A Tendinopatia Calcária é uma condição desafiadora, mas com uma compreensão aprofundada de suas causas e sintomas, é possível adotar estratégias eficazes para o diagnóstico e tratamento.
Ao buscar intervenção médica adequada, é possível melhorar a qualidade de vida e promover a recuperação do paciente.
Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre Diagnóstico e Tratamento da Tendinite Calcária.
Navegação pelo Artigo
Segundo artigo publicado na Clinics in Shoulder and Elbow, a tendinite calcificada é diagnosticada através da história do paciente, exame físico e exames de imagem.
Seu médico examinará seu ombro, perguntará sobre seus sintomas e revisará seu histórico médico. Você pode ser encaminhado para a realização de exames, como:
Estes exames podem demonstrar a presença de depósitos de cálcio ou outra anormalidade nas articulações. Determinar a quantidade e o tamanho do acúmulo de cálcio permite que seu médico decida a melhor opção de tratamento para o seu caso.
De acordo com a Cleveland Clinic, normalmente, o tratamento começa com etapas simples e não invasivas. Se não forem bem-sucedidas, o seu médico irá progredir gradualmente o seu tratamento. Em algumas situações, um procedimento cirúrgico é necessário, mas este raramente é o primeiro passo, e normalmente recomendado apenas quando tratamentos mais simples não têm sido eficazes.
Seu médico pode prescrever anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação da Tendinite Calcária. Os medicamentos anti-inflamatórios são geralmente os primeiros tratamentos aplicados, incluindo:
Seu médico também pode recomendar injeções de corticosteroides. Comumente conhecido como injeção de esteroides ou injeção de cortisona, esses medicamentos anti-inflamatórios ajudam com inchaço e dor.
A fisioterapia para Tendinite Calcária é o tratamento não invasivo preferido para aliviar os sintomas dolorosos e fortalecer os músculos e tendões.
Seu fisioterapeuta cria um plano de tratamento que inclui várias abordagens para gerenciar sua tendinite calcificada:
Para casos leves a moderados de Tendinite Calcária, seu médico pode sugerir tratamentos complementares não cirúrgicos.
Essas abordagens conservadoras são tratamentos minimamente invasivos ou não invasivos que desencadeiam reações fisiológicas em seu corpo. Estas reações potencializam o seu mecanismo de cura natural para a cicatrização do tecido e alívio da dor.
O tratamento complementar da Tendinite Calcária pode incluir:
Artigo publicado no BMC Medicine aponta que o tratamento cirúrgico da Tendinite Calcária é reservado para casos graves.
O procedimento cirúrgico padrão é a cirurgia artroscópica. O cirurgião cria pequenas incisões e insere um artroscópio, um instrumento iluminado, em sua articulação para remover os depósitos de cálcio.
A recuperação após a cirurgia depende do número, localização e tamanho dos depósitos de cálcio nas articulações. Seu cirurgião pode prescrever fisioterapia após o procedimento cirúrgico para ajudá-lo a recuperar toda a amplitude de movimento em sua articulação.
Como todo procedimento cirúrgico, há riscos de desenvolver complicações da cirurgia artroscópica para Tendinite Calcária. Embora raras, essas complicações da cirurgia podem incluir:
A maioria dos casos pode ser facilmente tratada com repouso e tratamento conservador. A cirurgia para Tendinite Calcária grave pode levar algum tempo de recuperação, mas você será capaz de recuperar a função articular e retomar suas atividades diárias.
Check-ups regulares com seus profissionais de saúde são essenciais ao se recuperar de Tendinite Calcária, especialmente se você teve uma experiência anterior de tendinopatias calcificadas.
Embora esta condição seja um fator de risco para desenvolver tendinite do manguito rotador e ombro congelado, você pode ter uma chance maior de recuperação completa quando tratada precocemente.
Gostou deste artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Continue aprendendo sobre cuidados em saúde:
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e atua na reabilitação de pacientes com diversas condições relacionadas à dor crônica, por meio de uma avaliação neurológica elaborada e da realização da terapia por ondas de choque, entre outras abordagens terapêuticas.
No Serviço de Especialidades Neurológicas, com unidades em Vitória - ES e São Paulo, oferece um serviço de qualidade de assistência para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem com um sintoma tão debilitante como a dor crônica.
Para saber mais sobre a nossa abordagem no tratamento com ondas de choque, veja abaixo nossas informações de contato:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Posts Relacionados: