Segundo a Mayo Clinic, existem diversas formas de parkinsonismo. No entanto, independente das formas, o quadro clínico sempre será uma anormalidade do movimento caracterizada por:
- Rigidez
- Lentidão
- Graus variáveis de tremor
Neste vídeo, Dr Diego de Castro Neurologista pela USP explica sobre o grupo de diversas doenças neurológicas que podem produzir sintomas idênticos à Doença de Parkinson.
Parkinsonismo - Histórico
Conforme foram aumentando as descrições da doença de Parkinson, os médicos começaram a observar que alguns pacientes apresentavam lentidão, rigidez e graus variáveis de tremor. Este grupo de pacientes passou a ser chamado de Parkinsonismo.
Em 1970, com o desenvolvimento de uma medicação chamada levodopa, iniciou-se uma nova fase na Neurologia. Esta medicação age no cérebro da mesma forma que o neurotransmissor dopamina (o neurotransmissor que está em falta na doença de Parkinson).
Passou-se a observar que alguns pacientes respondiam muito bem a levodopa, seus sintomas melhoravam significativamente. Mas um outro grupo de pacientes não apresentava melhora dos seus sintomas de tremor, lentidão e rigidez com o uso dessa medicação.
Termos Relacionados
A partir desse momento foi possível definir alguns termos relacionados a este grupo de sintomas.
- Todos os pacientes que apresentam sintomas parecidos aos de Parkinson possuem um tipo de Parkinsonismo;
- Os pacientes que respondem à terapia com levodopa fazem parte do grupo Parkinsonismo Típico;
- O restante dos pacientes, ou seja, aqueles que não respondem à terapia com levodopa, fazem parte do grupo Parkinsonismo Atípico. O Parkinsonismo Atípico não é uma única doença. São diversas doenças que possuem características semelhantes entre si, porém algumas particularidades.
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em distúrbios do movimento e neurogenética. Cuida de pacientes com doenças raras e casos de difícil diagnóstico.
É muito comum pacientes com um suposto diagnóstico de Parkinson evoluirem com piora e ausência de resposta a tratamentos convencionais. Na verdade, este é um sinal de que o caso precisa ser melhor investigado. Nessa situação, há uma grande possibilidade de um diagnóstico de parkinsonismo, principalmente das formas atípicas.
Gostou deste vídeo? Compartilhe com amigos! Siga-nos nas redes sociais.
Aprofunde seu conhecimento lendo outros artigos:
Nossos endereços para atendimento:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663