Muitas pessoas ainda têm um certo receio em relação ao tratamento de crianças com toxina botulínica, especialmente porque pensam na questão estética, e não exatamente no tratamento de condições neurológicas.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Simone Amorim explicam sobre o tratamento de condições neurológicas com a aplicação de toxina botulínica nas crianças.
As crianças podem utilizar a toxina botulínica a partir dos 2 anos de idade, pois os testes científicos que já foram realizados aconteceram com crianças a partir desta idade.
O médico neurologista infantil precisa estar capacitado para a aplicação de toxina botulínica em crianças, pois é um tratamento muito eficiente e necessário para a faixa etária pediátrica.
A principal indicação do tratamento com toxina botulínica é a paralisia cerebral (PC), a principal causa de dificuldade motora da infância. Quando a toxina botulínica é injetada nos membros de crianças com espasticidade, ela induz uma redução temporária no tônus muscular.
Outra indicação é para a sialorreia, a salivação excessiva, que também acontece muito em crianças com paralisia cerebral. Nessas crianças, há aumento de produção de saliva e o quadro é agravado por incoordenação muscular e dificuldades de percepção. Existe um grande benefício da aplicação de botox em glândulas salivares juntamente com a reabilitação com profissional de fonoaudiologia para esses pacientes.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e realiza a aplicação de Botox em Vitória para pacientes vítimas de AVC, distonia e outras doenças. Continue aprofundando seus conhecimentos sobre a toxina botulínica. Leia nossos outros artigos:
Se você deseja saber mais sobre este método de tratamento ou marcar uma consulta de avaliação para saber se seu caso pode ou não ser tratado pela toxina, veja abaixo nossas informações de contato:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663