São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

O que Causa Tremedeira na Mão?

Dr Diego de Castro
20/10/2021
Compartilhe

Você já experimentou algum nível de tremedeira na mão? Estar nervoso ou mesmo um pouco animado são razões saudáveis para seus dedos estarem tremendo um pouco. Mas e se suas mãos tremerem mais do que o normal?

Isso pode ser motivo de preocupação, especialmente porque muitos associam tremores a uma condição mais grave como a doença de Parkinson. Mas existem várias explicações para a tremedeira na mão, algumas fisiologicamente naturais.

Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica algumas possíveis causas para a tremedeira na mão - e quando existe a necessidade de consultar um médico para avaliação.

Quando a Tremedeira na Mão é Natural

Antes de entrarmos em cenários mais agudos, saiba que seu corpo (incluindo suas mãos) tem uma vibração natural, 24 horas por dia. Isso é o que é chamado de "tremor fisiológico". "Mas geralmente é tão mínimo que você não pode nem notar esse tipo de tremor."

Você pode notar esses pequenos tremores se estender o braço e manter-se parado. Esses tipos de tremores também podem se tornar um pouco mais intensos quando você está tentando executar uma tarefa detalhada como enfiar uma agulha.

Quando a Tremedeira na Mão é Devido à Fome

Seu cérebro é responsável por controlar a sensação de estabilidade. Então, quando seu cérebro não está recebendo o alimento que precisa, você pode experimentar uma mão trêmula.

O cérebro necessita muito de açúcar. Quando seu açúcar no sangue está baixo, qualquer parte do cérebro pode se tornar disfuncional. Então, se você é mais propenso a tremores, pode descobrir que começa a tremer quando não come há algum tempo.

Quando a Tremedeira na Mão Ocorre Devido a uma Emoção Intensa

De acordo com a Harvard Health, mãos trêmulas muitas vezes se manifestam quando estamos experimentando emoções intensas. Essas emoções ativam seu sistema nervoso autônomo para "intensificar" os tremores fisiológicos. Seu sistema nervoso autônomo controla funções involuntárias do corpo, como:

  • Respiração
  • Pressão arterial
  • Batimentos cardíacos
  • Dilatação dos olhos.

Quando você se sente ameaçado ou vulnerável, seu sistema nervoso simpático (que faz parte do sistema nervoso autônomo) dispara e sinaliza suas glândulas suprarrenais para liberar epinefrina (também conhecida como adrenalina) em seu corpo.

Seu coração pode começar a bater de forma mais intensa. Sua respiração pode acelerar. Você pode começar a suar ou tremer. Isso é o que é comumente conhecido como modo "luta ou fuga". Seu corpo está se preparando para se proteger do perigo, mesmo que essa ameaça não seja tão assustadora quanto um tigre lhe perseguindo.

Nervoso, ansiedade, estresse, excitação e até mesmo raiva intensa podem agir como um sinal de emergência para os sistemas de autodefesa do corpo, potencialmente fazendo com que suas mãos tremam.

O que Causa Tremedeira na Mão?

Quando a Tremedeira na Mão é Porque Você Dormiu Mal

Segundo a Washington University Physicians, seu cérebro pode tornar-se disfuncional quando você dorme mal. Durante o sono, seu corpo reparar as células e seus processos fisiológicos. Então, se você não está obtendo um sono de qualidade pelas horas recomendadas para seu biotipo, está forçando seu corpo a funcionar em uma situação estressante.

Para se manter acordado, seu corpo passa a bombear adrenalina, numa tentativa de manter seus sistemas funcionando. Mas isso, por sua vez, pode fazer com que seu coração trabalhe muito intensamente e seus membros tremam. A privação prolongada do sono pode levar a muitos outros problemas de saúde além de tremor nas mãos, além de aumentar o risco de doenças cardíacas.

Quando a Tremedeira na Mão Ocorre por Consumo Excessivo de Estimulantes

Bebidas como café, chá preto, refrigerante à base de cola e chocolate são estimulantes que afetam nosso sistema nervoso autônomo e podem causar um certo nível de tensão.

Outras substâncias também podem causar tremores nas mãos, no entanto. Por exemplo, o uso de álcool ou drogas recreativas podem causar tremedeira na mão, porque podem afetar o funcionamento do cerebelo, a área do cérebro que gerencia o equilíbrio, a coordenação e o movimento motor fino.

Quando a Tremedeira na Mão é Efeito Colateral de um Medicamento

Conforme a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, diversos medicamentos podem causar tremedeira na mão. O tremor induzido por medicamentos ocorre involuntariamente e pode ser percebido mais facilmente quando você sustenta os braços, mãos ou cabeça.

Quando a Tremedeira na Mão é Devido a um Problema na Tireoide

Quando sua glândula tireoide está hiperativa e produz hormônios em excesso (condição chamada "hipertireoidismo"), suas mãos podem tremer um pouco.

A tireoide é a glândula na frente do seu pescoço, que regula a maioria das funções vitais do corpo, incluindo o metabolismo energético. Assim, quando a atividade da sua tireoide acelera, o resto do seu corpo também trabalha em um ritmo mais acelerado.

Quando a Tremedeira na Mão é de Origem Psicológica

De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e AVC (NINDS), esta forma de tremedeira na mão está associada a transtornos psicológicos, como:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Esses tremores se manifestam de formas diferentes para cada pessoa, uma vez que são provocados por gatilhos subconscientes. O diagnóstico também é mais complicado, pois é necessário descartar todas as outras condições e transtornos antes de considerar razões psicogênicas como a causa.

Quando a Tremedeira na Mão é Devido a um Distúrbio do Movimento

Existem muitos distúrbios do movimento que podem levar a mãos trêmulas. Mas, segundo a Johns Hopkins Medicine, a causa mais comum é o "tremor essencial".

Muitas pessoas nunca ouviram falar de tremores essenciais e, no entanto, é cinco a dez vezes mais comum do que a doença de Parkinson.

Tremedeira na Mão por Doença de Parkinson

Parkinson é uma desordem progressiva que faz com que certas células cerebrais morram na substantia nigra, a área do cérebro que produz dopamina e controla o movimento e o equilíbrio. O tremor associado ao Parkinson é diferente de outros tipos de tremor, como o tremor essencial. Neste artigo, explicamos com mais detalhes como é o tremor na doença de Parkinson.

Como Lidar com a Tremedeira nas Mãos

Realizar algumas mudanças no estilo de vida pode ser suficiente para reduzir o tremor, quando a causa para este sintoma são fatores como:

  • Estresse crônico
  • Fome
  • Falta de sono
  • Excesso de bebidas estimulantes.

Mas quando você não observa melhora e o tremor começa a ter consequências mais graves em sua qualidade de vida, é importante marcar uma consulta com um médico neurologista especialista em distúrbios do movimento.

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em distúrbios do movimento.

Conhece alguém com tremedeira na mão? Indique esse artigo para mostrar os diversos tipos de tremores existentes e a importância da avaliação médica para o diagnóstico definitivo.

Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais! Leia nossos outros artigos:

Nossos endereços para atendimento presencial:

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefone: (27) 99707-3433

R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904

Telefones: (11) 3262-4745 e (11) 98758-7663

Posts Relacionados:


Compartilhe
Posts mais Populares
Acompanhe nosso Podcast!
Escute nossos conteúdos em áudio, na sua plataforma preferida:
Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Neurologia - Dr Diego de Castro
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier
× Como posso ajudar?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram