Aplicação de Toxina Botulínica (Botox) para Bruxismo – Conheça o Tratamento

/, Botox para Bruxismo, Neurologista em Vitória, Tratamento do Bruxismo/Aplicação de Toxina Botulínica (Botox) para Bruxismo – Conheça o Tratamento

Aplicação de Toxina Botulínica (Botox) para Bruxismo – Conheça o Tratamento

Compartilhe

A aplicação de toxina botulínica (Botox) é o melhor tratamento para bruxismo e para suas condições associadas como dor de cabeça, dor orofacial, disfunções da articulação temporomandibular e desgaste dentário.

O “bruxismo” é uma condição de contração inconsciente dos músculos da mastigação, geralmente associada a um distúrbio do sono de “ranger os dentes ou fechar fortemente a boca enquanto dorme”. A aplicação de toxina botulínica sobre os músculos da mastigação promove seu relaxamento, tratando assim o bruxismo.

Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre o bruxismo e seu tratamento com aplicação de toxina botulínica (Botox).

Bruxismo – Causas, Sinais e Sintomas

Causas

O bruxismo é o fenômeno de “ranger ou trincar os dentes“. As causas exatas do bruxismo não são completamente esclarecidas. No entanto, pesquisas da Universidade de Montreal apontam que a causa do bruxismo varia a depender do tipo de bruxismo:

  • Bruxismo noturno – Causado por um distúrbio do sono complexo. É o tipo mais comum e ocorre a noite, enquanto dorme. Os músculos da mastigação se contraem e a mandíbula se move involuntariamente, gerando atrito, desgaste dentário e problemas na articulação temporomandibular.
  • Bruxismo diurno –  Causado por um comportamento automático que envolve o sistema nervoso autônomo em apertar/pressionar os dentes inconscientemente. Ocorre acordado. É uma resposta anormal ao estresse.

Segundo a Mayo Clinic, outros fatores associados e causas de bruxismo:

  • Anormalidades da arcada dentária e mordidas anormais
  • Dentes tortos ou ausentes
  • Espasmos faciais
  • Medicamentos como anfetaminas, antipsicóticos e antidepressivos
  • Apneia do Sono e ronco
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool

O bruxismo nas crianças costuma começar quando os primeiros dentes aparecem e tende a desaparecer com os dentes definitivos.

Sinais e Sintomas

O bruxismo apresenta muitos sinais e sintomas clínicos, incluindo:

  • Ruído de ranger de dentes que pode ser relatado pelo cônjuge;
  • Dor na articulação temporomandibular e músculos mastigatórios;
  • Dor de cabeça (especialmente na zona temporal quando o paciente acorda de manhã);
  • Hipersensibilidade dentária;
  • Interrupção do sono;
  • Dor que se irradia para a orelha;
  • Rigidez da mandíbula pela manhã.

Além dos sintomas acima, os sinais clínicos para diagnóstico de bruxismo são:

  • Desgaste anormal dos dentes
  • Recuo da língua
  • Mordedura da bochecha
  • Hipertrofia dos músculos masseteres
  • Quebra de restaurações e / ou dentes

Tratamento do Bruxismo

Pesquisa publicada na revista Sleep Medicine Research demontra que a aplicação de toxina botulínica (Botox) é o melhor tratamento para bruxismo.

O tratamento do bruxismo com aplicação de toxina botulínica é indicado nas seguintes situações:

  • Sempre que o bruxismo causar desgaste dentário
  • Dor de cabeça matinal
  • Disfunção da articulação temporo-mandubular.
  • Perda dentária

Além da aplicação de botox para tratamento do bruxismo, outras terapias associadas são:

  1. Aparelhos oclusais
  2. Abordagens comportamentais
  3. Medicamentos

Abordagens Oclusais

Aparelhos orais (“placas dentárias”) podem reduzir o bruxismo e dores miofasciais. Estes aparelhos também previnem o desgaste dos dentes.

Embora os aparelhos orais ajudem na dor muscular, seu efeito não é curativo. As placas orais reduzem, mas o comportamento noturno de ranger os dentes persiste.

Abordagens Comportamentais

Dispositivos que monitoram a atividade mastigatória têm sido usados ​​para tratar bruxismo. Quando a atividade exceder um limite por um determinado período de tempo, um alarme soa, o paciente acorda e interrompe o comportamento de apertar os dentes.

Como o sono é interrompido, os pacientes podem relatar sonolência e dificuldade em se concentrar durante o dia. Esse tratamento tem pouco efeito sobre o bruxismo diurno.

Medicamentos para Bruxismo

Muitos pacientes tentam utilizar medicamentos para interromper o bruxismo. Alguns apelam para simpatias ou receitas naturais sem sucesso.

Ocasionalmente, os medicamentos analgésicos e relaxantes musculares são utilizados. Eles tratam a dor de cabeça e o incômodo, mas não melhoram o bruxismo por si.

Medicamentos para a ansiedade e tratamento do estresse podem ser medidas eficazes nos casos de bruxismo diurno.

Contudo, entre todos os medicamentos, a toxina botulínica é o com maior evidência para tratamento do bruxismo.

Como é feita a aplicação de Botox para Bruxismo?

A aplicação de Botox para bruxismo é um procedimento simples, pouco doloroso e realizado em consultório. A aplicação é realizada da seguinte maneira:

  • Cerca de 20-30 min antes do procedimento, gelo ou pomada anestésica serão colocadas sobre a face e região temporal. 
  • Você será convidado a sentar ou deitar-se e permanecer relaxado.
  • Seu médico palpará os músculos masseter e temporal selecionando os pontos de aplicação. Três pontos são escolhidos em cada músculo.
  • A toxina será injetada utilizando uma agulha.
  • A dose de toxina para bruxismo varia com o tipo de toxina utilizada e com o grau do bruxismo.
  • O procedimento não demora mais que 20-30 minutos.
  • Pequenos hematomas e dor local podem surgir após a injeção.
  • Após aplicação evite coçar ou realizar atividades físicas intensas. Você estará liberado para dirigir e retornar suas demais atividades normalmente.

Efeitos do Tratamento com Botox para Bruxismo

O Tratamento do Bruxismo com Toxina Botulínica (Botox) é uma estratégia eficaz e produz os seguintes efeitos:

  1. Melhora do bruxismo noturno;
  2. Melhora do bruxismo diurno;
  3. Melhora da dor temporomandibular;
  4. Melhora da dor de cabeça matinal;
  5. Interrupção do desgaste dentário.

A medicação começa seu efeito a partir de 72h até 01 semana. O efeito é máximo no primeiro mês. A toxina deve ser reaplicada a cada 3-4 meses.

Saiba mais sobre Toxina Botulínica

A toxina botulínica tem sido usada em dermatologia há vários anos. No entanto, o Botox é um tratamento muito importante para muitas doenças neurológicas, entre elas: Sequelas de AVCDistoniaParalisia Cerebralenxaqueca.

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela é uma neurotoxina que atua na região onde nervo se liga ao músculo (junção neuromuscular). Ela impede a liberação de uma substância chamada acetilcolina o que causa relaxamento dos músculos hiperativos.

Leia nosso artigo completo para saber mais sobre o uso da toxina botulínica no tratamento das doenças neurologicas: https://drdiegodecastro.com/toxina-botulinica/.

Para saber mais sobre a nossa abordagem ao tratamento do bruxismo, veja abaixo nossas informações de contato para agendamento de consultas:

Aplicação de Botox para bruxismo Dr Diego de Castro Neurologista

Dr Diego de Castro é Neurologista e se dedica a reabilitação de pacientes com doenças neurológicas. Após a especialização em Neurologia na Universidade de São Paulo, aprimorou-se em aplicação de Toxina Botulínica no Instituto de Medicina Física e Reabilitação da USP (IMREA).

No Serviço de Especialidades Neurológicas, com unidades com aplicação de Botox em Vitória – ES e São Paulo, oferece um serviço de qualidade de assistência para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem com o bruxismo.

Endereço: Rua Itapeva, 518 – sala 901 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01332-904

Telefone: (11) 3262-4745

Botox para Bruxismo em Vitória ES – Dr Diego de Castro Neurologista

Endereço: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911

Telefone: (27) 99707-3433


Compartilhe

Dr. Diego de Castro dos Santos

Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.

Dúvidas e ou Sugestões?

Informações de Contato

Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.

Phone: (27) 99707-3433

Web: Dr Diego de Castro