Conheça a Influência da Alimentação na Enxaqueca e outras dores de cabeça

/, Enxaqueca, Neurologia/Conheça a Influência da Alimentação na Enxaqueca e outras dores de cabeça

Conheça a Influência da Alimentação na Enxaqueca e outras dores de cabeça

Muitos pacientes portadores de dor de cabeça conhecem a influência da alimentação na enxaqueca, inclusive podem predizer o surgimento de sua própria crise de dor após consumo de vinho ou queijo, por exemplo. Desde o início da história da Medicina, é sabido que alimentos podem desencadear crises de enxaqueca em alguns pacientes. O início, a frequência, a duração e a gravidade dos ataques de dor de cabeça podem variar de paciente para paciente e ser afetado por fatores predisponentes, como genética, estilo de vida e outros distúrbios como depressão, ansiedade, sedentarismo e problemas de sono. Ainda assim, diversos estudos já demonstraram que cerca de 30% dos pacientes com enxaqueca têm crises de dor de cabeça associada a alimentação.

Considerando a importância da nutrição na manutenção e promoção da saúde e na prevenção de doenças, elaboramos este artigo para lhe explicar a relação entre dores de cabeça e hábitos alimentares e como utilizar a influência da alimentação na dor de cabeça a seu favor.

A Alimentação na Enxaqueca

A Alimentação na Enxaqueca e outros tipos de Dor de Cabeça já é um assunto antigo em Medicina, mas tem despertado maior interesse recentemente. Os estudos de dietas para pacientes com enxaqueca é um campo de pesquisas recentes que têm acompanhado o movimento por uma alimentação saudável com menos conservantes e agrotóxicos. O conceito de que os alimentos estão associados a doenças e alergias cresce cada vez mais a exemplo do aumento dos diagnósticos de distúrbios como intolerância a lactose e ao glúten.

No caso da enxaqueca, parece evidente que a comida não é a causa a doença. No entanto alguns alimentos são capazes de induzir ou agravar os ataques de enxaqueca. Em alguns indivíduos, o consumo de chocolate ou vinho tinto é suficiente para provocar uma crise, enquanto em outros é necessária uma combinação de alimentos, mesmo que estes nunca tenham sido relacionados à enxaqueca para outros pacientes.

Portanto, reconhecer o tipo de alimento que pode ser o gatilho para a dor de cabeça pode ser útil na prevenção dessas crises. Veja a seguir algumas recomendações:

A Alimentação na Enxaqueca – Conheça suas Sensibilidades Alimentares

Quando o assunto é dor de cabeça e alimentação na enxaqueca é preciso reconhecer as próprias sensibilidades alimentares. Os indivíduos são diferentes e uma substância inofensiva para um pode desencadear dor em outros pacientes. Pessoas com enxaqueca variam em sua sensibilidade a alimentos específicos. As reações aos alimentos podem levar de meia hora a 72 horas para se desenvolver, o que pode dificultar na identificação de qual alimento causou a dor. Por essa razão, recomenda-se que você mantenha um diário alimentar (anotações), com colunas de tempo, alimento, quantidade ingerida e sintomas apresentados.

Todo indivíduo é único, mas há categorias de alimentos que são mais propensos a desencadear uma crise de enxaqueca do que outros. Veja a seguir alguns dos principais desencadeantes:

Cafeína e Compostos Estimulantes

A cafeína é um estimulante que pode alterar a eficácia de muitos medicamentos para tratamento da enxaqueca. Por essa razão, a ingestão de cafeína deve ser limitada a no máximo 2-3 xícaras de café por dia. O chocolate também contém cafeína e outras substâncias químicas que imitam os efeitos da cafeína e é um alimento conhecido por desencadear enxaqueca.

Parar a ingestão de cafeína abruptamente pode causar dores de cabeça por abstinência de cafeína. Em alguns indivíduos, uma dor de cabeça matinal pode ser causada por dormir até mais tarde do que no horário habitual, melhorando com uma xícara de café. Assim uma atenção especial deve ser dada ao café: Seu excesso é um grande desencadeador de dor cabeça e a rápida interrupção de seu consumo também. Idealmente, prefira ingerir pequena quantidade de café de manhã e evite seu uso nos demais períodos do dia, principalmente após as 17h.

Temperaturas Alimentares

Consumir alimentos extremamente quentes ou frios pode desencadear a enxaqueca em alguns indivíduos. Os alimentos gelados como sorvetes ou mesmo o gelo de uma bebida são os alimentos mais frequentemente relatados.

Sensibilidade à Tiramina

A tiramina é subproduto natural da degradação de proteínas. Como é uma substância que ocorre naturalmente e não é adicionada aos alimentos, a tiramina não está listada nos rótulos dos alimentos.

Os alimentos ricos em tiramina geralmente são os ricos em proteínas que não foram armazenados adequadamente. Os queijos, principalmente os mais amarelados, são alimentos ricos em tiramina e portanto também devem ser evitados.

Álcool

Algumas pessoas têm dor de cabeça por consumir qualquer bebida alcoólica. Outros reagem principalmente ao vinho tinto, devido a uma sensibilidade aos produtos químicos no vinho tinto, e não ao álcool.

Frutas cítricas

Alguns pacientes com enxaqueca podem apresentar sensibilidade a alimentos ácidos principalmente as frutas cítricas como laranja e limão. Identifique se você apresenta dor de cabeça ou mal estar após consumo desses alimentos.

Atenção aos condimentos, nitratos, corantes e adoçantes

Talvez de todos os fatores que desencadeiam dor de cabeça o consumo de alimentos industrializados são os grandes inimigos dos pacientes com enxaqueca. Isso porque eles estão presentes em uma grande variabilidade de alimentos e podem passar despercebidos.

Os condimentos e nitratos são usados para dar o gosto salgado e preservar o alimento por mais tempo. Essas substâncias estão presentes no bacon, presunto, salames, salsicha, alimentos enlatados, temperos prontos e molhos (ketchup, mostarda) e nos biscoitos do tipo “chips”. Os corantes estão presentes nos refrigerantes e sucos industrializados e junto com os adoçantes podem enganar os pacientes com a idéia de “alimento light”. Todos esses alimentos estão presentes em muitas dietas de brasileiros e são conhecidamente culpados como deflagradores de dor de cabeça.

alimentacao-dor-de-cabeca

Você está lendo: Conheça a Influência da Alimentação na Dor de Cabeça

Alimentação na Enxaqueca – Os Alimentos que Ajudam no Tratamento da Dor de Cabeça

Há muitos alimentos que ajudam no tratamento de dor de cabeça e devem sempre compor o básico da alimentação na enxaqueca. É importante que você saiba que a produção de compostos inflamatórios no organismo pode desempenhar um papel na dor crônica. Por este motivo, alguns estudos recomendam uma dieta anti-inflamatória para alívio da dor de cabeça. Uma dieta baseada em alimentos anti-inflamatórios é uma abordagem importante para tratamento da enxaqueca.

Um exemplo disso é aumentar a ingestão de nutrientes anti-inflamatórios, como consumir ômega-3, e reduzir a ingestão de outras gorduras. O ômega-3 pode auxiliar a reduzir a frequência e / ou gravidade das dores de cabeça quando consumido por mais de 8-12 semanas.

Traduzido em escolhas alimentares, isso significaria comer mais abacate, nozes, azeite e peixe e reduzir a ingestão de milho, soja e óleos vegetais e alimentos processados.

O consumo de alimentos com vitaminas do complexo B é um fator protetor de dor de cabeça. A vitamina B2 e B6 são as principais vitaminas que atuam na prevenção da dor de cabeça. Consuma frutas, castanhas e folhas verdes diariamente pois esses alimentos são benéficos para você.

Uma atenção especial deve ser dada para os iogurtes naturais. Os iogurtes naturais e o leite fermentado contém lactobacillus e não apresentam lactose (a lactose sofreu um processo de fermentação natural). Esse grupo de bactérias vive no intestino humano e pesquisas recentes apontam que essas bactérias produzem substâncias anti inflamatórias que auxiliam os pacientes com dores de múltiplas causas, incluindo dor de cabeça. Além dos iogurtes outros alimentos que contém bactérias como o Kefir podem ser acrescentados na sua dieta.

O gengibre é um importante aliado de quem tem enxaqueca. Um chá de gengibre pode inclusive abortar uma crise leve de enxaqueca. Introduza esse alimento na sua dieta substituindo por exemplo o café da tarde ou o chá preto.

Comer alimentos ricos em fibra ajuda a evitar altos e baixos de açúcar no sangue – um importante fator desencadeante na maioria dos pacientes, e ainda traz outros benefícios importantes para a saúde.

alimentacao-enxaqueca

Enxaqueca e os alimentos – Como Alimentar-se para Evitar a Dor de Cabeça

Os gatilhos dietéticos mais importantes são o jejum e a desidratação. Esses 2 fatores são mais relevantes do que os próprios alimentos. Pular ou atrasar refeições gera uma queda relativa no nível de açúcar no sangue, desencadeando a crise de enxaqueca.

Muitas pessoas com enxaqueca sentem grande melhora nas crises, ao comer pequenos lanches a cada poucas horas durante o dia para evitar os altos e baixos no nível de açúcar no sangue.

Beba muita água, em média 2 litros por dia, para manter-se bem hidratado. Inclusive, a ingesta de líquido no início de uma crise de dor de cabeça pode ajudar a abortar a crise.

Pessoas com enxaqueca devem evitar dietas “da moda” que dependem de combinações de alimentos não naturais, por exemplo, zero carboidratos ou ingestão de pouquíssima quantidade de alimentos.

Não corte de sua dieta as coisas que você gosta. Aprenda a cozinhar. Isso garantirá que você esteja se alimentando de uma maneira natural e realmente saudável.

O tratamento da cefaleia requer uma combinação de tratamentos médicos e abordagens não farmacológicas, incluindo dietas saudáveis, sono adequado, tratamento da depressão e ansiedade, atividade física e identificação dos fatores desencadeantes.

Deixamos aqui um resumo deste artigo, com as orientações mais importantes referentes à alimentação na dor de cabeça:

• Não fique em jejum.
  • Alimente-se regularmente.
  • Mantenha-se sempre bem hidratado (pelo menos 2L de água).
  • Aprenda a cozinhar para não comer alimentos industrializados.
  • Evite bebidas alcoólicas.
  • Cuidado com o consumo excessivo de café e chocolate.
  • Não coma queijos amarelos, prefira os queijos frescos.
  • Evite consumir embutidos, enlatados e comidas condimentadas.
  • Fuja de fast-foods, chips, refrigerantes e sucos não naturais.
  • Coma iogurtes naturais e outros probióticos (como Kefir).
  • Acrescente alimentos ricos em ômega-3 na sua dieta.
  • Lembre-se que a vitamina B2 e B6 são aliadas para prevenir o surgimento de crises de dor de cabeça.
  • Alimentos ricos em fibras ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estáveis e por isso previnem a dor de cabeça.
  • O chá de gengibre pode te auxiliar quando você está iniciando uma crise de dor de cabeça.

Lembre-se de cuidar do seu sono, do seu humor, realizar atividades físicas. Além do tratamento com medicamentos a enxaqueca pode ser tradada com toxina botulínica. Continue aprendendo mais sobre dor de cabeça acessando outros artigos do nosso site.

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

R. Sampaio Viana, 253 – cj123, Paraíso – SP.

Botox em Vitória – Dr Diego de Castro Neurologista

Avenida Americo Buaiz, 501 – Ed. Victoria Office Tower, Sala 109

2019-08-09T22:29:07+00:00 quarta-feira 2 de janeiro 2019|Dor de Cabeça, Enxaqueca, Neurologia|0 Comentários

R. Sampaio Viana, 253 - cj123 Paraíso São Paulo - CEP: SP 04004-000