O Congelamento de Marcha pode ser um sintoma comum de Parkinson. As pessoas descrevem como se seus pés pareçam "colados" no chão, de repente. E elas não conseguem caminhar por alguns segundos ou minutos. Este é um grave fator de risco para quedas, que reduz a qualidade de vida e a probabilidade de vida independente.
Também chamado de Freezing, o congelamento de marcha pode piorar se você estiver se sentindo ansioso, estressado ou se perder a concentração. O congelamento também é mais provável de acontecer em estágios avançados do Parkinson.
Segundo artigo publicado na Frontiers in Neurology, a estimulação da medula espinhal tem sido usada para o tratamento da dor crônica há quase cinco décadas, com alto grau de eficácia e baixa incidência de eventos adversos.
Estudos experimentais estão sendo conduzidos para avaliar a eficácia da estimulação medular como terapia para disfunção motora e de marcha em estados parkinsonianos, em especial o congelamento da marcha.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre os resultados de três estudos que já temos até o momento sobre a estimulação medular como tratamento do congelamento de marcha na doença de Parkinson.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433