora

Como Ocorre a Paralisia Cerebral Espástica

Segundo a Cerebral Palsy Alliance, os músculos precisam de tônus suficiente para manter a postura correta, permitir a caminhada e manter a flexibilidade. As fibras nervosas motoras, através da medula espinhal, interagem com os músculos para ajudar a controlar o tônus muscular.

Na paralisia cerebral espástica, danos cerebrais no córtex motor, região responsável por planejar e controlar o movimento, afetam este controle, causando problemas com a coordenação e o movimento, principalmente nos braços e pernas. Isso influencia a forma como a medula espinhal e os nervos reagem, o que faz com que os músculos fiquem tensos e espásticos.

Tipos de Paralisia Cerebral Espástica

Conforme o U.S. Department of Health Human Services, existem 3 tipos principais de paralisia cerebral, classificados com base na localização dos sintomas.

Tetraplegia Espástica

Também chamada Quadriplegia espástica, é um tipo específico de paralisia cerebral espástica que se refere à dificuldade em controlar os movimentos nos braços e pernas.

A quadriplegia espástica normalmente afetará todo o corpo, mesmo que o nome se refira aos quatro membros do corpo. Os músculos faciais e o núcleo do corpo são incapazes de desempenhar suas funções normais devido à intensa quantidade de tensão muscular.

Diplegia Espástica

Esta forma de paralisia cerebral afeta ambas as pernas, em vez de todo o corpo. Cerca de uma em cada cinco crianças com PC tem diplegia espástica, que também é conhecida como Doença de Little, em homenagem ao médico que escreveu pela primeira vez sobre esta forma de paralisia cerebral.

As crianças com essa forma apresentarão sinais e sintomas nos primeiros anos, e muitos dos mesmos sintomas que uma criança com quadriplegia irá exibir.

Hemiplegia Espástica

Normalmente, a extremidade superior é mais afetada do que a extremidade inferior. Esta forma prejudica a capacidade do cérebro de enviar sinais nervosos adequados para os músculos.

Sinais e Sintomas

A Mayo Clinic aponta que os sinais e sintomas da paralisia cerebral espástica são diferentes para cada criança, dependendo da gravidade da lesão cerebral e de quaisquer distúrbios que possam estar presentes.

Em geral, os sintomas mais comuns são:

  • Músculos rígidos e contraídos (hipertonia) em um ou ambos os lados do corpo
  • Movimentos exagerados
  • Mobilidade limitada
  • Marcha anormal
  • Joelhos cruzados
  • As articulações não se estendem totalmente
  • Andar na ponta dos pés
  • Contraturas
  • Reflexos anormais

Problemas como deficiência auditiva e visual também podem apresentar-se, mas não estão diretamente relacionados com a paralisia cerebral; são causados pela lesão inicial durante o nascimento.

Nos primeiros anos de vida de uma criança, pode ser muito difícil reconhecer os sinais de paralisia cerebral. Isso ocorre porque os sintomas normalmente não se apresentam até que uma criança comece a perder marcos de desenvolvimento. Durante a infância, muitas crianças tendem a exibir alguns dos mesmos reflexos irregulares associados à PC espástica. Pode levar até 5 anos de idade antes que um diagnóstico completo de paralisia cerebral seja alcançado.

Continue acompanhando nosso blog! No próximo artigo, vamos abordar os procedimentos diagnósticos e para tratamento da Paralisia Cerebral Espástica.

Aumente seus conhecimentos sobre a paralisia cerebral. Veja nossos outros artigos sobre este assunto:

Para saber mais sobre a nossa abordagem ao tratamento da paralisia cerebral, veja abaixo nossas informações de contato para agendamento de consultas:

Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista Aplicação de Botox em Vitória

Dr Diego de Castro Neurologista SP se dedica a reabilitação de pacientes com doenças neurológicas.

Durante a especialização em Neurologia na Universidade de São Paulo, decidiu prosseguir em aprimoramento no diagnóstico de doenças raras de origem neurogenética e na reabilitação neurológica por meio de neuromodulação (Estimulação Cerebral Profunda) e aplicação de Toxina Botulínica.

No Serviço de Especialidades Neurológicas, com unidades em Vitória – ES e São Paulo, oferece um serviço de qualidade de assistência para melhorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam o desafio de conviver com uma doença neurológica.

Dr Diego de Castro Neurologista em Vitória: Avenida Americo Buaiz, 501 - Victória Office Tower - Torre Leste - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
(27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram