Tiques nervosos podem parecer frescura ou uma forma de chamar atenção. Mas eles indicam a presença de um distúrbio que pode e deve ser tratado.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Isabella Barcelos explicam sobre o que são tiques e como podemos diagnosticar esse distúrbio.
O que São Tiques?
Tique é um movimento breve, repetitivo, que pode acontecer de repente, numa frequência altamente variável, mas que tem um fenômeno de possibilidade de supressão temporária.
Muitas vezes, o paciente é capaz de identificar uma sensação muito estranha, às vezes difícil de explicar. Ele pode relatar como uma agonia, dormência, angústia, enfim, mas essa sensação, antes do fenômeno de execução do ato motor, é uma espécie de fenômeno premonitório, aliviada pela execução do ato motor.
Os pacientes conseguem identificar muito claramente essa sensação premonitória, à medida que vão envelhecendo. Para a criança, pode ser mais difícil relatar o que está acontecendo, mas quando o indivíduo é adulto, ele tem essa percepção de uma forma mais intensa.
Isso é importante porque ajuda no diagnóstico, a diferenciar de outros distúrbios do movimento. A caracterização clínica é extremamente relevante em um diagnóstico de tique, já que há exame de sangue ou de imagem que faça, sozinho, o diagnóstico. Precisamos conversar com o paciente, escutar a história e fazer perguntas para identificar se ele tem essa urgência, essa agonia de precisar fazer o movimento.
Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos lendo nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433