São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Tremor Essencial

Dr Diego de Castro
25/03/2021
Compartilhe

Segundo a International Essential Tremor Foundation, Tremor Essencial (TE) é uma condição neurológica que causa um tremor rítmico das mãos, cabeça, voz, pernas ou tronco.

Tradicionalmente, o TE era visto como uma desordem relativamente benigna. No entanto, pode estar associado a uma variedade de questões psicossociais e dificultar significativamente as atividades diárias e as interações sociais.

Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre o Tremor Essencial, suas causas, sintomas, formas de diagnóstico e tratamento.

Características do Tremor Essencial

A National Organization for Rare Disorders define tremor como um movimento involuntário e rítmico de uma parte do corpo.

Em indivíduos com tremor essencial, na maioria das vezes, o sintoma ocorre nas mãos e/ou braços. Geralmente, ambas as mãos ou braços são afetados, embora um lado do corpo seja afetado mais do que o outro. O tremor também pode afetar a cabeça (ou seja, pescoço), voz, mandíbula ou língua.

Alguns indivíduos afetados também têm uma capacidade prejudicada de coordenar movimentos voluntários (ataxia) afetando os músculos das pernas. Isso pode causar uma maneira descoordenada ou desajeitada de andar (marcha anormal).

O tremor em indivíduos com TE piora lentamente, conforme o envelhecimento. O tremor também piora com o movimento e pode ser agravado por:

  • Estresse
  • Febre
  • Fadiga
  • Estado emocional intenso
  • Baixo açúcar no sangue
  • Uso de cafeína.

Subtipos de Tremor Essencial

Conforme a U.S. National Library of Medicine, diferentes tipos de tremor podem estar associados ao TE. Na maioria dos casos, o tremor ocorre quando os indivíduos tentam fazer movimentos voluntários (tremor cinético). Tais movimentos podem incluir tarefas simples, como:

  • Beber de um copo
  • Usar utensílios
  • Amarrar cadarços
  • Desenhar
  • Escrever.

O tremor postural também é comum nesses indivíduos. Este tipo de tremor refere-se ao movimento que ocorre enquanto um indivíduo tenta manter uma posição fixa contra a gravidade, como ao segurar os braços estendidos na frente do corpo (como quando se segura um jornal).

Alguns indivíduos têm um "tremor interno", que é descrito como uma sensação geral de agitação no corpo. Esses tremores não podem ser vistos pelos observadores.

Em casos avançados, pode ocorrer um tremor de repouso (quando o corpo está relaxado e em repouso contra a gravidade, como quando descansa o braço em uma cadeira).

Causas e Fatores de Risco

Conforme a Mayo Clinic, cerca de metade dos casos de tremor essencial parecem resultar de uma mutação genética. Esta forma é referida como tremor familiar, sendo uma desordem autossômica dominante. Isso quer dizer que um gene defeituoso de apenas um pai é necessário para passar a condição.

Se você tem um pai com uma mutação genética para tremor essencial, tem 50% de chance de desenvolver o transtorno.

Outro fator de risco conhecido para tremor essencial é a idade, já que apresenta-se mais comumente em pessoas com 40 anos ou mais.

Não está claro o que causa tremor essencial em pessoas sem uma mutação genética conhecida.

Dificuldades com o Tremor Essencial

Diagnóstico

Segundo artigo publicado no BMJ, diagnosticar tremores essenciais é um desafio que envolve revisar seu histórico médico, histórico familiar e sintomas e realizar um exame físico.

Não há testes médicos que, sozinhos, possam diagnosticar tremor essencial. Diagnosticá-lo muitas vezes é uma questão de descartar outras condições que podem estar causando seus sintomas. Para fazer isso, seu médico pode sugerir os seguintes exames:

Exame Neurológico

Em um exame neurológico, seu médico testa o funcionamento do sistema nervoso, verificando:

  • Reflexos
  • Força e tônus muscular
  • Capacidade de sentir certas sensações
  • Postura e coordenação
  • Marcha.

Exames Laboratoriais

Seu sangue e urina podem ser testados para tentar identificar:

  • Doença da tireoide
  • Problemas metabólicos
  • Efeitos colaterais de medicamentos
  • Níveis de produtos químicos que podem causar tremores.

Testes de Desempenho

Para avaliar o tremor em si, seu médico pode observar enquanto você:

  • Bebe de um copo
  • Sustenta seus braços estendidos
  • Escreve
  • Desenha uma espiral.

Quando ainda há dúvidas sobre o tremor ser essencial ou da doença de Parkinson, pode ser realizado um exame de transporte de dopamina.

Tremor Essencial vs Doença de Parkinson

Muitas pessoas associam tremores à doença de Parkinson. A Mayo Clinic esclarece alguns pontos-chave que ajudam a diferenciar as duas condições:

  • Tipo de tremor. O tremor essencial geralmente ocorre quando você usa as mãos. Tremores da doença de Parkinson são mais proeminentes quando as mãos estão em repouso, ou seja, descansando em seu colo.
  • Condições associadas. Tremor essencial não está relacionado a outros sintomas. A doença de Parkinson está associada à postura inclinada, movimento lento e marcha embaralhada.
  • Partes do corpo afetadas. O tremor essencial envolve principalmente suas mãos, cabeça e voz. Os tremores da doença de Parkinson geralmente começam em suas mãos, e podem afetar suas pernas, queixo e outras partes do corpo.

Em casos mais graves, pessoas com tremor essencial podem desenvolver outros sinais e sintomas neurológicos, como uma marcha instável (ataxia) e tremor de repouso. Mas ainda assim, sintomas como rigidez e mesmo os sintomas não motores da doença de Parkinson não estão presentes.

Tratamento

Segundo recomendações da Mayfield Clinic, o tratamento é direcionado para os sintomas específicos que são aparentes em cada indivíduo. Alguns indivíduos com uma forma leve do transtorno podem não precisar de tratamento.

Medicamentos

A terapia medicamentosa é a terapia de primeira linha para indivíduos que necessitam de tratamento e geralmente é iniciada quando o TE começa a interferir nas atividades diárias ou está causando um constrangimento significativo.

Os fármacos utilizados podem ser:

  • Bloqueadores beta
  • Medicamentos anticonvulsivos
  • Tranquilizantes

A resposta a várias terapias medicamentosas é altamente individualizada; o que proporciona alívio para uma pessoa pode não ajudar em nada em outra pessoa.

Injeções de Toxina Botulínica (Botox)

Injeções de botox podem ser úteis no tratamento de alguns tipos de tremores, especialmente tremores de cabeça e voz. Esta terapia pode melhorar os tremores por até três meses em cada aplicação.

Após a injeção em um músculo, a ação da toxina botulínica interrompe mensagens nervosas para os músculos. Fraqueza muscular temporária pode ser um efeito colateral deste tratamento.

Terapias

Fisioterapia pode ajudar com exercícios para melhorar sua força muscular, controle e coordenação.

Terapeutas ocupacionais podem sugerir dispositivos adaptativos para reduzir o efeito de tremores em suas atividades diárias, incluindo:

  • Copos e utensílios mais pesados
  • Pesos de pulso
  • Ferramentas de escrita mais largas e pesadas, como canetas de aderência larga.

Cirurgia

A cirurgia pode ser uma opção se seus tremores forem severamente incapacitantes e você não responder às terapias menos invasivas.

Acredita-se que alguns tipos de tremores ocorrem devido à atividade cerebral anormal que é processada no tálamo. Assim, o procedimento conhecido como estimulação cerebral profunda tálâmica é a escolha cirúrgica para tratamento dos pacientes que não respondem a outras opções de tratamento.

Mudanças no Estilo de Vida

Para reduzir ou aliviar tremores, orientações do The Johns Hopkins Hospital incluem:

  • Evitar cafeína. Cafeína e outros estimulantes podem aumentar os tremores.
  • Evitar bebidas alcoólicas. Algumas pessoas notam que seus tremores melhoram um pouco depois de beber álcool, mas eles tendem a piorar quando os efeitos do álcool se desgastam.
  • Aprender a relaxar. Estresse e ansiedade tendem a piorar os tremores. Embora você não possa eliminar todo o estresse da sua vida, pode mudar a forma como você reage a situações estressantes usando uma série de técnicas de relaxamento, como massagem ou meditação.
  • Encontrar maneiras de evitar escrever com a mão afetada pelo tremor, quando possível. Experimente comandos ativados por voz em seu smartphone e software de reconhecimento de voz em seu computador.

Aprenda mais sobre os tremores em Neurologia, em nossos artigos:

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em Distúrbios do Movimento, Tremores e Eletroneuromiografia.

Conhece alguém com tremor essencial? Indique esse artigo para mostrar a importância da avaliação médica para o diagnóstico definitivo.


Compartilhe
Posts mais Populares
Acompanhe nosso Podcast!
Escute nossos conteúdos em áudio, na sua plataforma preferida:
Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Neurologia - Dr Diego de Castro
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier
× Como posso ajudar?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram