Problemas com a Fala e a Deglutição na Doença de Parkinson são muito comuns. Inicialmente, a gente acreditava que morte de neurônios da doença de Parkinson era exclusivamente do sistema motor.
Mas hoje em dia, sabemos que também envolve uma série de outros circuitos cerebrais incluindo aqueles relacionados à depressão, ao sono, ao funcionamento intestinal. E claro, ao controle da musculatura da voz, fala e deglutição.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre os Problemas com a Fala e a Deglutição na Doença de Parkinson e a importância da terapia com fonoaudiólogo para prevenir e tratar esses problemas.
Na fase inicial da doença, às vezes, o sintoma ainda é leve e o mais comum é a hipofonia (quando o paciente fala tão baixinho que a gente tem que chegar perto para poder ouvir).
E é muito comum apresentar uma dificuldade para articular a boca e falar, os pacientes evoluem com uma hipomimia facial (uma diminuição da motilidade da musculatura relacionada a expressão facial).
Esses componente acabam diminuindo muito a voz, os pacientes não conseguem se comunicar.
Por esse motivo, a fonoterapia, a reabilitação com fonoaudiólogo, é fundamental para que você possa ganhar qualidade de vida e independência, especialmente para pessoas com profissões que dependem muito da fala, faz toda a diferença.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433