Uma das formas de Distonia da Mão é a Cãibra do Escrivão. A Cãibra do Escrivão ocasiona uma postura anormal da mão, dedos ou do braço, involuntária, desencadeada especificamente pela tarefa de escrever.
Segundo a Dystonia Medical Research Foundation, denominamos distonia focal, quando as contrações involuntárias afetam uma parte específica do corpo. Alguns indivíduos podem apresentar a postura ou tremor apenas quando executam alguma determinada ação - a esse fenômeno chamamos distonia tarefa específica. Assim, a Cãibra do Escrivão é uma distonia focal tarefa específica.
É comum que os pacientes mudem o jeito de escrever, utilizem algum apoio ou artifício para tentar minimizar a postura anormal. Chamamos essas modificações na forma de escrever de truques sensitivos.
O exame neurológico identifica esses fatores além de determinar os músculos que contraem de modo anormal. É interessante observar que durante o exame neurológico, não observamos nenhuma alteração no paciente. Para identificar a Cãibra do Escrivão, é necessário observar o paciente escrevendo.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Sara Casagrande explicam sobre os desafios que os pacientes com este tipo de distonia na mão enfrentam em seu diagnóstico.
Gostou deste artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Continue aprendendo mais sobre quadro distônico lendo nossos artigos:
Para saber mais sobre a nossa abordagem de tratamento da distonia, veja nossas informações de contato:
Em São Paulo: R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Em Vitória: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433