A Noctúria na doença de Parkinson, também chamada Diurese Noturna, é um sintoma muito comum e que faz o paciente levantar muitas vezes para urinar durante a noite.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre a Noctúria na Doença de Parkinson, as complicações relacionadas a este sintoma e orienta sobre formas de gerenciamento.
Este sintoma pode prejudicar fortemente a qualidade de vida do paciente, especialmente se ele experimenta um maior nível de rigidez durante a noite. Além disso, ele prejudica também o sono do companheiro, que precisa acordar várias vezes por noite para ajudar o paciente a se levantar.
É interessante ter o cuidado de evitar tomar muito líquido a partir do final da tarde e à noite.
E para aqueles pacientes que experimentam rigidez durante a noite, a medicação do Parkinson pode ser ajustada, de forma que permaneça em seu organismo uma quantidade de levodopa durante a noite também.
Lembre-se sempre de tomar muito cuidado ao levantar-se, pois outro sintoma comum da doença de Parkinson é a hipotensão ortostática, ou hipotensão postural, uma queda de pressão repentina quando a pessoa passa de uma posição sentada ou deitada para em pé. A hipotensão ortostática é um grave fator de risco para quedas em pessoas idosas, principalmente aquelas com Parkinson.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433