

Segundo o UptoDate, a dieta hipossódica consiste na redução da ingestão de alimentos com alto teor de sódio. Sabemos da importância desta modificação alimentar para o controle da hipertensão arterial. No entanto, existem muitos benefícios na baixa ingestão de sódio, inclusive para a saúde neurológica.
Navegação pelo Artigo
Compreenda melhor a influência do sódio no desenvolvimento de algumas doenças e o benefício de seguir uma dieta com baixa ingestão desse nutriente.
Nosso corpo necessita de uma pequena quantidade de sódio para controlar o volume sanguíneo e a pressão arterial. No entanto, esse mineral é encontrado em muitos alimentos industrializados. Por isso, o consumo excessivo de sal é uma tendência da sociedade moderna.
Segundo, a American Heart Association a quantidade adequada de sódio na dieta é inferior a 2,3 gramas de sódio por dia (equivalente a uma colher de chá de sal). Todos devem ter cuidado no consumo de sal, em especial pessoas com:
Nesses pacientes, o sódio causa os seguintes problemas:

Embora a maioria das pessoas considere difícil reduzir a quantidade de sódio na dieta, nosso paladar se ajusta rapidamente à menor quantidade de sódio nos alimentos, pois as papilas gustativas podem ser “retreinadas” ao novo sabor aprendido.
Ervas frescas, misturas de especiarias sem sódio, alho, cebola, limão e azeite ou vinagre aromatizados são excelentes alternativas ao saleiro.
Veja algumas sugestões do US Department of Health para facilitar a redução do sódio em sua dieta:
Lembre-se de que uma dieta rica em frutas e vegetais é naturalmente pobre em sódio e proporciona benefícios adicionais na redução da pressão arterial, do peso corporal e do risco de inúmeras doenças.
Reduzir a ingestão de sódio é uma das maneiras mais econômicas de melhorar a saúde, pois pode evitar muitos eventos cardiovasculares. Para adultos, a OMS recomenda menos de 2000 mg/dia de sódio (equivalente a menos de 5 g/dia de sal), ou pouco menos de uma colher de chá.
A maior parte do sódio na dieta não vem da adição de sal de cozinha às suas refeições, mas de alimentos ultraprocessados. Por este motivo, é importante ter cuidado com alimentos ultraprocessados ou embalados, como biscoitos, condimentos e sopas enlatadas. Mesmo que não tenham gosto salgado, esses alimentos geralmente contêm sódio escondido. Lembre-se de que pequenas mudanças na dieta podem ajudar a controlar a ingestão de sódio.
Para saber mais sobre como a alimentação pode ajudar no seu tratamento, consulte seu neurologista de confiança, obtenha um diagnóstico preciso e o tratamento adequado para o seu caso.
Gostou deste artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Aprenda mais sobre dietas e outras condições neurológicas:
Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Posts Relacionados:





A ingestão excessiva de sódio não aumentaria a secreção de óxido nítrico ao invés de diminuí-la?? Pois a vasopressina, liberada com o aumento da osmolaridade, estimula a secreção de NO.
Gostei do seu conteúdo